Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

WAGNER CONVOCA BANCADA PARA REUNIÃO NESTA SEGUNDA, ANUNCIA LISBOA

PSDB diz que seria uma maravilha ACM Neto ser candidato a vice de Imbassahy
18/03/2012 às 20:01
Foto: Manu Dias
Governador faz reunião com a bancada baiana nesta segunda para discutir crise na base
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. As eleições estão se aproximando e um dos temas a serem abordados pelo marketing político dos candidatos é o crescimento da classe média, com estimativa de 105 milhões na Classe C (55% da população). Ainda que não se trate de pleitos para presidente da República e governadores, esse novo indicador exigir dos candidatos, pelo menos nas cidades de maior porte, um olhor todo especial.

  2. Na distribuição de classes econômicas, hoje, o Brasil tem ainda 63.6 milhões de pessoas nas classes D e E, extratos mais populares da sociedade e com menor renda; e 22.5 milhões das classes A e B, de maior renda e escolaridade. Os candidatos, portanto, vão trabalhar suas mensagens para grupos bastante heterogêneos, e aquela história de candidato do povo, ou pela fala para o povo, pode ser um tiro pela culatra.

  3. Não que as classes C, D e E deixem de ser povo, povão. Mas, se verifica que a Classe C quer e deseja ser tratada com outro palavreado e os candidatos precisam estar atentos em suas mensagens, sobretudos nos veículos de massa, para não ficarem falando para as estrelas.

  4. Em seu livro "A Nova Classe Média" (Saraiva), Marcelo Neri, doutor em economia e chefe do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas, diz que o "brasileiro passa por uma metamorfose gradual" deixando de ser cigarra e indo em direção da "ética das formigas", numa referência de que vê as primeiras como gastadoras irresponsáveis e as segundas como aquelas que se prepararam para o futuro.

  5. Daí que a estabilidade econômica conta muito, a sustentabilidade dos empregos idem e as novas oportunidades também. Nas grandes cidades, sem dúvida, a questão econômica será um referencial para os candidatos a prefeitos, independente dos temas corriqueiros e mais destacados como educação de qualidade, saúde, segurança e transporte.

  6. Fica a dica para ser analisada com carinho pelos candidatos. Falar prioritariamente de limpeza urbana e metrô passam a ser acessórios.
                                                                   **
  7. Segundo o Jornal da Chapada, o juiz da primeira Vara Cível da Comarca de Itaberaba, Ricardo Dias de Medeiros Neto, determinou a suspensão da venda de imóvel de propriedade do município em resposta à ação popular (n°. 0000424-65.2012.805.0112) do presidente do PSDB, dr. Delsuc Moscoso Neto.
 
  8. A ação do PSDB questiona a legalidade da venda do patrimônio público municipal pelo atual prefeito João Almeida Mascarenhas Filho (PP). A decisão foi motivada em razão da análise da escritura pública de compra e venda do imóvel, onde foi comprovada sua falsificação.

  9. O documento foi apresentado pelo prefeito para comprovar e regular a propriedade do prédio onde funcionava o Mercado Municipal da Farinha, situado na Praça Flavio Silvany, nº 191, no Centro de Itaberaba.

  10. Segundo informações passadas ao Jornal da Chapada, a escritura falsificada foi lavrada em 17 de agosto de 2011, onde o município de Itaberaba adquire o imóvel da empresa Patrimonial João Almeida Mascarenhas Sociedade Civil S/C Ltda, da qual o prefeito é sócio-proprietário.


  11. O presidente estadual do PSDB Bahia, Sérgio Passos, elogiou a postura do líder dos Democratas na Câmara Federal, deputado ACM Neto que, em entrevista ao Correio da Bahia, admitiu compor uma chapa como vice do ex-prefeito Antonio Imbassahy na disputa pela prefeitura de Salvador.
  12. "É uma atitude elogiável, que demonstra sinceridade de propósito, desprendimento e, acima de tudo, compromisso com o projeto de fortalecimento das oposições em Salvador", afirma Passos.

  13. A UPB reúne prefeitos em sua sede na próxima terça-feira, 20, para analisar a seca que castiga a Bahia e pressionar o Ministério da Integração na liberação dos R$10 milhões prometidos e que ainda não chegaram.

  14. São Paulo, maior cidade do país, teve 10 casos de dengue em fevereiro último. Itabuna, na Bahia, em igual período 690.

  15. No próximo 13 de abril começa a 5 edição do Comida di Buteco.

  16. O Estado de Pernambuco está oferencendo uma bolsa de estudo ao melhor aluno de inglês e espanhol de cada classe de primeiro ano do ensino médio. Os vencedores terão casa, escola e mesada de 300 dólares nos Estados Unidos, Inglaterra, Argentina e Chile durante bolsa de 1 ano.

  17. Na Bahia, incentiva-se o ensino da História da África, um continente com mil facetas.

  18. Na sessão da Câmara de Vereadores desta semana, o vereador Genivaldo Carneiro "Biduinha" fez uso da palavra para abordar a respeito do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) descontado dos salários dos funcionários, mas que não é devidamente recolhido à Previdência Social.

  19. Segundo o vereador, o prefeito Adroaldo tira o dinheiro do servidor público para comprar cabos eleitorais para sua reeleição. Biduinha acusa o sindicato dos servidores e a APLB de instituições compradas pelo prefeito.

  20. A presidenta, entendendo que o vereador faltou com o decoro por essas e outras acusações, convidou-o a se retirar; ele se negou e em seguida solicitou a chegada da polícia para cumprir a missão. Enfim foi um bate-boca geral que culminou com o encerramento da sessão. 

  21. A bancada baiana na Câmara dos Deputados sacudiu o Planalto nessa semana, e para amenizar a situação, o governador Jaques Wagner convocou todos os seus deputados da base aliada para uma reunião extraordinária ao meio dia dessa segunda-feira (18).

  22. Por conta disso, muitos parlamentares tiveram que adiar as suas agendas em Brasília. Em entrevista ao Blog do Anderson na noite desse sábado (17), o professor Cézar Lisboa, secretário estadual de Relações Institucionais disse que o prato principal será a política baiana, que terá como ingredientes as recentes queixas dos parlamentares.

  23. Tais como as manifestações do deputado Amauri Teixeira (PT-BA) cobrando mais  espaço da Bahia junto ao Governo Dilma Rousseff e também deverá ser discutido o caso do deputado Waldenor Pereira (PT-BA), que vem sendo cotado para assumir a Secretaria Estadual da Educação ou do Desenvolvimento Social.