Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

O LADO BAIANO DE CHICO ANYSIO COM DOIS PERSONAGENS QUE MARCARAM ÉPOCA

Chico foi muito criticado na Bahia pelos esterótipos que usava sobre preguiça baiana
24/03/2012 às 21:00
Foto: DIV
Chico (Caetano) Anysio e Arnaud Rodrigues em Baianos e os novos Caetanos
  MIUINHAS GLOBAIS:

  1.  Chico Anysio criou mais de 200 personagens e numa carreira tão longa, 56 anos de palco, rádio, tv e cinema a Bahia não poderia ficar de fora, justo a terra mais folclórica do país. Com "Painho", personagem que teria "incorporado" do pai de santo Bel de Oxum após encontro casual na Rádio Cruzeiro; e com os musicais Baianos e os Novos Caetanos, Chico satirizou o modo de vida da baiana e de um movimento cultural importante no país, a Tropicália.

  2. Diria até que Chico, para algumas cabeças não sei se necessariamente pensantes da Bahia, chegou a ser criticado e muito com as interpretações de "Painho", entendendo-se que fazia apologia a preguiça baiana, tão arraigada na cultura do Recôncavo, em especial, que foi objeto até de estudos de tese acadêmica. "Painho", em sentido pleno, revelava esse sentimento preguiçoso sobretudo quando aparecia numa rede a se balançar "Aff! eu tô morta". Ou outro bordão que ficou bastante conhecido e repetido "Eu sou doido por essa neguinha".

  3. Muita gente obá e babaô do povo-de-santo torceu o nariz sem entender que o humor tanto comporta sátira ao candomblé; quanto a igreja católica (ou outro qualquer segmento da sociedade), por sinal, em tela, na atualidade, um filme sobre "habemus papa". Mas não foi só Chico que sofreu esse tipo de críticas intramuros, de gente miúda em idéias: o cancioneiro Dorival Caymmmi também, aquele que se dizia personagem mor da preguiça, e que se mandou da Bahia para ficar nas Gerais durante a velhice.

  4. Chico, humorista perfeito nunca deu trela a essas criticas. Muito antes dos Mamonas Assassinos produziu um "bolachão" que está nas raizes da boa música brasileira assim como os discos Tropicália, do satirizado Caetano demais amigos, ou Clube Da Esquina, com os rocks rurais de Minas Gerais.

  5. "Baiano e os Novos Caetanos" era o nome de um trio musical e humorístico composto pelos humoristas Chico Anysio, Arnaud Rodrigues e Renato Piau satirizando no título o conjunto Novos Baianos e o cantor Caetano Veloso.

   6. Nascida nos anos 1970 como uma sátira ao tropicalismo, a dupla formada por Baiano e Paulinho Boca de Profeta (personagens de Chico Anísio e Arnauld Rodrigues, respectivamente, no humorístico "Chico City") trazia em suas canções letras divertidas e engajadas e um instrumental de primeira, com belos arranjos de violões, sanfonas e cavaquinhos, entre outros.


   7. Clássicos como "Vô Batê Pá Tu", que fala das delações na ditadura, e "Urubu Tá com Raiva do Boi", uma crítica à situação econômica do país e ao "milagre econômico brasileiro", e a bela "Folia de Reis", fizeram de Baiano & Os Novos Caetanos um nome significativo no universo do samba-rock e da música rural.


   8. A Bahia, no entanto, continua calada em homenagens a Chico Anysio.
                                                                      **
   9. Parece que as pessoas fazem questão de não aprenderem com as experiências vividas. É o caso do ex-ministro e deputado Mario Negromonte que recentemente trouxe o senador Crivela, Ministro da Pesca, já que o seu partido controla a área correspondente no âmbito do governo estadual.
   10. Pois o deputado, em vez de reivindicar a elaboração de um plano de exploração da pesca para a Bahia, já que o somente o litoral marítimo ultrapassa 1.000 kms de extensão e não 700 como informou, sem contar com as águas interiores, notadamente o Velho Chico, não teve cerimônia e pediu a construção de um terminal pesqueiro para Alcobaça e Glória, que são seus redutos eleitorais.


   11. Inclusive um instituto francês de pesquisa de piscosidade foi contratado pelo governo do estadual para fazer, há pouco tempo, um levantamento de todo litoral baiano, o qual, pelo visto, não serve para subsidiar qualquer investimento no segmento.


