Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

DECISÃO STF SOBRE CASO CHICO MENDES RELEVA 'JEITINHO' NA CONSTITUIÇÃO

Senadores baianos nada falam sobre demissões de ministros baianos
11/03/2012 às 20:01

Foto: BJÁ
Embasa recapeia avenida em Vilas onde instala Bahia Azul. Esta é a qualidade da obra.
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A decisão do STF em recuar sobre a inconstitucionalidade do Instituto Chico Mendes deixou muitos juristas e parte da sociedade brasileira que acompanhou o desfecho do Supremo estupefatos. Houve quem dissesse que se tratou, para usar uma expressão em voga, de um "verdadeiro chute no traseiro da Constituição".

   2. O STF, ao contrário do recuo, poderia ter dado um prazo para que o Instituto Chico Mendes e outras MPs em série se adequassem a lei preservando a Carta Máxima em sua respeitabilidade.

   3. Na medida em que adotou o "jeitinho brasileiro" para uma matéria constitucional, ainda que pudesse ocasionar transtornos ilmitados como se arguiu, mas valeria manter a integridade da Constituição do que fazer um remendo como se processou.

   4. A partir desse expediente abriu-se um precedente e outras matérias relevantes poderão se juntar nesse rol do "jeitinho" provocando enormes estragos a Constituição.

  5. Se os ritos perante à lei não foram obedecidos para o Instituto Chico Mendes e outras MPs, o correto seria enquadrá-los e dar um tempo para que se ajustassem ao que diz a legislação. Agora, Inês está morta e os juristas, sempre que oportuno, vão também advogar para que esse "jeitinho constitucional" seja usado em outros processos. Lamentável que isso tenha acontecido.
                                                                           **
  6. O PP quer a vaga de Leão na Casa Civil. O prefeito JH tem dado sinais de que isso não acontecerá. E agora! como ficaria a candidatura Leão a prefeito? Questão delicada a se resolver até o final deste mês.

  7. JH gostaria de acomodar no lugar de Leão um outro deputado federal para manter seu irmão Sérgio Carneiro no Congresso Nacional. A situação de Sérgio se complicou ainda mais depois da saída de Afonso Florence no último final de semana. Zezéu e Florence voltando ao Congresso, Sérgio e Emiliano ficam de fora.

  8. Marta Góes avisa que seu boteco carnavalesco em 2013 fará uma homenagem ao teatro. Aviso dado a Embasa e a Bahiagás, deve ser.

  9. Bin Laden teria sido traído pela mulher. O Rasta do Pelô é quem está certo: mulher é sempre mulher, aqui, na China ou no Afeganistão.

  10. Nos meios políticos diz-se que Geddel estaria dando o troco a Dilma por sua decisão em abandoná-lo na campanha passada, com essa postura do PMDB em ampliar dissidências com o governo. Moreno, em O Globo, diz que Gabrielzinho, o neto da presidente chora quando ouve falar em Geddel e a vovozona se irrita.

  11. A visita do príncipe Harry ao Brasil mostra nosso subdesenvolvimento por inteiro.

  12. Magda Chambriard é o nome que substituirá Haroldo Lima na ANP.

  13. O Ministério do Turismo a partir desta segunda recebe propostas de estados e municípios para repasses de recursos.  São os foguetes de São João para o Nordeste.

  14. Brasil quer teto de US$1.4 bi para importação de veículos do México. As importadoras nacionais estão comprando carros e mais carros do México por serem mais baratos do que os fabricados no Brasil, mesmo com frete e tudo.

  15. O deputado Yulo Oiticica postou em sua page da net que Sérgio Gabrielli é o Neymar de Wagner. Agora, o pessoal está querendo saber do deputado quem é o Júlio César (frangeiro) e o Felipe Melo (porradeiro).

  16. Com essa tirada de Yulo, o deputado Lúcio Vieira Lima disse em seu twitter : "Será que Yulo quer dizer que JW é Mano Menezes?

  17. A Bahia tem três senadores. O governo federal tira Haroldo Lima da ANP; Sérgio Gabrielli da Petrobras; Mário Negromonte, do Ministério das Cidades; Afonso Florence, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e eles nada falam. Será que esses senadores ainda têm coragem de pedir votos aos baianos.

  18. Em seu twitter, o deputado Marcelo Nilo, presidente da Assembleia, protestou e lembrou que Dilma teve 2.7 milhões de votos de frente na Bahia.

  19. A pergunta que se faz no meio político é se o coordenador da bancada baiana em BSB, Nelson Pelegrino, vai comandar uma reação!

  20. A Embasa está pondo o Bahia Azul no Balneário de Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas, e fazendo uma obra, como já dissemos aqui, de segunda categoria. Agora, felizmente, mandou recapear parte da Avenida Nossa Senhora de Copacabana. Pela foto acima vocês podem ver a qualidade da obra.