Filha de fazendeiro é picada por cobra na porta de um circo na Paralela
Foto: BJÁ |
|
Catedral Basílica da Sé passa por limpeza em sua fachada principal |
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Sem "tocar bumbos" como gosta de dizer, sem vazar pra ninguém a informação hoje, divulgada oficialmente, que, Luiz Alberto Petitinga será o novo titular da Sefaz, a mais importante pasta da administração, o governador Wagner surpreendeu o meio jornalísitico, que deu todo tipo de palpite, o meio político, e até segmentos da Sefaz que gostariam da manutenção do secretário interino Carlos Alberto Batista, de agrado do Sindsefaz, sindicato que tem forte influência nesse segmento.
2. Petitinga está mais para técnico do que para político, caso de Carlos Martins, o antigo secretário, o qual veio do meio sindical e deixou a pasta para ser candidato a prefeito, em Candeias, pelo PT. O novo titular, que assume o cargo na próxima semana, vem da Desenbahia é um economista tarimbado e deverá fazer algumas alterações na máquina da Sefaz, sobretudo visando um maior incremento na arrecadação do ICMS, o mais importante imposto cobrado pelo estado.
3. A Bahia tem um modelo concentrador de riquezas - energia, petroquímica, petróleo, telecomunicações - e sofre bastante com as oscilações do mercado externo. Essa é uma justificativa real, porém, que não deve ser vista como fator impeditivo para que o ICMS, como aconteceu no ano passado, só tenha crescido 9.03%, uma das taxas menores do país.
4. Petitinga, por informes jornalísticos em declarações que já deu à imprensa local, comunha com a idéia de que a Bahia precisa ser mais competitiva, o que resulta em modernidade de sua gestão em alguns segmentos e na participação (citação nossa) da "guerra fiscal" política que é praticada por vários estados para atrair empresas e investimentos novos.
5. Diria, com todo respeito aos demais que já estiveram nessas pastas, que a Bahia, atualmente, está com um bom trio nessa linha de frente da economia: Gabrielli (Planejamento); James (Indústria, Comércio e Mineração); e Petitinga (Fazenda). Tem tudo, portanto, para dar uma arrancada.
**
6. Esse anúncio da construção de 14.715 casas pelo Programa Minha Casa Minha Vida para beneficiar 341 municipios baianos com menos de 50 mil habitantes provoca apreensão, pois a média de unidades por município ficaria em torno de 43.
7. Esse numero (43) não satisfaz nem ao menos populoso município baiano que possui em torno de 8 mil habitantes, quanto mais aos que estão próximos de 50 mil. Evidente que, em alguns casos, a implantação se tornará anti-econômica para os empreiteiros, pois as distancias entre municípios é grande, dado a dimensão da Bahia, e dificultaria a administração e o encareceria o custo dos materiais, pelo valor do frete.
8. O montante de unidades construidas nos municípios com mais de 50 mil habitantes, cerca de 35 mil, já dá a dimensão do problemão que se terá pela frente. Talvez, reduzindo o número de municípios a serem beneficiados e concentrado um maior números de habitações, fique mais viável a execução do programa.
9. Uma outra questão fundamental será a fiscalização das obras e a qualidade dos materiais utilizados. Veja que, este bom programa, em algumas cidades de maior porte, já sofre com esse problema com habitações de baixa qualidade.
10. O assunto entre os criadores de animais que participam da Expobahia, em andamento no Parque de Exposições, é o fato de um deles ter tido a filha picada por um filhote de cobra venenosa quando adentrava o Circo Tyane, instalado as margens da avenida Paralela, a qual foi salva peo rápido atendimento em clínica particular.
11. O fazendeiro diz a todo mundo que a familia frequenta a fazenda há cerca de 20 anos e nunca ocorreu um caso desse, vindo a acontecer numa cidade turística do porte de Salvador.
12. Como não se diz, não é o fim da picada, mas sim o começo...
13. Muito chulo o linguajar usado na propaganda de um modelo de veículo fabricado pela FIAT que está indo ao ar, que mistura a aplicação de um aerosol de ambiente por um casal com a alegria de ter o carro.
14. O governador Jaques Wagner inaugura, neste sábado (14), às 9h30min, em Barreiras, no Oeste, o trecho da BA-827, que dá acesso ao campus da Universidade Federal da Bahia. A área de 3,5 quilômetros da BA-827 foi recuperada e sinalizada, com investimento de R$ 989 mil.
15. Também será assinada a ordem de serviço para que o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia, Derba, inicie imediatamente os serviços de construção de uma ponte sobre o Rio de Ondas.
16. Ainda em Barreiras, será autorizada a realização de obras para recuperar trechos nas ligações da BA-455/BR-135; BA-826/BR-135; BA-447/BR-242.
17. Do município de Barreiras, o governador segue para Luís Eduardo Magalhães, onde, às 11h30min, inaugura a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Mimoso I. Foram investidos R$ 1,5 milhão na construção da unidade de saúde.
18. O piso da Praça da Sé está soltando todo. Os turistas estão dando topadas à cada momento que andam pelo local.
19. A catedral da Sé está passando por uma limpeza em sua fachada deixando a pedra mármore mais alva e limpa. O acúmulo de poeira e sujeira fez com que a fachada esteja com o tom areia escura. O trabalho é delicado e está sendo feito com uma grua e jatos de areia refinada.(Foto acima)
20. Esse trabalho, que é raríssimo, virou até uma atração turística. Os turistas fazem perguntas aos operários, filmam e tiram muitas fotos.
21. A secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, Vera Lúcia Barbosa, comentou a medida aprovada no Superior Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira (12), que permite que às mulheres a interrupção da gestação nos casos de anencefalia (feto sem cérebro).
22. Para a secretária Lúcia Barbosa, apesar de ser um tema delicado, não poderia passar despercebido aos olhos do poder público. "Esta é apenas parte do conjunto de debates sobre o aborto, que deve ser visto como uma questão de saúde pública. Independente de ideologias e posições pessoais, precisamos pensar o assunto de forma mais aprofundada", disse Barbosa, lembrando que o aborto é uma das principais causas da mortalidade materna no país.
23. "É necessário de debater e qualificar as políticas voltadas à saúde integral da mulher", completou.
24. Leitor abusado contou os buracos nas principais ruas de Itapuã: 314.
25. O PCdoB lançou Chico Franco pré-candidato a prefeito de Lauro de Freitas, mas, sem suporte, sem votos suficientes para enfrentar o candidato de Moema Gramacaho, João Oliveira (PT), decidiu encerrar a campanha Chico prefeito e passou a integrar a chapa de João como vice.
26. Nas grandes cidades ainda estão resistindo as pré-candidaturas de Alice Portugal (Salvador), Jean Fabrício (Conquista) e Wenceslau (Itabuna), e mais Juazeiro, onde o prefeito Isaac é do PCdoB e vai tentar à reeleição.
27. A Embasa deixou de patrocinar parte da Micareta de Feira de Santana. A política é como diz a música carnavalesca: tem a cor do pecado, de lado...