Vereador agride a imprensa e amassa o jornal Correio em Dias D'Ávila
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A prisão de Marcos Valério na Bahia tem tudo a se relacionar com o escândalo do mensalão do governo Lula, em 2005, pois o operador usou fazendas falsas em empréstimos como o tomado no Banco Rural, sendo que, hoje, ex-dirigentes do Rural e que aceitaram essas "Terras do Nunca" (título dado pela PF à Operação baiana) dividem com Valério o banco dos réus no processo que tramita no STF.
2. Aberta no Supremo Tribunal Federal (STF) em agosto de 2007, a ação penal que investiga o esquema do mensalão está quase na reta final aguardando o voto do ministro Joaquim Barbosa. Em setembro último, os réus mandaram para o tribunal as alegações finais de suas defesas e há 5 meses o relator do processo, Joaquim Barbosa, prepara o seu voto.
3. Com a nova prisão de Marcos Valério relacionada ao mensalão, também já havia sido preso pela Operação Avalanche, em 2008, sob a acusação de formação de quadrilha, denunciação caluniosa e corrupção ativa, é provável que sua situação se complique ainda mais, embora, esses fatos relacionados com as fazendas fictícias de São Desidério já estejam na ação que tramita no STF.
4. A novidade, agora, é que o uso das fazendas falsas estava relacionada como garantia de empréstimo por Valério com uma empresa de Brasília e comprovou-se, também, o mesmo esquema com o Banco Rural, onde supostamente tomou dinheiro para distribuir no mensalão.
5. De NY, o publicitário João Silva, da Maria, envia-me uma mensagem pela rede social afirmando que a imprensa brasileira não deve tratar Marcos Valério como publicitário. Entende João que, publicitário, tem um currículo e MV folha corrida.
6. Fã do campeão mundial dos pesos pesados do UFC, Júnior Cigano, o vereador Paulo Magalhães Jr. (PSC) apresentou na Câmara Municipal o projeto que propõe o título de cidadão soteropolitano para o lutador.
7. O atleta é natural de Caçador, município de Santa Catarina, e está radicado na capital baiana há seis anos, onde iniciou a carreira.
8. ``Estou retribuindo o título histórico que Cigano dedicou aos baianos, fazendo dele, que construiu em Salvador uma família e uma vida profissional de sucesso, um cidadão desta terra``, justificou Magalhães Jr.
9. Procurando desqualificar o Firjan de Desenvolvimento Municipal, conceituado instituto pertencente ao sistema Sesi/Senai, que classificou a educação no município de Dias D'Ávila entre as 20 piores do estado, o polêmico vereador situacionista Jair Felesbino (PP) acabou, durante a última sessão da Câmara, se voltando contra o
Correio pela divulgação desta pesquisa numa de suas últimas edições.
10. Amassando um exemplar do jornal, afirmou, aos gritos, não poder levar aquele veículo de comunicação a sério, "por lhe faltar credibilidade".
11. A Casa do Benin - administrada pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) - apresenta seu "Natal Afro-brasileiro". Na exposição "Presépios Afro-Brasileiros" - que será aberta a visitação na próxima quarta-feira (7), às 15h - será apresentada uma releitura do presépio cristão, composto por personagens que contribuíram para a formação de nossa identidade cultural e étnica e das tradições africanas.
12. A releitura do presépio, idealizada pelas arte-educadoras Bárbara Rosendo e Régia Ribeiro, utiliza várias linguagens para a montagem, dando vida e característica própria a cada um dos personagens, com enfoque na lei federal nº 10.639/2006, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira".
13. Mas uma vez os associados do Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia - IAF tem prova da eficiência da instituição.
14. Assunto que só agora passou a ser discutido por algumas instituições de classe, a aposentadoria especial para algumas categorias de servidores públicos, cujas funções coloquem em risco a sua integridade física, prevista no novo modelo de previdência do servidor público em análise pelo Planalto, já está sendo objeto de um Mandado de Injunção impetrado no Supremo Tribunal Federal pelo IAF.
15. A ação que vem sendo patrocinada pelo escritório jurídico do Dr. Pedro Lenza, um dos principais constitucionalistas brasileiros, faz parte de um projeto coordenado pela vice-presidente do IAF, Dra. Lícia Soares e pela diretoria Jurídica, tendo à frente o Auditor Fiscal Maurício Costa Gomes.
16. A Embasa está instalando a rede de esgotos do Bahia Azul em Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas. Louvável. Agora, depois que esburaca as ruas e coloca a rede, o reasfaltamento dos locais é uma brincadeira. A falta de zelo e cuidados dessa empresa é brincadeira.
17. Não tem o mínimo cuidado e coloca uma borra de asfalto, deixa enormes buracos, tudo de uma forma amadora. Nem parece uma empresa estatal de porte. A qualidade dos serviços é nota 3, no máximo.
18. O DEM fez uma passeata pela paz, mas errou o bairro. A Barra é um lugar de paz, ainda que, de desordem, porque todo final de semana tem manifestações de toda natureza. O local onde o DEM deveria ter feito sua passeata seria a Pituba, bairro bastante violento, ou no Beiru. Nunca na Barra.