Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

MATRÍCULAS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO COMEÇAM SEM HONRAR A NOVA BAHIA

Anuncia-se mais um debate sobre o Carnaval de Salvador número 500 da temporada
18/01/2012 às 20:40
Foto: Lay Amorim
Muitas mães não conseguiram sequer pegar senha no colégio estadual de Brumado
   MIUDINHAS GLOBAIS:
 
   1. O sistema de matrícula da rede estadual de ensino se iniciou nesta quarta-feira, 18, com muitas deficiências e alguns tumultos em localidades do interior, devido desorganização, falta de vagas para todos, deficiências nas plantas informatizadas e assim por diante. No balanço da Secretaria de Educação neste primeiro dia foram matriculados mais de 11.400 alunos, o que é pouquíssimo.

  2. Também se esparava que a SEC, no quinto ano do governo Wagner, estivesse melhor estruturada e fosse mais eficiente.

  3. O que parecia cenas do passado, pais dormindo em portas-de-escolas, voltaram a acontecer e isso depõe contra qualquer governo, até porque já existem mecanismos para acabar com esse tipo de situação, há recursos para isso e não tem cabimento pais madrugando em potas de escolas e dormindo em praças. 
   
  4. Em Salvador, o sistema informatizado deu pane logo cedo e só vultou a funcionar à tarde quando a ansiedade dos país chegou ao limite.  A Secretaria da Educação do Estado, em nota a impnresa, diz que a orientação para as escolas é no sentido de assegurar o atendimento a todos estudantes e familiares que estão nas unidades escolares.
 
  5. A
matrícula pela internet já funciona para os estudantes oriundos da rede municipal de Salvador e todos os que já são da rede estadual. Até quinta-feira (19), podem se matricular alunos das redes estaduais e municipais, que concluíram a 4ª série (5º ano) ou a 8ª série (9º ano) em 2011. Os estudantes e suas famílias devem procurar qualquer escola do
Estado.
 
  6. Tanto pela internet como presencial, o horário de atendimento é das 8h às 20h, sem intervalos. Mais informações pelo telefone 0800 285 8000.
                                                                          **

  7. O Sarau do Brown é a melhor coisa que acontece no Verão de Salvador.

  8. Por mais que se explique essa transversalidade das catarinetas ninguém entende qual a complexidade da obra da passarela de Pituaçu. Só chamando os engenheiros chineses que fizeram aquela monumental ponte em tempo recorde.

  9. Não confunir Luiza, a paraibana que está fazendo o maior sucesso na web, com Maria Luiza. São duas situações diferenciadas.

  10. Lá vem chute aceito pela ingênua imprensa baiana. Diz-se que o futuro congresso da ABAV, em Salvador, movimentaria R$30 milhões.

  11. Dirigentes das principais entidades carnavalescas de Salvador convidaram, nesta
quarta-feira (18), o deputado Nelson Pelegrino a participar do 8º Congresso do Carnaval da Bahia, que será realizado no próximo mês de maio para discutir os rumos da grande festa popular, com a participação dos pré-candidatos à prefeitura, de representantes da sociedade.
  12. "Será um evento de grande importância, na busca de uma festa mais equânime,
participativa e que resgate o carnaval arte praticado pelas comunidades de Salvador, cujos blocos, afoxés, batuques e grupos de samba estão se acabando", declarou Otto Pipolo, presidente da Associação dos Blocos de Salvador (ABS).


  13. Pelegrino, que se declarou folião desde a adolescência nas ruas e clubes de Salvador, ouviu sugestões e discutiu com os carnavalescos medidas e alterações visando à democratização da festa. Afirmou que participará do congresso e levará contribuições.


  14. Normalmente, essas discussões, não dão em nada.

  15. Até no twiiter! Cláudia Leitte diz que tem 4 milhões de seguidres; Ivete Sangalo diz que tem 5 milhões de seguidores.

  16.  A edição desta semana de J&C destaca os dois anos do Movimento Landell de Moura, celebrados com importantes vitórias para o reconhecimento do padre-cientista. Traz ainda reestruturações na Abril, com fusões, promoções, demissões e dança das cadeiras; e no Diário de São Paulo, com o corte de 40 pessoas, entre elas 12 na redação.

  17. 
A edição destaca também as correções que elevaram as pontuações de José Hamilton Ribeiro, Lucas Figueiredo e Vandeck Santiago no Ranking J&Cia dos Jornalistas mais Premiados do País; e os novos rumos de Leonardo Beguoci, que chega à Fox Sports como editor-chefe do online, Cristiane Mano, nova correspondente de Exame em Nova York, em substituição a Sérgio Teixeira, e Otávio Previdi, confirmado no posto de diretor de Esportes da Rede TV, que até agora ocupava interinamente.

   18. Em Memórias da Redação, Wanderley Midei (ex-Folha de S.Paulo e Estadão) fala sobre os trotes aplicados em focas pelos veteranos.

   19. Couromoda reúne 1.100 empresas, 3 mil marcas, 13 estados presentes. A participação da Bahia é tímida.

  20. Luiza para prefeita de Salvador. É o que se comenta. Da Paraiba para o Tomé.

  21. A popularidade de Ronaldo, o Fenômeno, é uma coisa impressionante. Esse se elegeria fácil vereador na capital baiana.

  22. Cor de bufa os comerciais colocados em postes na Avenida Paralela sobre o Carnaval de Salvador. Será que esse pessoal não sabe o que é outdoor, banner, transdoor. Que coisa mais provinciana se colocar propaganda em poste. Ainda mais com marrom bufado.

  23. Registrou nesta quarta, em Vera Cruz, um encontro entre o Lobisomem de Serrinha e o frade italiano Lopez, conversa amistosa, vinho da casa, comida frugal. Papo de intelectual sobre sustentabilidade, com trechos em conversa em italiano. Há fotos.

  24. A Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), realizou nesta quarta-feira (18) o segundo mutirão da Operação Pré-Carnaval 2012, nos circuitos Dodô (Barra-Ondina) e Osmar (Campo Grande-Castro Alves).

  25. Foram emitidas 16 notificações para recuperação das calçadas e três para regularização de camarotes (Caranguejo do Porto, Estrelato e Camarote do Terra) no circuito Dodô. Já no circuito Osmar, s fiscais expediram 11 notificações para recuperação de calçamentos e 15 para proibir a utilização irregular de marquises como mirantes. 

  26. O camarotão de Ondina sobe.

  27. O Rasta do Pelô diz que vai fazer um movimento desocupa na rua das Laranjeiras, no Pelô. Os bares encheram a rua de cadeiras e mesas.