Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CAMAROTES TAMBÉM OCUPAM ÁREAS PÚBLICAS DA MARINHA, AERONÁUTICA E UFBA

Quanto foi que a UFBA cobrou para instalar o camarote em seu espaço?
13/02/2012 às 21:08

Foto: BJÁ
Camarote da Assufba, em terreno da UFBA, área pública federal
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Deve ser muito bom participar do Conselho de Administração da Petrobras como representante do funcionalismo, pois o ex-deputado pecedobista Carlinhos Marighela deflagrou a sua campanha em alto estilo, mandando publicar, na edição de hoje de A Tarde, dum vistoso manifesto.

  2. Como a eleição compreende todas as unidades da empresa pelo Brasil afora, deve ter publicado em vários veículos da grande imprensa nacional, demandando uma senhora nota financeira. Pelo andar da carruagem, daqui a pouco vai custar mais do que uma campanha para deputado.


  3. Ate compreende-se porque o jeton por cada reunião mensal chega a R$ 15 mil...


  4. Por falar em Petrobras, os donos dos prédios inteiros arrendados para funcionamento dos setores financeiro e de recursos humanos, devem estar arrancando os cabelos, pois a empresa iniciou a construção de duas torres de salas nos fundos da sua sede no Itaigara, com o objetivo de concentrar as atividades.

  5. Quem conhece de política eleitoral viu como pavonice a declaração de José Sergio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras, em entrevista de pagina inteira na edição de hoje da A Tarde, de que só aceita concorrer ao Governo do Estado, descartando um mandato de deputado ou senador.



  6. Para quem nunca obteve mandato eletivo e saiu da empresa com grande desgaste, dado o resultado financeiro e a queda do valor das ações, é muita pressunção por mais proteção que tiver do governador Wagner.

   7.
Ao visitar, na manhã desta segunda-feira (13), as obras de requalificação do Parque São Bartolomeu, no subúrbio de Salvador, o deputado Nelson Pelegrino ressaltou que o local será um centro de visitação turística, por reunir uma das maiores áreas de atlântica em zona urbana no Brasil e pela grande relevância religiosa e cultural.

  8. Disse ainda que a ideia é a de anexar ao projeto a Bacia do Cobre, importante reserva de água potável integrante do sistema de abastecimento local.


  9. Na tarde do último domingo foi reeditada, após 40 anos, a saída da Banda da Pituba, que percorreu a rua Minas Gerais, com cerca de 800 foliões e inúmeros aderentes, puxado por um carro de som comandado pelo sambista Edil Pacheco, tendo com rainha a cantora Mariete Castro e participações de Juliana Ribeiro e outros cantores do verdadeiro  samba de raiz.


  10. Para refrescar a memória de carnavalescos, basta dizer que a 1ª Banda da Pituba saiu no circuito da Avenida nas manhãs do domingo e terça-feira do carnaval de 1972, sendo formada pelos veranistas do bairro e a foto de sua descida na Praça Castro Alves foi capa da edição da Veja, que retratou, em artigo de autoria do então iniciante jornalista Elio Gaspari, o jeito de viver do povo baiano, com um singular titulo: "O Brasil Baiano."



   11. Este evento já entrou para o calendário oficial do carnaval baiano e será reeditado todos os anos no mesmo trajeto, que conta com dezenas  de barzinhos que viabilizam a concentração dos  participantes e permitem um bom apoio durante a passagem da banda.



   12. Por falar em Edil Pacheco, encontra-se em gestação um projeto que vai sacudir as hostes do samba baiano, com a realização de apresentação de grupos autênticos do Recôncavo na Praça Vinicius de Morais, no Farol de Itapuã, que poderá se chamar "Samba com Vinicius".



   13. É dessas iniciativas que Salvador precisa para reencontrar o seu histórico destino cultural...Chega de lero-lero oficial.

   14. Continua desenfreada a especulação imobiliária em Salvador, sob a complacência dos poderes públicos, podendo ser citados  dois exemplos recentes: o terreno em frente a Quadra do Bloco Apache do Tororó, as margens da avenida que circunda o Dique, foi ocupado por um mega posto de combustíveis, praticamente escondendo a sede do famoso e temido bloco de índios.

  15. O outro caso é o aterramento duma lagoa, as margens da Avenida Paralela, na entrada do acesso ao Instituto Anisio Teixeira - IAT, para surgimento dum terreno a ser edificado por uma revendedora de carros. Hilário, senão trágico, é que próximo foi construído um condomínio habitacional para baixa renda que chama-se "Mirante da Lagoa".



   16. Que lagoa, cara  pálida?



   17. Alias, perguntar não ofende: as áreas situadas no cicuito Barra-Ondina e pertencentes a órgãos públicos (Marinha, Aeronáutica e UFBA) que estão sendo ocupadas por camarotes privados passaram por algum tipo de licitação com vistas as suas cessões?

   18. O camarote em terreno da UFBA é grandioso e tem tudo que a burguesia "cururu" adora: buate, salão de beleza, local de massagem e assim por diante.

   19.
Depois do fim da greve da PM na Bahia, o governador Jaques Wagner desembarcou no Rio de Janeiro para acompanhar a posse da nova presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster.

   20. Fala-se que voltará ao Rio no domingo de Carnaval para assistir ao desfile da Portela, escola que homenageia a Bahia na Sapucai.