Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BAHIA TEME INDENIZAÇÕES TERRAS INVADIDAS PELOS INDIOS NO EXTREMO SUL

Praça Cayru na Cidade Baixa está precisando de um Choque de Gestão
15/04/2012 às 19:14

Foto: BJÁ
Praça Cayru, ponto turístico invadido por vendedores, precisa de Choque de Ordem
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. A Prefeitura do Salvador necessita promover um Choque de Ordem na Praça Cayru, Cidade Baixa, um dos pontos turísticos mais visitados da capital baiana acesso ao Elevador Lacerda e onde se situa o Mercado Modelo, com passagem para terminal náutico com destino a Mar Grande. Está uma bagunça generalizada, de vendedor de caldo de cana a ambulantes de toda ordem.

  2. O turista fica assustado com o assédio assim que desce o elevador rumo ao Mercado Modelo. A sujeira é enorme, mau cheiro, detreitos por todos os cantos, parada de ônibus no local, enfim, uma anarquia total. Agora estão vendendo até requeijão, doces, marmeladas e outros produtos de fazenda.

  3. Acrescente-se a essa situação, o abandono de muitos casarões do entorno do Elevador Lacerda, alguns escorados com estruturas de ferro. A igreja de São José, necessitando de reforma. A basílica da Conceição, cercada de ruinas. Um choque de ordem pelo menos para organizar a área seria bastante salutar.
                                                                              **

   4. Os últimos acontecimentos ocorridos na área de conflito entre fazendeiros e índios pataxós, em Itajú do Colônia, com 5 invasões de fazendas, levam a conclusão de que não dá mais para protelar o julgamento, no STF, da ação de anulação dos títulos de terras, movida pela FUNAI há décadas, que se encontra com voto do relator proferido, que foi suspenso a pedido do Governo do Estado, que é o réu no processo.


  5. No final do ano passado, o processo já estava incluso na ordem do dia do pleno do STF, quando o Governo baiano, surpreendido pela noticia, interferiu pelo adiamento, sob a alegação de que precisava de tempo para distensionar o clima existente na área de conflito.


  6. Desde então, já houve manifestações dos fazendeiros em frente a Governadoria, praticamente todas as fazendas de grande porte ou produtoras de cacau foram invadidas e culminou agora com o incêndio criminoso da ultima fazenda que resistia, pela localização próximo a sede municipal.


  7. Os fazendeiros que no inicio do processo advogavam pela cessão de área suficiente para a sobrevivência dos índios e continuarem produzindo no restante da área, já estão convencidos de que não tem condições de segurança para permanecerem com as suas terras e querem que o STF mande indenizar as suas benfeitorias, que foram feitas de boa fé, pela garantia da posse da terra concedida pelo Estado.

   8. A questão é que se o STF decidir devolver as terras aos índios, como aconteceu na Raposa do Sol, o Estado terá que pagar indenizações volumosas. Daí essa situação em que se encontra o problema, nessa enorme impasse.
                                                                            **
   9. Jonas Paulo, disse que Lauro de Freitas é o primeiro município na Bahia a fechar uma aliança ampla em torno do candidato João Oliveira (PT), pré-candidato a prefeito; e Chico Franco (PCdoB), vice. 

  10. "Isso é resultado da capacidade de Moema de construir uma coalizão e juntar duas grandes lideranças". Representando o PCdoB, partido de Chico Franco, o secretário da Copa, Nei Campelo usou um jargão da área: "Para ganhar o jogo é preciso um time; em Lauro de Freitas temos uma seleção e a melhor treinadora".

  11. Caetité: Mutirão Saúde em Ação atendeu às comunidades de Ilha, Paraguai, Mata, Tabocas e adjacências. A ação levou serviços de atenção básica às pessoas que residem nessas localidades rurais de difícil acesso e ainda não possuem cobertura de Unidade de Saúde da Família.


