Prefeito JH avança com seu candidato JH fazendo política profissional
Foto: BJÁ |
|
Oposições brincam de fazer político e o prefeito JH respira e lança Leão, com firmeza |
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. As oposição (DEM,PSDB, PMDB, PPS) chegam ao "abril das chuvas mil" sem consenso em relação ao candidato de unidade às eleições municipais de Salvador, em outubro. E, salvo melhor juizo, não há sinais de que esse impasse seja solucionado, uma vez que o deputado ACM Neto, DEM, tem dido a interlocutores de que não abre mão de sua candidatura, o PSDB lançou o ex-prefeito Antonio Imbassahy, e Mário Kértész, o qual havia desistido antes do Carnaval retornou ao taboleiro do xadrez como pré-candidato do PMDB.
2. Faltam 88 dias para as convenções partidárias quando os nomes são oficializados. Nem dá para arriscar um palpite do que poderá acontecer. Na hipótese extrema, digamos assim, cada qual terá seu próprio candidato e as alianças ficarão para o segundo turno. Esse, pelo menos, é o cenário que se vislumbra na atualidade, inclusive os três candidatos já sondando (ou formatando) equipes de marketing político para prováveis campanhas.
3. Na outra banda das oposições, digamos ao prefeito João Henrique, o PT de Nelson Pelegrino saiu na frente no lançamento do seu pré-candidato, mas, até agora, só conseguiu apoios de partidos nanicos e o PCdoB, com a deputada Alice Portugal; o PSB com deputado capitão Tadeu; e o o PRB com o deputado Márcio Marinho dão sinais de que vão encarar o primeiro turno com candidaturas próprias. Há dúvidas em relação ao PDT e a provável candidatura do deputado Marcos Medrado.
4. Quanto ao PTB do vice-prefeito Edvaldo Brito, também já lançado pré-candidato, ouvi de uma liderança de bairro na semana passada que, se este partido não conseguir alianças, há uma tendência de Edvaldo Brito sair candidato a vereador. Essa, talvez, seja a novidade deste comentário. E, a julgar pela reaproximação do vice com o prefeito JH, ninguém deve ficar surpreso se o PTB se aliar ao PP, que é da base Dilma/Wagner, e apoiar a candidatura João Leão.
5. Nesse cenário, como sempre, quem está tirando de letra o encaminhamento do processo sucessório é o prefeito João Henrique. Ao lançar Leão, do seu partido, o PP fica desobrigado a emprestar o seu apoio a quaisquer candidatos de outros partidos, em primeiro turno, reservando-se essa decisão ao segundo turno. A política é sempre surpreendente e se as oposições continuarem batendo cabeça, não se duvide de Leão no segundo turno.
6. Em 2008, JH era tido fora do páreo do segundo turno durante a pré-campanha e até em parte da campanha propriamente dita. Não só chegou ao segundo turno como venceu às eleições. Por enquanto, as oposições, embolando tudo contra o prefeito DEM,PSDB,PMDB,PT, PCdoB, PSB, PRB, PDT, brincam de fazer política. E JH respira, se organiza e tem carisma. Quem foi a inauguração do ginásio de esportes em Periperi, na última quinta-feira, viu isso.
7. Daí que, "abril de chuvas mil" é apenas uma alerta. A "hora do planeta" está chegando e estaria havendo um apagão geral nas oposições.
**
8. O incontrolável aumento da frota de veículos e os preços desvantajosos do álcool hidratado provocam uma disparada no consumo da gasolina, desde 2011, o que tem obrigado o Brasil (via Petrobras) ampliar as importações de combustíveis e sua dependência do mercado externo.
9. A estimativa da Petrobras é que se chegue a importação de 80 mil barris diários, em 2012, o que representa crescimento de 33% em relação aos 60 mil barris diários importados ano passado. E mais: as refinarias da Petrobras estão operando a plena capacidade sem conseguir aumentar significativamente a produção de gasolina.
10. Daí que, ao que tudo indica, como a Petrobras está tendo prejuizos enormes porque compra o produto no exterior a um preço e vende no mercado brasileiro a um preço inferior, haverá um inevitável aumento nos preços dos combustíveis, especialmente da gasolina. A estimativa é de que, somente no ano passado, a Petrobras amargou uma redução da receita da ordem US$6.9 bilhões.
11. É um dilema. Se os preços dos combustíveis aumentarem a inflação também sobe e o governo sofre com isso, e a presidente perde popularidade. Ademais, estamos em ano eleitoral e qualquer movimento mais indigesto no bolso do contribuinte gera insatisfações. E, se não houve reajustes os prejuizos da receita da Petrobras devem aumentar, em 2012.
**
12. Políticas Sociais e Garantias de Direitos foram temas da segunda oficina para discussão do plano de governo da pré-candidatura de Nelson Pelegrino, realizada nesta sábado (31) pelo diretório municipal do partido em Salvador.
13. O deputado estadual Marcelino Galo (PT) cumpriu agenda participando da atividade com militantes partidários e representantes de entidades de classe e organizações populares.
14. ACM Neto é da banda do DEM que deseja a expulsão do senador Demostenes Torres, de imediato.
15. Curioso em A Tarde, hoje: o arcebispo dom Murilo Kriger e o colunista João Ubaldo Ribeiro comentaram sobre o jumentinho de Jesus, cada qual com sua visão. Legal!
16. O ex-presidente Lula a mil por hora candidatíssimo em 2014. Vai viajar para os estados onde estão ocorrendo conflitos no PT nas eleições municipais, caso de Recife, por exemplo. Salvador estaria em paz.
17. A filha de Carlos Prestes, Anita, não gostou da inserção do nome do seu pai no programa nacional do PCdoB. Acha que esse atual PCdoB não honra a Pátria.
18. Mais de 6,6 mil aposentados da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia são convocados a comparecer para a segunda etapa do recadastramento na Previdência Estadual, que começa nesta segunda-feira (2).
19. A atualização de dados junto ao órgão, que tem o objetivo de evitar a suspensão do benefício e preservar a segurança do aposentado, pode ser feita em uma das 37 unidades descentralizadas de atendimento previdenciário, até o final de abril. O recadastramento é coordenado pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb).
20. Para efetivar o recadastramento, os inativos devem estar munidos dos seguintes documentos originais ou cópia autenticada: carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço (emitido há até três meses) e último contracheque (que não pode ser utilizado como comprovante de residência).
21. O recadastramento também pode ser realizado com hora marcada e o agendamento pode ser feito para as unidades do Brotascenter (3116-5437/5440) e do Shopping Paralela (0800 071 5353). Mais informações estão disponíveis no Portal do Servidor (http://www.portaldoservidor.ba.gov.br/).