Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

VILAS DO ATLÂNTICO SOFRE FAVELIZAÇÃO E TURISTAS SUMIRAM DO BALNEÁRIO

Zilton Rocha assume presidência do TCE às 15h desta segunda-feira
08/01/2012 às 21:01
MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Uma das praias mais bonitas do Litoral Norte da Bahia, o trecho do balneário Vilas do Atlântico, em Lauro de Freitas, está sendo favelizado como aconteceu em Salvador, sem que a Prefeitura tome qualquer providência. Os barraqueiros que estão instalados no local, com as melhores tendas do litoral baiano, se sentem desprestigiados e a população que frequenta o espaço de aproximadamente 3 quilômetros vê a degradação chegar impunimente.

  2. Só ao lado da barraca Odoya, a mais famosa de Vilas, são despejados, diariamente, três caminhões F4000 com isopores, cadeiras, carros-de-mão, churrasqueiras, sacos de carvões e assim por diante.
A situação chegou a tal ponto, não só nesses trecho, como na Gávea e nas proximidades do Buraco da Velha, onde a Prefeitura instalou uma academia popular que, os barraqueiros, estão dispostos a pedir uma intervenção da Prefeitura.

  3. No final do dia, algumas dessas "traquitanas" são cobertas com lonas e deixadas para o dia seguinte. A sujeira campeia e os ratos proliferam. Está começando a ficar parecido com a antiga praia de Piatã. 

  4. Aos que se comenta em Vilas entre os barraqueiros, a Justiça Federal, assim como aconteceu em Salvador, estaria a ponto de retirar todas as barracas que vão do final de Ipitanga até Buraquinho. Os moradores do balneário e os visitantes temem uma favelização geral dessa orla.

  5. Por sinal, neste verão de 2012, Vilas do Atlântico que já foi um local procurado por turistas de outros estados está a ver navios. Dezenas de casas - incluindo na orla - estão com placas de aluga-se para temporada de veraneio e os goianenses e matogrossenses que frequentavam essa localidade até 2009, desapareceram de vez. 

  6. Um cidadão que tem uma casa próximo da Odoya disse ao BJÁ que, a favelização do local, a violência que está se difundindo em outros estados sobre a Bahia, e os altos preços dos serviços e outros, afastaram os turistas da localidade. Ele teme pelo pior, a transformação de Vilas numa Piatã com farrofeiros e ônibus vindos do interior.

  7. No final de linha de Vilas, no terminal de ônibus, já foram instaladas várias tendas e "traquitanas" com vendas de bebidas alcoólicas e churrasquinhos. É lamentável uma situação dessa natureza num local tão agradável.
                                                                          **

  8. O conselheiro Zilton Rocha assume a presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE) nesta segunda-feira, 9, às 15h.

  9. Cinco vereadores da "oposição" tentam embromar os eleitores de Salvador dizendo que continuam na oposição.

  10. A Prefeitura de Salvador lança, nesta segunda-feira (9), o portal oficial do Carnaval todo repaginado.

  11. Como o tema da festa momesca deste ano é "O País do Carnaval", em homenagem ao centenário do escritor baiano Jorge Amado, o portal, editado pela Empresa Salvador Turismo (Saltur), apresenta ícones que lembram os principais personagens de suas obras literárias.

  12. A novidade deste ano é que os foliões poderão compartilhar todo o conteúdo nas mídias sociais.

  13. Os internautas poderão ainda receber informações, em tempo real, ao curtir e seguir a Fan Page no facebook (facebook.com/pages/Carnaval-de-Salvador/130215733710516) e o twitter @carnaval_saltur.

  14. O Rasta do Pelô depois que soube que as mulheres poderosas usam broches comprou um desses artefatos para a patroa no Le Biscuit.

  15. Malhação na água é o hit do verão.

  16. Rita Batista estreia na Band nacional nesta segunda-feira, à tarde.

  17. O Ministério do Turismo vai investir em dez destinos turisticos no Estado do Rio. Acorda Bahia.

  18. Salvador está tão pobre que nem novidade para o verão tem. Musa verão, garota verão, pedalinho, bicicletário, qualquer tipo de moda, nada. Que tristeza!