Governador considera que sua viagem a Suiça foi proveitosa
Foto: João Raimundo |
|
Projeto Feira Livre para pequenos empreendedores em Lauro de Freitas |
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O fechamento da unidade da Dow Química em Camaçari segundo o IAF é a conseqüência aparente de diversos problemas que conjuntamente ameaçam o parque petroquímico baiano e que merecem uma profunda reflexão e ação.
2. Segundo Sergio Furquim, Diretor de Assuntos Econômicos do IAF, há mais de três anos o IAF fala sobre o assunto tendo o Bahia Já publicado diversas matérias sobre o assunto - http://www.bahiaja.com.br/noticia.php?idNoticia=18498; http://www.bahiaja.com.br/artigos_texto.php?idArtigo=455
http://www.bahiaja.com.br/noticia.php?idNoticia=17604;
3. Pressão cambial combinada com um cenário de gargalos profundos na logística do Estado (que deve demorar ainda muitos anos para serem resolvidos) e a pressão competitiva dos novos dois pólos petroquímicos de Pernambuco e do Rio de Janeiro turbinados por excepcionais portos podem causar muitos estragos no pólo baiano.
4. Fato este inclusive pontuado em 09/08/2009 em matéria acima citada no Bahia Já que alertava: "Caso não haja uma reação do governo baiano em atrair novos investimentos e na capacidade de diversificar e reposicionar a matriz econômica, a Bahia corre o risco de ficar imprensada entre estes dois novos pólos da indústria petroquímica, com significativas perdas de arrecadação, finalizou o especialista em assuntos econômicos do IAF."
5. Isto sem falar que a Bahia continua negando a Guerra Fiscal que continua a pleno vapor principalmente em Pernambuco que de forma competente a aproveita para desenvolver;
6. A Diretoria de Assuntos Econômicos do IAF espera apenas que medidas urgentes sejam tomadas e fujam do lugar comum de apenas cortar benefícios fiscais. Que o problema seja diagnosticado com precisão evitando a perda de mais empresas.
**
7. Extremamente positiva. Assim o governador Jaques Wagner avalia a sua viagem a Zurique, na Suíça, onde se encontra desde o início desta semana, participando de uma rodada de reuniões com os dirigentes da Fifa, instância máxima do futebol mundial.
8. De acordo com o governador, a Fifa vem reconhecendo, de forma explícita, que nos últimos três a quatro meses Salvador, que será uma das cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014, avançou muito em relação às obras da Arena Fonte Nova. Nesse mês de abril, por exemplo, começa a ser instalada a cobertura do estádio.
9. Com isso, a Fonte Nova será o primeiro, dentre os estádios que irão sediar a Copa de 2014, a ter a instalação da estrutura de sua cobertura iniciada. Trata-se de um grande diferencial da capital baiana em relação às demais sedes do Mundial. "Estou muito otimista em relação à confirmação de Salvador como sede da Copa das Confederações. As dúvidas da Fifa em relação à evolução do estádio foram tiradas", garantiu o governador Wagner.
10. Nas reuniões que teve com o comando da Fifa esta semana, o governador apresentou, entre outros projetos, um vídeo em que mostra o trabalho de moradores de rua do entorno da Arena Fonte Nova integrados à obra do estádio, o que vem possibilitando a mudança de vida dessas pessoas.
11. As aulas da segunda turma do Curso Feira Livre foram iniciadas nesta terça-feira, em Areia Branca (Lauro de Freitas/BA) com boas expectativas para as 12 pessoas contempladas com a vaga.
12. A capacitação tem duração três meses e inclui lições sobre economia solidária, administração, matemática financeira, entre outros, com objetivo de habilitá-los para o desenvolvimento de seus negócios.
13. O público alvo é formado por pequenos produtores (foto) que desejam se especializar, pessoas inscritas no Cadastro Único do município e beneficiários do Bolsa Família.
14. O Escritório Municipal da Copa do Mundo da FIFA (ECOPA) marcou presença no evento promovido pelo Esporte Clube Ypiranga, em que foram apresentados os novos projetos e lançada a camisa do time para este ano, realizado na manhã desta terça-feira (03), na loja da Perini, no bairro da Graça.
15. A reestruturação do amarelo e preto é um resgate da história do futebol baiano, visto que o clube é um dos mais tradicionais, com mais de cem anos de criação, datada em 1906. No momento em que Salvador se prepara para a Copa do Mundo, o resgate do Mais Querido contribui para o envolvimento da população soteropolitana no clima de emoção e alegria que é inerente ao futebol.
16. Para o presidente do Ypiranga, ex-goleiro do Bahia e Vitória e atual coordenador de Esportes do ECOPA, Emerson Ferretti, relacionar as duas atividades é de grande importância.