Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ASSEMBLEIA VOTA URGÊNCIA E PROFESSORES MANTÉM PROTESTO NA GOVERNADORIA

Prefeita que renunciou em Capim Grosso é dono de um hospital
17/04/2012 às 21:01
BJá
Rui Oliveira, da APLB/Sindicato: "Se querem assim nós vamos radicalizar movimento"
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. A Assembleia Legislativa vota o regime de urgência para o PL que visa conceder o reajuste de 22% dos professores, conforme determinação do piso nacional do MEC, mas, de forma parcela, o que não é aceito pelas lideranças sindicais da categoria dos professores. O professor Rui Oliveira, da APLB/Sindicato, disse ao BJÁ que as manifestações de quarta-feira, 18, em frente à governadoria está mantida.

  2. Rui disse que se o governo pensa em atuar de forma a pressionar a categoria dessa forma, na base do rolo compressor, sem qualquer diálogo, o movimento grevista tende a se radicalizar. Falou-se, também, sobre um provável corte do ponto dos trabalhadores na educação e o líder sindical destacou que há jurisprudência firmada no STF contra esse tipo de ação coercitiva dos governos.

  3. As discussões na Assembleia giraram em torno deste tema e foram raros os deputados da situação que defenderam o governo.  O vice-líder da oposição, deputado Bruno Reis (PRP) culpou, em discurso no plenário, o governador Jaques Wagner pela greve dos professores.

  4. O parlamentar comparou o reajuste concedido pela prefeitura de Salvador e o oferecido pelo governo aos docentes, que ocuparam as dependências do Legislativo para cobrar o cumprimento do acordo firmado em 2011 de reajuste de 22,22%, equiparando os vencimentos na Bahia ao piso nacional.
 
  5. "A prefeitura de Salvador, que está em situação financeira complicada, concedeu ao professor um aumento que variou de 22,22% a 54%. Tem profissional de ensino na capital que vai ganhar até R$9,5 mil. Por que o governo não pode fazer o mesmo? Por que o governo não cumpre o acordo assinado em novembro do ano passado com os docentes? A resposta é: por falta de vontade política".

  6. O líder da Maioria, deputado Zé Neto (PT), disse no plenário que ao governo não falta diálogo, porém, o papel do gestor é trabalhar dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal e, na atualidade, o governo não tem como pagar o reajuste de forma integral, logo agora, e tem que ser parcelado. O deputado Álvaro Gomes (PCdoB) defendeu a greve como direito do trabalhador, mas, também apelou ao bom senso e ao diálogo.
                                                                    ** 
  7. A prefeita de Capim Grosso que acaba de renunciar ao mandato, alegando falta de condições para administrar o município, é considerada uma privilegiada, pois, juntamente com   o marido , possui um hospital de atendimento regional,  há mais de 20 anos, utilizando recursos do SUS.


  8. Foi às urnas em 2008, porque o marido ficou inelegível,  já que exerceu o cargo por três vezes sempre utilizando o atendimento médico gratuito. Imagine os prefeitos que não possuem uma estrutura semelhante  o que estão passando....


  9. Um dado da falta de logística na Bahia: as empresas que estão perfurando poços na costa baiana estão mandando navios buscar combustíveis  no Rio de Janeiro, porque chegam mais rápido do que tentar por aqui.


  10. Segundo o deputado Paulo Azi, líder da oposição, a propaganda do governo do estado é tão poderosa que jogou a opinião pública contra a PM e está fazendo o mesmo com os professores.

  11.  Segundo fontes do BJÁ na SEFAZ, a tentativa de blindagem do novo titular da pasta já começou imediatamente, após o anúncio da nomeação que pegou de surpresa o staff do Sindsefaz, encastelado nos principais cargos da SEFAZ
   12. Criar a sensação de que esta tudo bem e que os ocupantes dos principais cargos são irremovíveis faz parte da estratégia. A operação foi sutilmente plantada em reportagem de A TARDE, onde sindicalistas não identificados, deliberadamente (Sindsefaz falando em off), falavam nas entrelinhas que a nova gestão iria bem caso mantivesse o staff.

   13. Sabe-se que, a bem da arrecadação, serem necessárias mudanças estruturantes  que vão desde aos conceitos empregados e inovadora gestão da área tributária que nos últimos anos pontuou negativamente no desempenho Brasil.


   14. Com o anúncio da queda dos juros bancários dos bancos oficiais para concessão de crédito, as pessoas estão correndo para estas instituições no afã de que seja o substituto do banco privado com quem tem divida e não acompanhou a baixa, através de operação de compra de financiamento ou empréstimo, para, assim, pagar menos encargos.
   15. Ocorre que o Bradesco, em vez de se alinhar a tendência, optou pela penalização de quem faz a opção de mudança e está incidindo sobre o saldo devedor dos empréstimos, uma taxa de cerca de 1,7 %, argumentando que trata-se de ressarcimento de despesas administrativas, esquecendo que para o mesmo valor e prazo cobra 2,61 % de juros mensais contra 1,64 % da CEF .


