Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PELEGRINO ESTÁ ISOLADO E NÃO TEME A BASE ALIADA DO B, POR TASSO FRANCO

Pelegrino diz que a senadora Lidice da Mata não será candidata a prefeita
28/12/2011 às 21:00
MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Muita conversa política ainda vai "rolar embaixo da ponte" até a campanha eleitoral propriamente dita, na capital, em 2012, mais precisamente a partir de julho, mas, diria que, hoje, a pré-candidatura do deputado federal Nelson Pelegrino, PT, está isolada dos demais partidos da base do governo Wagner. É uma situação conflituosa, não definitiva, porém, preocupante.

  2. Caberá ao deputado Pelegrino e ao presidente do partido na Bahia, Jonas Paulo, essa missão prioritária, entendendo-se que o governador Wanger não vai organizar esse meio-de-campo num pleito previsto em dois turnos e com oposição fragilizada. Até porque, a hora do chefe do executivo entrar pra valer será contra o candidato da oposição, ainda indefinido entre ACM Neto (DEM), Mário Kértész (PMDB) e Antonio Imbassahy (PSDB).

  3. A coletiva do deputado Nelson Pelegrino com a imprensa de Salvador nesta quarta-feira, 28, só serviu para mostrar que a dissidência da base na pré-campanha e, provavelmente, no primeiro turno do pleito, não tem uma luz de solução no final do túnel. Pelegrino admite que tem um "coração grande", acolhedor, mas deixa nas entrelinhas que para receber apoios e não para dar.

  4. Com esse veto implícito (e ao mesmo tempo explícito, pois, os integrantes da base não são bobocas), os pré-candidatos dos partidos aliados do governo Wagner /Dilma consideram que o "protagonismo petista" é de difícil digestão e ameçam lançar um nome próprio do caldeirção formado pelo PCdoB, PSB, PTB, PV, PDT, PPS, PSL, PR ficando de fora, por ora, o PSD, de Otto Alencar; e o PP, de João Henrique.

  5. Nada tão assustador para Pelegrino. Se a senadora Lídice da Mata (PSB), de fato, não manifestar interesse de ser candidata a prefeita (até agora, de público, não disse nem sim; nem não), mas, já teria confessado a Nelson que não será candidata, menos mal. Agora, se Lídice for candidata com essa coligação de partidos, Pelegrino corre o risco de não chegar ao segundo turno.

  6. A posição do PSD parece tranquila. Otto deve marchar com o governador "ips-literis" e, quem sabe, ficar até com a vice de Pelegrino. Já a posição do PP é uma incógnita. Ninguém acredita numa candidatura de João Leão, isolado, sem empatia com a população. Seria um fiasco. Mas tem o prefeito JH que é valioso. Daí que Nelson pode compor com JH/PP/PSD. E aí esfarela a coligação do B governista, se Lídice não estiver no páreo.

  7. Uma chapa Alice (PCdoB)/capitão Tadeu (PSB); e/ou uma chapa Márcio Marinho (PRB)/Edivaldo Brito (PTB) tem-se dúvida se decolam. Pior se for Virgilio Pacheco (PV)/Maurício Trindade (PR). Portanto, esse pessoal tem justa razão em reclamar do "protagonismo petista", mas, está muito longe de possuir os anunciados 80% dos votos na capital. Brincadeira tem hora.

  8. Então, Pelegrino deixou bem claro, sem dizer diretamente isso, que a base do B tem todo direito de lançar uma chapa e o que desejar, mas, isso em nada vai alterar sua trajetória. Continuará conversando, dialogando, sempre na perspectiva de que sua candidatura é uma prioridade nacional do PT e os demais da base devem apoiá-lo. Ele apoiar, jamais. Ele dizer uma frase qualquer contra o prefeito, jamais.

  9. Diz que aprendeu com Lula e quer ganhar a eleição.
                                                                        **

  10. Essa de Pelegrino dizer numa coletiva à imprensa que, quem manda nele é a mulher, não pegou bem. Foi ato falho.

  11. Curioso na coletiva de Pelegrino que, alguns coleguinhas, se comportaram como políticos.

  12. Presidente do PT, Jonas Paulo, disse no encontro com a imprensa, ao lado de Pelegrino, que, em Camaçari, a escolha do candidato do partido a sucessão de Caetano é tranquila. Em Lauro, na sucessão de Moema, classificou de complexa.

  13. Jonas disse que o PT praticamente assumiu a Prefeitura de Ilhéus para não falir. Por coincidência, hoje, o TCM reprovou as contas da dita Prefeitura, ano 2010.

  14. A turma do desembargador Cintra confraternizando o new year no Barbacoa.

  15. Sabem quem encontrei na noite? O Lobisomem de Serrinha? Não! O velho fotógrafo das estrelas Valtério, falando inglês. É a nova Bahia.

  16. Ninguém entendeu bem a proposta de Pelegrino para criar uma Imobiliária Municipal no Centro Histórico de Salvador, se eleito for. É uma compra e venda de imóveis com a Prefeitura no meio.

  17. O deputado também derrapou quando disse que a vocação de Salvador são os serviços e nada de indústrias. Depois elogiou o Parque Tecnológico e as indústrias limpas e acabou se esquecendo da indústria náutica.

  18. Outra de Pelegrino: vai transformar o Abrigo Dom Pedro II, dos velhinhos, num hotel negociando com empresários. O local é meio esconso para colocar um hotel, mas, tudo bem.

  19. Jonas Paulo assegurou que Lula não vai ficar em casa, Dilma não vai ficar em casa, e Wagner também não vai ficar em casa. Vão todos comer poeira na eleição de 2012. Jonas diz que a eleição municipal é nacional.

  20. Um instante de felicidade é ler o BJÁ.

  21. Uma delícia o panetone da Irmã Dulce. Ganhei esse mimo.

  22. Os moradores do distrito de Tiquaruçu foram contemplados com obras de pavimentação em paralelepípedo na rua São Cristóvão e reforma total da Escola Municipal Godofredo Coutinho, entregues na manhã desta quarta-feira (28) pelo Governo Municipal de Feira de Santana.

  23. A primeira dama e deputada estadual Graça Pimenta (PR) comemora melhorias no distrito feirense.

  24. Jolivaldo colocou no novo livro dele que sou filho de coroné da Serra. Errado. Meu pai era tipógafo e livreiro dono de tipografia.

  25. O senador Walter Pinheiro (PT-BA) esteve reunido hoje (28) com a  ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Ideli Salvatti, em Brasília, para solicitar prioridade para liberação de recursos federais para a Bahia.
  26. Acompanhado pelo deputado federal Rui Costa, que assume a Casa Civil do Governo da Bahia no próximo dia 5, Pinheiro pediu o empenho da ministra para priorizar recusos para a construção do novo aeroporto de Vitória da Conquista.


   27. Falar em Conquista, o prefeito Guilherme Menezes, teve suas contas rejeitadas pelo TCM, ano 2010.

   28. Conquista, que já foi um exemplo para o petismo, tem a pior educação fundamentala em cidades com até 200 mil habitantes.

   29. A Secretaria da Agricultura, através da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), encerra o ano de 2011 com mais um resultado positivo: a classificação do Estado no grupo B na área de sanidade avícola do sistema de defesa sanitária animal e a certificação dos plantéis avícolas baianos como livres das doenças de Newcastle e Influenza Aviária.