   12. Causa estranheza o que ocorre num conjunto do Programa Minha Casa Minha Vida construído recentemente na Linha Verde, nas proximidades do acesso para Imbassai, com a quantidade de carros de luxo dos novos moradores, que são efetivamente veranistas.


   13. Enquanto isso, a população local carente continua nos seus casebres, tendo como miragem a possibilidade de um dia poder habitar um imóvel daqueles.


   14. Por falar neste Programa, está sendo construído um conjunto de 1.500 imóveis na Estrada da CETREL próximo a Barra do Jacuipe, o que se espera não venha a servir, também, de casa de veraneio, detrimento da população local necessitada de moradia digna.


   15. Aliás, a atuação do setor habitacional de baixa renda da CEF juntamente com a CONDER tem deixado os empreiteiros arrancando cabelos, pela demora de liberação dos recursos, tendo casos de conjuntos habitacionas já ocupados há mais de 3 meses sem que tenham sido pagos.


   16. O audacioso assalto à casa do secretário Cesar Lisboa, no condomínio fechado Pedra do Sal, veio escancarar de vez a situação de insegurança vivida pelos moradores de Itapuã e adjacências, tantas vezes relatada  por esse BJÁ.


   17. Para mostrar algum serviço, a PM tem feito blitzes na vias principais, provocando congestionamentos enormes, quando sabe-se muito bem  que os bandidos transitam por locais menos usados


   18. É muita equivocada a mensagem colocada pela indústria petroquimica DETEN no seu balanço contábil anual, publicado com grande destaque, dizendo que tem "solução para o ambiente inteiro", já que produz a matéria prima utilizada na fabricação de detergentes.

  
   19. Os produtos químicos não degradáveis são, na verdade,  o grande vilão da poluição do meio ambiente, pelo que a humanidade almejaria não precisar deles para limpeza, voltando aos velhos tempos de uso de bucha vegetal e outros soluções não poluentes.


   20. A  representação da AGU em Salvador parece que desistiu de construir a sede própria, pois depois de perder cerca de R$ 8 milhões em dotações seguidas nos últimos OGUs, não aparece qualquer menção no orçamento deste ano, continuando a pagar um aluguel significativo pela antiga sede do jornal Correio da Bahia


  21. As secretarias municipais de Planejamento, Tecnologia e Gestão (Seplag) e Saúde (SMS) convocam, a partir de hoje (23), mais 32 candidatos aprovados em processo seletivo do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), para desempenhar funções no âmbito do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Samu.
 
  22. O aviso de convocação foi publicado no Diário Oficial do Município e pode ser acessado na página de concursos da Prefeitura de Salvador, disponível no site da Seplag (http://www.gestaopublica.salvador.ba.gov.br/), e também no Portal do Servidor (http://www.servidor.salvador.ba.gov.br)/.

   23. (Valor, 23) Governo quer criar o "IPTU da água". A Secretaria do Patrimônio da União (SPU) vai encaminhar ao Congresso um projeto de lei para taxar o uso privado do espelho d'água, a faixa distante até 12 milhas (22 quilômetros) do litoral, considerada área da União.

   24. Se a medida emplacar, terão de pagar o "IPTU da água" terminais portuários, plataformas, estaleiros e marinas.

   25. China, Alemanha e França, três das cinco maiores economias do mundo, apresentaram preocupante contração no resultado de suas indústrias no mês de março e derrubaram as Bolsas.

  26. De acordo com resultados do PMI (Índice Gerente de Compras), taxa em que valores abaixo de 50 mostram contração, os três países apresentaram os piores resultados dos últimos quatro meses.

   27. A China, segunda maior economia, e a Alemanha, quarta força mundial, ficaram com PMI de 48,1; a França, quinta potência econômica, ficou com 47,6. Com esses resultados, fica afastada a hipótese de retomada do crescimento no continente no curto prazo e aumenta o risco de contágio a partir da crise grega.

   28. De acordo com sondagens realizadas em 19 e 20 do corrente e conduzidas por CSA, Nicolas Sarkozy está na frente da corrida presidencial, com 30% (+ 2 pontos), contra 28% de François Hollande (28%, inalterado) e 13% de Jean-Luc Mélenchon.