Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

500 ANOS DE CATARINA PARAGUAÇU E OS SEGREDOS DO MOSTEIRO DE SÃO BENTO

Veja trajetória do SAC móvel em várias cidades do interior da Bahia
31/03/2012 às 20:00
MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Os 500 anos de nascimento de Catarina Paraguaçu, a mãe do Brasil, foram comemorados neste sábado com uma missa na Igreja da Graça, em Salvador. A data foi lançada pelos historiadores do Centro de Cultura da Casa da Torre por estimativa. O que se tem de documentação primária é a data de batismo da tupinambá em Saint Malo, na França, quando foi levada pelo navegador Jaques Cartier, descobridor do Canadá francês, para se casar com Diogo Álvares, o Carmuru, 30 dezembro de 1528.

  2. Como era jovem naquela época, estima-se com 16 anos de idade, teria, portanto, nascido em 1512. É uma data imprecisa, pois, sendo Catarina, no original a tupinambá Quayadin, os nativos não tinham registros oficiais de nascimentos de seus filhos e não seguiam muito menos o calendário romano. O Mosteiro de São Bento que é o guardião de Catarina e seus bens, inclusive herdeiro da sesmaria da Graça e adjacências, admitiu a data e comemorou.

  3. Mas, há uma novidade importante para a história do Brasil nesse processo: o arquiabade dom Emanuel D'Able do Amaral, do Mosteiro de São Bento, o mais velho da América Portuguesa, datado de 1582, vai abrir livros de tombo da época da morte de Catarina, 1589. Inclusive o documento que ela passa a sesmaria para a Ordem de São Bento e outros.

  4. Como os monges registravam tudo e Catarina viveu 7 anos entre a chegada dos beneditinos (1582) até sua morte (1589), já adulta, velha para os padrões atuais, já estava aculturada e sabia ler e escrever, é provável -admite o arquiabade - que pode ter registros importantes para a história. Evidente que não vai mudar a história do Brasil em sua essência, até porque os descendentes da familia Catarina/Diogo estão bem documentados e estudados.

  5. Mas, a história é sempre surpreende e pode ter novidades. Uma delas, por exemplo, pode decifrar o enigma do porque de Catarina ter abraçado a Ordem Beneditina em detrimento da Ordem Jesuítica. Diogo Álvares, o Caramuru, era vinculado aos jesuitas e morreu em 1557 sem conhecer os beneditinos, os quais só chegaram a Salvador em 1582. Quando de sua morte já existia o Colégio dos Jesuitas e igreja, na área da atual trecho da Praça da Sé e Catedral Basílica, onde está sepultado.

  6. A tendência, portanto, já que Catarina era casado com Caramuru desde 1528 e este abandonou o comcombinato, uma das invocações que o católico Jaques Cartier o fez, era de que, Catarina, seguisse os jesuitas após a morte do marido. A ermida da Graça data de 1530. É um templo mariano, dedicada a Maria, mãe de Jesus, e a invocação à fé mariana se deu quando Catarina teve uma visão da santa depois que voltou da Europa, em 1529.

   7. O que teria levado, portanto, Catarina a se aproximar dos beneditinos e doar a sesmaria a esta Ordem? São sete anos de história (1582/1589) que o Mosteiro de São Bento vai revelar. Uma comissão de estudiosos do Centro de Cultura da Casa da Torre e do Mosteiro já está debruçada sobre os textos. O arquiabade ainda não adianta o que tem por lá. Mas, que vem novidades, isso ninguém tenha dúvidas.
                                                                          ** 
  8. Domingo é 1º de abril. Mentiras mil. Combina com Brasil.

  9. Até a UFBA dá calote em pequena construtora. Santo pai. Não se faz instituições como antigamente.

  10. As duas unidades itinerantes do SAC Móvel vão visitar 21 cidades baianas durante o mês de abril. Os postos móveis oferecem os principais serviços da rede. Como em todas as unidades fixas do SAC, a emissão da Carteira de Identidade é campeã de solicitações.
 
  11. Mas, também é possível obter Certidão Negativa de Antecedentes Criminais e primeira via de CPF. O SAC Móvel também estará apto a realizar o recadastramento de pensionistas do Estado e prestar atendimento da Ouvidoria Geral do Estado.

  12. Em Tucano, permanece até domingo (1º). Depois, o caminhão segue pelos municípios de Antas (3 e 4), Quijingue (6 e 7), Ribeira do Amparo (9 e 10),  Cipó (12 e 13), Adustina (15 a 17), Sítio do Quinto (19 e 20), Paripiranga (22 e 23), Glória (25 e 26) e Fátima (28 e 29).


  13. A carreta da Rota 2 inicia o atendimento em Castro Alves no sábado (31), ficando no município até domingo (1º). O roteiro segue por Santa Teresinha (2), São Felipe (4 e 5), Vera Cruz (7 e 8), Itaparica (10 e 11), Salinas das Margaridas (13 e 14), Jaguaripe (16 e 17), Maraú (19 e 20), Pau Brasil (22 e 23), Nova Ibiá (25 e 26) e Nazaré (28 a 30).

  14. Como perguntar não ofende os censores da Lei Antibaixaria vão censurar Geni, no show de Chico Buarque, em Salvador?

  15. O senador Demóstenes Torres, DEM, se tiver um pouco de simancômetro, renuncia o mandato já.

  16.   Amigos e familiares programam para o próximo dia 9 de abril homenagens a José Haroldo Castro Vieira, para comemorar a data - 6 de abril - em que completaria 85 anos.

  17. Entre as deferências estão a celebração de missas em Ilhéus, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, Cidade Nova às 19 horas; em Itabuna, na Catedral de São José, às 18 horas;em Salvador, na Igreja da Vitória, às 19 horas. Também serão celebradas missas em Linhares (ES), Manaus (AM), Belém (PA), eoutras cidades que sediam unidades da Ceplac.

  18. Com o objetivo de disseminar a necessidade de se combater a violência contra a mulher, a Vara da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Feira de Santana promoveu neste sábado (31) a I Feira da Mulher no campo da Associação Dínamo, no bairro Muchila.


  19. A primeira dama feirense e deputada estadual Graça Pimenta (PR) participou do evento durante a manhã acompanhada do prefeito Tarcízio Pimenta.


  20. 80 posseiros das comunidades rurais das regiões de Praia, Aparecida do Oeste, Malhadinha, Pombas, Jatobá, Brejo Verde do Município de Correntina prenderam 13 supostos "pistoleiros" que atuam como segurança das empresas que grilaram mais de cinqüenta mil hectares de terras na região de Lodo, Morrinho e Gado Bravo.
 
  21. De acordo com informações dos trabalhadores rurais, as terras foram ocupadas ilegalmente pelas empresas CFM e MOBIM.

  22. O Prefeito Municipal de Correntina, Nilson José Rodrigues (Maguila) preocupado com a situação acompanhou o caso durante todo o dia, e solicitou o apoio da Polícia Militar (Cerrado), do Ministério Público, do deputado estadual Álvaro Gomes e do deputado federal Daniel Almeida para ajudar a solucionar o impasse.