Bispo de Jequié vai receber título de cidadão baiano indicação do dep Euclides Fernandes
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O mês de março chega ao seu final com a expectativa de que, o interior do estado vai continuar liderando a geração de empregos na Bahia, invertendo uma tendência do predomínio da Região Metropolitana de Salvador (RMS), que já se registrou no início deste 2012. Com sinais de retração na indústria e na construção civil, o agronegócio e outras oportunidades no interior são a bola da vez e o mapa da mina.
2. Como foi registrado por esse BJÁ, o interior baiano obteve, em fevereiro passado, melhor desempenho no mercado de trabalho do que a RMS. Enquanto o Estado perdeu 1.619 vagas de pessoas com carteira assinada, o interior praticamente ficou com o mesmo contingente de empregados, ganhando mais 42 lugares.
3. Desta forma, a RMS teve reduzido o seu contingente empregado em 1.661, principalmente em Camaçari (- 481), Mata de São João (- 266), Dias D'Ávila (-265), Salvador (- 236), e Simões Filho (- 212).
4. Já o interior mesmo ganhando novos empregos no geral, especialmente em Feira de Santana e Conquista, contabilizou baixas significativas em Itapetinga (- 578), decorrentes da dispensas da Azaleia Calçados; Porto Seguro(- 558) pelo término da alta estação de turismo; e Juazeiro (- 238), em virtude da crise na fruticultura.
5. Na maioria esmagadora dos municipios, o nivel de empregos foi mantido ou obteve ganhos para compensar aperda dos citados.
6. Estranha-se que orgãos tecnicos do Estado da Bahia que fazem as pesquisas mensais não abordam em suas análises esse fenômeno de interiorização do emprego formal e só se preocupam com o quadro da RMS, que mais uma vez teve o índice de desemprego aumentado em 0,8%, alcançando a taxa de 15,8%.
7. No momento, a grande preocupação no interior do estado, em extensas áreas, é a prolongada estiagem, o que deverá resultar em perdas de empregos formais (informais são ilimitados).
**
8. O BJÁ foi fazer uma doação de livros a biblioteca popular do castelinho, em Periperi, e quando chegou aquele bairro, o casarão estava fechado. Por informações de moradores do local, o bibliotecário que fazia esse trrabalho social gratuitamente mantendo uma biblioteca no bairro aberta ao público teria tido um AVC e o projeto se encerrou.
9. Quem souber informações adicionais fineza enviar a este site.
10. A Empresa Baiana de Águas e Saneamento - Embasa reforça as comemorações do Dia Mundial da Água, ocorrido no último dia 22, para divulgar o vídeo produzido pela RX30 Produtora em campanha da agência Única. O vídeo de 60 segundos apresenta o tema "O futuro é a gente que faz" e busca promover a conscientização para o uso racional deste recurso natural, com a participação da sociedade.
11. O vídeo foi dirigido por Maila Louback e gravado em dois dias com os funcionários da empresa cantando o tema da campanha em diversas locações e dentro da própria Embasa.
12. O b
ispo Dom Cristiano Jakob Krapf - da Cidade de Jequié, vai receber o título de Cidadão Baiano proposto pelo deputado Euclides Fernandes (PDT), sessão especial a realizar-se no dia 26 de abril de 2012, quinta-feira, às 15h, no Plenário do Palácio Deputado Luis Eduardo Magalhães.
13. As matrículas para a quinta etapa do programa Todos pela Alfabetização (Topa) seguem até sexta-feira (30/03). Os interessados em aprender a ler e a escrever devem procurar a Secretaria da Educação do seu município ou a Diretoria Regional de Educação (Direc) da sua região. As aulas estão previstas para começar em abril.
14. O Topa, nesta quinta etapa, está presente em 366 municípios, por meio da parceria de 246 prefeituras e 575 entidades dos movimentos social e sindical. A meta, agora, é matricular mais 300 mil pessoas.
15. A localização estratégica de Juazeiro é um dos principais motivos para o município ser escolhido para a instalação da Plataforma Logística do São Francisco, um dos projetos estruturantes do Governo da Bahia e elemento central da operacionalização do Sistema Logístico Juazeiro-Petrolina.
16. A modelagem da Parceria Público Privada (PPP) ainda passa por ajustes, mas a expectativa é que neste ano seja lançado o edital que concederá por 21 anos a operação do empreendimento.
17. A bagunça no trânsito está voltando com força total em frente a Feira de São Joaquim.
18. Como perguntar não ofende, vão censuar as músicas e a dança angolana "kuduro"?
19. O deputado estadual Adolfo Viana (PSDB), presidente da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos, encaminhou indicação ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, solicitando alocação de recursos orçamentários e financeiros com o objetivo de combater a seca que acomete 126 Municípios baianos, parte deles sem chover há mais de um ano.
20. No documento, o parlamentar ressalta a situação da população de cidades como Juazeiro, Casa Nova, Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé e Sobradinho castigadas pela seca.
21. Hic! assaltaram a agência do Banco do Brasil de Ibitiara, terra de Gildásio Xavier.
22. Com o objetivo de mobilizar hóspedes e clientes em prol da Hora do Planeta, os restaurantes Vila Gourmet, localizados na Pousada Sobrado da Vila e no Hotel Via dos Corais, em Praia do Forte, irão apagar as luzes, deixando apenas velas acesas durante parte do jantar do 31 de março (sábado).
23. O ato simbólico acontecerá das 20h30 às 21h30, hora acordada pela rede World Wildlife Found (WWF) - coordenadora global do movimento -, para que as luzes de diversos lugares do mundo sejam apagadas.
24. Em discurso nesta quinta-feira (29/03), no plenário da Assembleia Legislativa, a deputada Luiza Maia (PT) destacou a luta dos prefeitos baianos contra a seca que atinge diversas cidades do interior.
25. Capitaneados pelo presidente da UPB, Luiz Caetano, cerca de 150 gestores vão a Brasília (DF), na próxima terça-feira (04/04), buscar alternativas para resolver a situação dos municípios que administram.
26. Governo diz que vai tornar a lei seca mais rígida. Bobagem. Basta colocar em prática a lei seca que existe.
27. O Rasta do Pelô me pediu um dinheiro hoje pra comprar um ovo de Páscoa para a sua patroa. Se assunta que não sou irmã Dulce. Alega que nessa época da pré-quaresma deu baixa na contratação de tamborinistas.