  16. Para tal, argumenta que se baseia na Resolução nº 3516 do BACEN, de 06 de dezembro de 2007, cujo link é http://www.bcb.gov.br/pre/normativos/res/2007/pdf/res_3516.pdf

Essa era a que faltava para mensurar a ganância de determinados bancos..


  17. O deputado capitão Tadeu (PSB) ao se dirigir aos professores em greve que ocuparam a galeria da Assembleia disse o seguinte: "Muito bem. Vocês aprenderam a fazer greve com o PT. Estão de parabéns".

  18. Teve jornalista que experimentou o lorotil "remédio" da Bahiafarma distribuido pelo deputado Sandro Régis. Achou água com açúcar.

  19. O diretor americano Woody Allen acaba de finalizar o seu novo filme com título original de "To Roma with Love", no qual revive várias cenas fellinianas, principalmente na Fontana de Trevi, Coliseu e Via Veneto, com avant premiere será no próximo dia 21, na capital italiana.


  20. Nos últimos tempos, Woody, apesar da sua paixão, deixou New York de lado e correu mundo filmando em belas urbis europeias, como Londres, Barcelona, Paris e agora Roma.


  21. Espera-se que algum dia o poder público ou mecenas brasileiro traga-o para filmar por aqui, já que três metrópoles nossas tem atrativos para merecer tal homenagem, como Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.


  22. Rua das Gaivotas, no Caminho das Árvores, está entrando no folclore de Salvador por sua poluição sonora.

  23. Sêo Barriga anda sumido da coluna porque sua pressão chegou a 22. O camarada parou até de fumar.

  24. O Extremo-Sul do futuro será o Banzaê do presente com os pataxós produzindo nas terras.

  25. Por falar em business arte internacional, a cantora Madonna vem, em dezembro, mais uma vez ao Brasil para apresentações no eixo Rio/Sampa e Porto Alegre, ficando, como sempre, a tão decantada musicalmente Salvador a ver navios.


  26.Em compensação, rufam os tambores e as alvíssaras locais porque foi realizado, em Minas Gerais, um tal de Axé Brasil Uai, com a turminha baiana de sempre.

Como dizia o saudoso colunista social Silvio Lamenha: Preferências quem há de discutir..


   27. No final de semana que se comemorou o centenário do naufrágio do transatlântico Titanic, foi inaugurado um restaurante temático, com cozinha italiana, homônimo do navio, no shopping de gastronomia Mar Esmeralda, em Itapuã, de frente para a praia da Sereia.


   28. Walter Pinheiro teria dado um tiro no pé de Agnelo ao insistir na CPI de Carlinhos Cachoeira.

   29. O general Gonçalves Dias, aquele que chorou na greve da PM, vai receber a medalha Thomé de Souza, na Câmara de Salvador.

  30. Os empresários imobiliários estão torcendo que a greve dos trabalhadores na construção civil pesada avance para açambarcar os da construção em geral, abrindo uma brecha para postergarem a entrega dos seus empreendimentos e transferirem o "dia D" da geração de cédulas ou devolução dos imóveis.


  31. As obras complementares da cansada de guerra Passarela de Pituaçu, com três anos de construção, comeram o talude da Estação Abaixadora da Coelba, ficando com inclinação de quase 90º, coisa arriscada para estabilidade do terreno.


   32. Não seria mais recomendável a transferência da Estação para o outro lado da confluência das avenidas Pinto de Aguiar e Paralela, onde ainda existe um terreno vago que a comporta.


   33. Estão falando nos corredores da Assembleia que, Arnando Lessa, candidato a vereador na capital precisa desencar do Palácio LEM.


   34. Os empresários do agronegócios a base de irrigação estão com as mãos na cabeça, pois o Governo do Estado está ultimando os estudos para suspender as outorgas d'agua nas bacias hidrográficas onde compromete o abastecimento humano, como as dos rios Paraguaçu, Contas, Itapicuru, Jacuipe da Chapada, Verde e Jacaré.


   35. Trabalha-se com a previsão de chuvas para recuperação dos recursos hídricos somente a partir de outubro vindouro, portanto quase seis meses de escassez de água.


   36. Executiva do PSDB decide na sexta se apoia a candidatura de ACM Neto a prefeito, a qual será lançada na segunda-feira, 23. Se não decidir pelo apoio Neto não muda de idéia.

  37. O deputado Carlos Brasileiro (PT) estreou na tribuna da Assembleia. Fraquinho o discurso.

  38. Marcos Prisco circulou bastante na Assembleia no apoio a greve dos professores.