Por voz de Gabrielli na Assembleia diz que estado fará grande contingenciamento
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A Prefeitura de Camaçari, uma das mais ricas da Bahia, segue a mesma linha do governo do Estado de arrocho salarial aos servidores e anuncia para este ano, a proposta de recompor as perdas do período correspondente a (6,56%), equivalente a inflação de janeiro de 2011 a janeiro deste ano. A proposta será apresentada na quinta-feira (08), quando o governo e a entidade de classe se reúnem para discutir o assunto.
2. Justifica a Prefeitura que os servidores foram contemplados com o Plano de Cargo, Carreiras e Vencimentos (PCCV), implantado em 2008, e através do qual a administração municipal concede um acréscimo salarial de 2,5% a cada três anos, via progressão horizontal, além de ganho médio de 30% a 60%, por mudança de nível dentro do Plano, de acordo com a qualificação profissional.
3. Diz ainda o governo municipal que apostou na capacitação dos servidores através do Projeto Prata da Casa, ao efetivar mais de 300 agentes de endemias e agentes comunitários da saúde e realizar dois concursos públicos, através dos quais contratou cerca de 4 mil pessoas e garantir em lei a Cesta de Natal dos servidores.
4. Na contabilidade da administração de Camaçari neste 2012 o reajuste será zero (haverá apenas recomposição da inflação) porque, entre 2005 e 2011, deu um reajuste acumulado de 142.14% com ganho real de 11.08% diante da inflação de 31.06% no período.
5. O certo é que a insatisfação em Camaçari entre os servidores é grande e dizem os oposicionistas que, dinheiro para festas e propaganda no município sobram.
**
6. O deputado Rosemberg Pinto (PT) afirmou durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa, hoje, que o governo do estado vai promover "um contingenciamento de recursos muito grande em seu orçamento". Mas, o parlamentar não quantificou o valor.
7. Só lembrando, o governador Wagner quando esteve na Assembleia na abertura dos trabalhos legislativos deste ano também falou no contingenciamento. Ao que se supõe, tal como aconteceu com Walter Pinheiro quando assumiu a Seplan, em 2009, vai sobrar esse anúncio para Sérgio Gabrielli.
8. Daí, talvez, a fala de Rosemberg Pinto nessa direção.
9. Palavras de deputados da oposição para classificar Wagner, hoje, na ALBA, iam de "traidor" a "autoritário".
10. A moda está pegando entre os idosos: o ex-secretário do Trabalho do governo Imbassahy, Raimundo Caires, 75 anos, diz que vai ser candidato a vereador na capital pelo PSDB.
11. A deputada Neusa Cadore PT) diz que neste março mulher as mulheres precisam se mobilizar para o próximo pleito municipal e ampliar suas participações na politica, chegar ao poder.
12. O deputado Cacá Leão (PP) afirmou que, a anarquia com o concurso público anulado em Lauro de Freitas, no último domingo mostra "a falta de respeito do governo Moema com a população".
13. Essa é boa: o lobisomem de Serrinha diz que vai levar a esposa ao Sawgrass Mills outlet de Miami pra comprar uns langeries porque no Brasil estão caríssimos.
14. Pessoal está querendo saber se Rui Costa foi enquadrado na lei que recebe capilé vitalício do governo federal, em solenidade recente em Camaçari.
15. Os separatistas paraenses dizem que vão voltar a carga para criarem os seus estados-feudos (Tapajós e Carajás) e inviabilizarem o Pará, agora com uma nova estratégia: mudar a legislação para que não se precise consultar as populações remanescentes.
16. Esquecem que a consulta a todas as populações envolvidas foi exigência constitucional, em virtude de Emenda ao art.18 da CF, de iniciativa do então presidente da Câmara de Deputados, Luis Eduardo Magalhães e aprovada em setembro de 1996, numa medida impeditiva para criação de milhares de municípios no Brasil, inclusive mais de 100 na Bahia, como já relacionou neste espaço o BJÁ.
17. Por falar em Pará, pense num absurdo e aconteceu lá e não aqui: a empresa distribuidora de energia elétrica de lá, CELPA, pediu e obteve da justiça recuperação judicial, pois, segundo seu balanço do 3º trimestre de 2011, deve a bagatela de R$ 2,8 bilhões, sendo metade de curto prazo e, a outra, a longo prazo.
