Museus do centro da cidade do Salvdor fecham no domingo de Santa Bárbara
MIDUINHAS GLOBAIS:
1. Líderes da pastoral da Criança de todo o estado da Bahia estarão reunidas neste sábado, 3, no Parque da Cidade, no bairro do Itaigara, em Salvador. O encontro marca os 25 anos de atuação da pastoral no estado. A programação será das 8h às 16h e inclui palestras, testemunhos e atrações culturais. Uma celebração eucarística marca o encerramento das atividades.
2. O foco do trabalho da pastoral é a qualidade de vida de crianças de 0 a 6 anos, principalmente no combate da mortalidade infantil. Cinco linhas de ação estruturam a pastoral: acompanhamento da gestante, saúde, educação, nutrição e cidadania.
3. No estado, por mês, existem 223 mil crianças com menos de seis anos e 12 mil gestantes sendo acompanhadas, por 30 mil voluntários, o que confere à Bahia o segundo lugar em número de atendimentos no país da pastoral da criança. 93 % dos municípios baianos e 91% das paróquias da Bahia contam com o trabalho da pastoral.
4. Os agentes trabalham todos como voluntários, na maioria das vezes na própria comunidade em que moram e além do compromisso com Jesus, eles precisam dispor de tempo para reuniões de avaliação e para fazer as visitas de acompanhamento das crianças e orientação dos pais.
5. Criada em 1983 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com a finalidade de diminuir os índices de mortalidade infantil causados pela desnutrição, a Pastoral da Criança foi, aos poucos, se espalhando pelo país.
6. De acordo com informações divulgadas no site da Pastoral, atualmente 4.066 municípios e 42.314 comunidades brasileiras contam com os trabalhos dos agentes.
**
7. Hoje encontrei o velho amigo Gabriel Saraiva, 87 anos de idade, no Salvador Shopping e fomos a um cafezinho. - Meu nobre jornalista, cumprimentou-me. - Diria que nobreza e grandeza estão no caro radialista, respondi perguntando como estava de saúde. - Em plena forma, respondeu convidando-me para uns pontinhos com uma bola de papel.
8. - Estamos no Shopping meu bom Saraiva, disse-lhe. - Não há de ser nada. Fiquei ai na posição de goleiro que vou mandar uma de calcanhar. E assim aconteceu, o velho-moço Saraiva, o qual só vai ao shopping andando, deu aquela firula e mandou a bola de papel no canto. Tive que dá uma de Tafarel em pleno shopping.
9. O governador Jaques Wagner estará presente nesta segunda-feira (5), às 17h30, na 53ª edição da Caravana da Anistia, realizada nos dias 5 e 6 de dezembro, no Teatro Vila Velha, em Salvador. O militante Carlos Marighella será o homenageado da vez.
10. Este primeiro dia será dedicado ao exame do seu processo de anistia. Na ocasião, também será lançado o Pró Memorial Marighella Vive, que reúne o seu acervo. No dia 6, serão julgados 17 processos.
11. Devido as comemorações da Festa de Santa Bárbara no próximo domingo (04.12), no Pelourinho, os museus vinculados à Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/IPAC) localizados no Centro Histórico não funcionarão neste dia, são eles: Solar Ferrão, Museu Tempostal e o Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica. Na terça-feira (06.12) eles voltam a funcionar normalmente.
12. Pré-Carnaval de Salvador com o arrastão da Tancredo Neves.
13. Marcelinho Paraiba apronta todas e depois tenta dizer que estão "armando" contra ele.
14. Dez anos de fundação (em tese) dos BRICs (Brasil, Rússia, India e China) tema que caiu na campanha a prefeito de 2004.
15. A vitória anunciada de diversos candidatos de movimentos políticos islâmicos, salafistas em particular, no primeiro turno das eleições parlamentares egípcias, surpreendeu e assustou os militares e os meios laicos.
16. "Al Nour, a surpresa do momento" é a manchete principal do jornal independente Al Chourouq, ao referir-se a um dos principais partidos muçulmano presente na cena política egípcia.
17. Segundo estimativas feitas pela imprensa, esse partido, fundado logo após os primeiros levantamentos populares contra Mubarak, obteria 20% dos votos - mais ou menos o mesmo percentual do estimado para o Bloco Egípcio (liberal), mas bastante atrás da Irmandade Muçulmana, que parece encaminhar-se para uma grande vitória.