  12. A equipe multiprofissional, composta por médicos, dentistas, enfermeiras, agentes comunitários de saúde e demais equipe técnica atendeu cerca de 200 pessoas das comunidades. Durante a ação, houve distribuição gratuita de remédios. Ainda esse mês, essas comunidades serão contempladas com uma Unidade do Programa de Saúde da Família - PSF, no Distrito de Aroeiras.

  13. Nesta segunda-feira (16), o governo do Estado da Bahia realizará, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a certificação de 264 trabalhadores nas funções de Auxiliar Administrativo, Recepcionista com Informática, Mecânico de Manutenção de Automóveis, Carpinteiro de Obras, Pedreiro Polivalente, Eletricista de Instalações Prediais, Auxiliar de Mecânico de Manutenção, Auxiliar de Operação Logística e Pizzaiolo.

  14. Também nesta segunda, 16, começam discussões dos PLs que criam a Agersa, agência reguladora de saneamento básico; e o reajuste dos professores estaduais em greve.


  15.  Comida di Buteco não é só feito de pratos bonitos e saborosos. Dentro do maior concurso gastronômico de botecos do país, existe o circuito Arte e Cultura, que é realizado em algumas cidades participantes. Em Salvador, um projeto inédito vai fazer parte deste circuito cultural.

  16. É o Arte no Boteco, que tem o objetivo de homenagear os artistas boêmios de Salvador que buscam inspiração nos botecos. A ideia é transformar o boteco em um ateliê, levando artistas baianos renomados para criar e expor suas obras de arte nos bares.

  17. A Marina Boat, loja de barcos instalada na Bahia Marina, já tem presença confirmada até o dia 18 de abril no maior evento náutico a céu aberto da América Latina, o Rio Boat Show 2012, realizado no Pier Mauá, no Rio de Janeiro.

  18. Durante os seis dias, os consultores de vendas da Marina Boat, Kleberson Rodrigues e Luiz Straatmann, apresentarão aos clientes as novidades das grifes Focker e Cranchi, marcas consagradas no setor náutico do Brasil e exterior, nos respectivos estandes das fábricas.

  19. A edição desta semana de J&Cia relata a saída de Nicolino Spina do Valor Econômico e a chegada de Alexandre Caldini Neto como diretor-presidente. Saído da Abril, o executivo deixa em seu lugar, como publisher da Unidade Negócios e Tecnologia da editora, a ex-diretora de Redação da Exame, Cláudia Vassalo, substituída pelo redator-chefe André Lahóz.

  20. Traz ainda a ampliação do jornalismo na TV Gazeta de São Paulo; a contratação de Fernando Miziara como diretor-geral da Rede Bom Dia de Comunicações; a chegada de Luiz Carlos Dutra à Diretoria Corporativa de Relações Institucionais da Votorantim; e publica uma inédita e, provavelmente, última entrevista de Ney Peixoto do Vale, criador do Prêmio Esso, falecido no último dia 1º/4, concedida a Jorge Duarte. 

  21. Em Memórias da Redação, Eduardo Ribeiro, diretor deste J&Cia, relembra sua chegada à redação da Editora Pini, após pequena contrariedade na Casa Claudia dos anos 1970.


  22. A Coordenação do Movimento Sindical do PSB-Bahia vem informar que apoia integralmente os movimentos grevistas dos professores da rede estadual de ensino e dos trabalhadores da construção civil pesada, ambos iniciados nesta semana e sem prazo para terminar.
  23. Os sindicalistas do PSB-Bahia entendem que é legítimo o pleito dos educadores organizados junto à APLB-Sindicato para que o Governo do Estado da Bahia cumpra o acordo assinado com a categoria em novembro de 2011, que estabelece a adoção do piso nacional de R$ 1.451,00 e o reajuste salarial de 22,22%, conforme determinado pelo Ministério da Educação.


  24. Consideramos, inclusive, estranha a intransigência do Governo Wagner nesta questão, já que o governador é um ex-sindicalista reconhecido pelo cumprimento de acordos vitoriosos para os trabalhadores e essa é uma prática que não condiz com sua trajetória.