18. Para se ter idéia da sua importância, basta dizer que ela monopoliza a venda de energia no Estado e atende 1,6 milhão de clientes, distribuídos em 143 municípios.
19. Engraçado de tudo é que o controle acionário da CELPA é de uma tal Rede Energia, com 54% das ações, pertencendo totalmente a Jorge Queiroz Junior.
20. Agora, perguntar não ofende: pode uma empresa monopolista dar prejuízo sabendo de antemão o preço de compra do seu produto e quanto pode vender ou é devido a desvios de suas receitas?
21. A Jac Motors está indo na contramão das grandes industrias que se instalaram por aqui: vai trazer uma empresa construtora de São Paulo para construir a sua fábrica, quando as outras contrataram empresas nordestinas.
Começa mal...
22. Iniciou-se a costumeira temporada de publicação dos balanços contáveis anuais das empresas, inaugurado pelo da Aliança da Bahia, que revela dados mais do que alvissareiros para o setor de seguros, quando aponta que o crescimento foi de 22% e, para este ano, previsão de 17%.
23. Além do mais, revela a existência de uma joint venture no Uruguai chamada de Aliança da Bahia Uruguai. Antigamente , o Uruguai era chamado de Suiça da America Latina...
24. Falando em números, sabe o que é desemprego oculto? Considera-se o número de pessoas que deixaram de procurar emprego por falta de perspectivas e encontram-se em situação de desalento, além das ocupadas em empregos precários.
25. A última Pesquisa de Emprego e Desemprego - PED, relativa ao mês de janeiro e divulgada no site do DIEESE, mostra que na RMS o desemprego oculto por trabalho precário saiu de 53 mil, em janeiro de 2011, para 66 mil pessoas e, o por desalento, diminuiu de 26 para 25 mil, sendo que no total cresceu de 4,3 para 4,7% da população economicamente ativa, quase 1/3 da taxa total e se constitui na maior do Brasil.
26. O total de pessoas desempregadas na RMS chega a 291 mil, o que mostra a dimensão do problema...
27. Simplesmente para não usar outro termo, Itapuã, por vários exemplos, virou uma terra de ninguém sem governo e ordem. A começar pelas estatísticas de ocorrências policiais, como a liderança em casos roubo de carros, numa media de 4 por dia, havendo assaltos a luz do dia em pleno bares da área a busca dos proprietários dos veículos que interessam as gangues para usarem em outros delitos.
28. As ruas estão tendo os seus inúmeros buracos tapados, pela própria comunidade, com entulho de construções que são reformadas, numa forma "suis generis" de se livrar de ter que descartar para local distante.
29. Várias construções são feitas ao arrepio do Código de Obras, como um hotel, de três pavimentos, construído próximo ao badalado tabuleiro da Cira, na esquina da rua Calazans Neto, que mais parece um presídio, já que só possui basculantes para ventilação, alem de perfurar um poço no passeio externo para captação de água.
30. Na rua Calazans Neto existe uma área publica, com árvores centenárias, que constitui na última do bairro, inclusive com vários trabalhos artísticos feitos pelo artista que é homenageado, que morou por anos a fio neste local e sua família conserva a casa. As árvores estão sofrendo um processo de envenenamento, para posterior ocupação do terreno através de uma invasão macabra.
31. Pode ser fato consumado, mas este BJÁ vai continuar insistindo na tese de que a eleição para mandato tampão de prefeito em Madre de Deus não é coerente com outras semelhantes ocorridas em outros estados, apesar da legislação eleitoral brasileira ser unica.
32. Além do caso de Teresópolis - RJ mencionado varias vezes, agora surgiu o de Campinas maior cidade do interior paulista, com o TER marcando, para 12 de abril próximo, eleição indireta tendo como colégio eleitoral a Camara de Vereadores, com 33 componentes.
33. Inclusive, regulamentou todo o processo eleitoral, estabelecendo o dia de ontem (05) como limite para inscrição das chapas concorrentes, num total de cinco. Será vencedor quem obtiver maioria absoluta de 17 votos, podendo haver 2º turno se não for alcançado no primeiro.