Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

WAGNER VAI A ASSEMBLEIA QUARTA EXPOR SEU PROGRAMA DE GOVERNO PARA 2012

Presença do governador na ALBA será na próxima quarta-feira, 15
11/02/2012 às 21:01
MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Com muitos traumas foi encerrada na noite deste sábado, 11, a greve da PM na Bahia. Agora é juntar os cacos e se organizar para garantir a segurança no Carnaval, espera-se, sem novos traumas. A PM é uma corporação sesquicentenária e tem grande responsabilidade com a sociedade baiana e, certamente, cumprirá o seu papel durante o reinado de Momo e doravante.

  2. Essa foi a greve dos perdedores. Todos perderam (vide editoria de Politica e outros comentários nossos no site) e o arrocho salarial continua, alegando o governo que não tem caixa suficiente para pagar além dos 6.5% de reposição da inflação a todos os servidores do estado, de forma linear a partir de janeiro de 2012, e a GAP-4 aos PMs a partir de novembro de 2012.

  3. O governador Wagner deve ir a Assembleia na próxima quarta-feira, 15, abertura dos trabalhos legislativos quando lerá sua mensagem balanço do ano de 2011 e o que pretende realizar seu governo, em 2012. É provável que aborde a greve da PM fora do contexto formal da mensagem, aquela produzida para ser lida, improvisando alguns trechos de sua fala nessa direção.

  4. É comum aos governantes usarem esse tipo de expediente. Não só Wagner faz isso, mas outros governadores e prefeitos, também. Deixam de lado o texto oficial, aquele que vai ser publicado no DO e, no improviso trabalha uma mensagem política. Wagner já fez isso ano passado e, provavelmente, também fará em 2012.

  5. Quanto as finanças do Estado aí deve abordar de maneira formal, dentro do contexto do discurso escrito, não de forma detalhada, mas pelo menos apresentando os números globais da Sefaz. É exatamente aí que está o x da questão da atual greve e de outros movimentos que possam acontecer, em 2012. As contas do estado estariam apertadas. Não há folga para ariscar nada além da conta.

  6. Ademais, essa é uma área que sofrerá mudanças até abril, diante da desencompatibilização do secretário Carlos Martins para ser candidato a prefeito de Candeias. Fala-se na possibilidade de Sérgio Gabrielli, o qual deixa a Petrobras nesta segunda, 13, assumir a pasta. Mas, nunca se sabe porque essa é uma decisão de fôro do governador.

  7. Agora, que vai mudar a cúpula da Sefaz parece consensual porque Martins já está em campanha, em Candeias. Se vai seguir a mesma politica de Martins são outros quinhentos. Que a Sefaz está precisando de uma sacudidela é tb consensual entre os auditores, dado o desempenho baixo em relação a outros estados, na arrecadação do ICMS.
                                                                          **
  8. Interessante o artiggo de Joca em A Tarde: falta dinheiro para a PEC300 e para os PMS mas sobra dinheiro para a Copa 2014 e as Olimpíadas 2016.

  9. O Rio está passando a perna em Salvador com Carnaval de rua sem cordas. O Bola Preta tinha milhares de pessoas e mais 125 ainda desfilam no Rio.

  10. diz-se que só o senador Walter Pinheiro é quem vai para o centro da cidade com seu laptop para usar a internet grátis no Carnaval.

  11. Censura teria chegado ao governo de Lauro de Freitas com lei do Executivo Municipal, já aprovada pela Câmara, censurando artistas da música popular. 

  12. A prefeitura e a Coelba estão concluindo nos circuitos do carnaval a retirada das chamadas "travessias", os cabos de energia elétrica que cruzam as ruas e ofereciam grande perigo de acidente durante a passagem dos trios elétricos.

  13. Os 28 candidatos aprovados no processo seletivo simplificado, para exercerem funções no âmbito da Fundação Cidade-Mãe (FCM), têm até o próximo dia 18 de fevereiro para se apresentar na Secretaria Municipal de Planejamento, Tecnologia e Gestão (Seplag), na Avenida Vale dos Barris, 125, a fim de agendar a avaliação médica. O atendimento será feito das 8h às 13h. 

  14. O fim da greve na Bahia abalou alguns policiais militares que, nervosos, insultaram os repórteres presentes ao local de realização da última assembleia da greve da PM em 2012.

  15. Aos gritos de "covardes", "imprensa prostituta" e "vendidos", os grevistas fizeram ameaças aos jornalistas presentes , inconformados com o que consideraram uma "cobertura tendenciosa" por parte da imprensa que noticiou os fatos.
  16. Os insultos eram direcionados especialmente aos profissionais da Rede Bahia, afiliada da Rede Globo no Estado. Ela foi a emissora que divulgou o áudio vinculando o presidente da Associação aos atos de vandalismo praticados durante a vigência da greve.


  17. O secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, se reuniu nesta sexta-feira (10/2), com representantes da embaixada de Cuba que estão na Bahia. O encontro estabeleceu cooperações técnicas nas áreas de alfabetização e educação especial.

  18. Ficou decidido que, no final de março, dois assessores técnicos cubanos virão à Bahia para elaborar um projeto baseado no sistema cubano de alfabetização, por meio do qual se aprende a ler e a escrever em apenas três meses e meio.