Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CASOS DE BOICOTE PELA SECOM A GEILSON E MÁRIO KÉRTÉSZ SÃO LEVADOS A AL

Deputado diz que Secom pagou R$40 mil para calar sua voz na Rádio Subaé
13/12/2011 às 20:08
 MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. São lamentáveis e assustadores os pronunciamentos de três deputados da oposição na Assembleia Legislativa do Estado relatando o que consideram episódios de censura à liberdade de expressão,
resultando no afastamento de Carlos Geilson da emissora de rádio Subaé, em Feira de Santana, e boicote comercial da Rádio Metrópole, de Mário Kértesz, ambos por terem posições de independência em relação ao governo do Estado.

  2. O deputado Geilson, PTN, provocado pelo líder da Maioria, disse em plenário que a Secom pagará R$40 mil de cota comercial mês para afastá-lo da emissora Subaé, de Feira, onde tinha um programa há 26 anos, três meses e dez dias. O parlamentar só livrou a cara de Pedro Irujo, dono da rádio, o qual o deixou trabalhar em paz.

  3. Mas, desde que a emissora, que era terceirizada a Ômega deixou de sê-lo e passou a ser administrada pelo ex-deputado Luiz Pedro Irujo, com interveniência de sua esposa Rita, o clima degringolou, os atrasos salarias começaram, os boicotes ao seu programa se ampliaram e não houve outra alternativa a não ser mudar de local de trabalho.

  4. Já o deputado Luciano Simões (PMDB) destacou o comentário feito pelo radialista MK, hoje, no qual teria dito que na época da ditadura se enfrentava ACM cara-a-cara. "E, hoje, o que se vê - sentenciou Luciano - é o cinismo, a mentira deslavada, a censura".  Luciano chegou a dizer no plenário da Casa que Geilson precisa se precaver para que "não aconteça com ele o que se passou com o prefeito Celso Daniel, a sua morte".

  5. Luciano disse ainda que, tem certeza, que nem MK; nem Geilson mesmo perseguidos irão se render ao governo.

  6. Já o deputado Targino Machado (PSC) foi também bastante cáustico e comentou de que, ele também, fora avisado pelo presidente do Sindicato dos Radialistas de Feira que estava proibido de falar em várias rádios. Targino disse que há tentativas muito claras, em Feira, praticadas pela Secom para calar a voz da oposição.

  7. O líder da Maioria, deputado Zé Neto, PT, classificou as declarações dos deputados como fantasiosas e que nada do que falaram estaria ocorrendo em Feira, nem em Salvador. E admitiu ao BJÁ (caso Geilson) que as pessoas não podem misturar ou confundir relações de trabalho com uma ação de natureza política.
                                                                                  **
  8. O município de Camamu está bastante movimentado desde ontem (13). O motivo é o início dos atendimentos oftalmológicos pelo Programa Saúde em Movimento, do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal.

  9. O Programa está contemplando cidadãos camamuenses e de outros 13 municípios do Baixo Sul até o próximo dia 19 (segunda-feira) e estão previstas 1.300 cirurgias de catarata. 

  10. A programação cultural de ensaios no Centro Histórico continua nos largos do Pelô. Até o Carnaval, a música baiana será a trilha sonora dos eventos pré-carnavalescos no Pelourinho. Araketu, Tatau, Mametto, Muzenza, Olodum, Cortejo Afro e Surdo Virado são opções para quem quer aquecer as turbinas.

  11. Valorizar as ações que os terreiros de candomblé mantêm em favor da preservação do culto aos orixás , celebrar os 26 anos de tombamento do Ilê Axé Iyá Nassô Oká e debater as políticas de valorização dos terreiros de candomblé são os objetivos da sessão especial requerida pela vereadora Olívia Santana.

  12. A iniciativa acontece sexta-feira, 16 de dezembro, às 9h, no Plenário Cosme de Farias.

  13. As mandantes do crime de Neylton nunca foram presas de verdade e agora os autores do crime também estarão livres.

  14. Sêo Barriga diz que ficou assustado na Festa de Santa Bárbara pois não encontrou com nenhum deputado ou político baiano. O único carro de som que existia na festa era do feirante Antonio Lima, ex-vereador.

  15. Será neste sábado, dia 17, a partir das 13 horas, no Colégio Militar do Salvador (Pituba), o almoço de confraternização de final de ano promovido pelos ex-alunos daquele tradicional estabelecimento de ensino do Exército brasileiro.

  16. Segundo esclareceu o professor Jayme Saldanha, da turma pioneira de 1957, quando o colégio ainda funcionava em Pitangueiras, "será uma maneira que teremos para encontrar colegas e velhos amigos, que o corre-corre da vida afastou". O acesso para o almoço, que será de adesão, é pelo portão da rua das Hortênsias.

  17. O deputado Arthur Maia, juntamente com o prefeito do município de Bom Jesus da Lapa, Roberto Maia, receberam garantias na noite de ontem, durante reunião com o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra e o secretário Nacional da Defesa Civil, Humberto Viana, que  o empenho das obras referentes à segunda etapa da Lagoa de São Gotardo serão autorizadas no que se refere às galerias e ao escoamento da lagoa até o Rio São Francisco.

  18. Em entrevista à Rádio Sociedade da Bahia, nesta quarta-feira (14), o secretário de Comunicação do Governo do Estado, Robinson Almeida, refutou as afirmações dos deputados estaduais Targino Machado e Carlos Geílson (radialista), de que houve interferência da Secom na saída deste último da Rádio Subaé, de Feira de Santana.
  19. "Tomei com espanto essa declaração do deputado Geílson. Isso só pode ser uma fantasia, pois nesses cinco anos à frente da Secretaria não tive um encontro sequer com o proprietário da Rádio Subaé e, agora, sou acusado de fazer um acordo para retirar um radialista do ar. O mercado de Comunicação conhece a nossa linha de trabalho. Realmente, foi uma surpresa pra mim", afirmou Almeida.

  20. O secretário reafirmou, ainda, o compromisso da Secom com a liberdade de imprensa e com a democracia, um dos preceitos básicos deste governo