Leitores do BJÁ querem Gabriela como personagem para rainha do Carnaval
Foto: BJÁ |
|
Arquidiocese monta Presépio Salvador na Avenida Paralela e inaugura dia 29 |
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A leitura do movimento praticado pelo deputado Marcelo Nilo (PDT), presidente da Assembleia Legislativa ao deixar o líder da Maioria, deputado Zé Neto (PT) a ver navios até boa parte da sessão de ontem, 22, sem saber que havia um projeto de lei sobrestando a pauta e impedindo, de prima, a votação da Lei Orgânica da Cultura, revela que se aprofundou a relação de distanciamento entre ambos, restando ainda se saber, até onde esse comportamento atingirá o governo Wagner ou não.
2. Nos bastidores, deputados da base governista admitem que Marcelo vem jogando mal desde quando se lançou como opção a pré-candidato a governador, em 2014, abriu uma dissidência com o secretário da Fazenda, Carlos Martins, e se apresentou quase como um adversário de Zé Neto. A questão, no entanto, é que Marcelo é presidente da ALBA até final de 2012 e o governo ainda precisa muito dele.
3. Nos episódios de ontem, o líder da Maioria e 99% da base sem conhecimento de que havia um projeto sobrestando a pauta; e de hoje, a sessão caiu quando se deveria votar por acordo o reajuste de equiparação salarial para os professores, com base no piso nacional (R$1.187,97), se denota, também, que há falhas enormes na assessoria parlamentar da liderança.
4. Há de se dizer, como já comentamos esse mesmo problema na época da liderança de Waldenor Pereira, que a liderança da Maioria comandando 42 deputados de diferentes partidos necessita de maior suporte, de profissionais mais qualificados, ainda que não se possa dizer que falta empenho ao pessoal existente.
5. Além disso, Zé Neto não pode ser a andorinha sozinha fazendo verão. São poucos os deputados que se apresentam na defesa do governo, alguns não o fazem porque desconhecem uma parte dos assuntos; outros por corpo mole; outros porque são da base e estão pra votar e arranjar obras em seus municípios; e isso leva uma sobrecarga enorme de trabalho para o líder.
6. Hoje, foi típico dessa situação. O deputado Álvaro Gomes (PCdoB), o qual até voltou a defender o governo (não tanto como na legislatura passada) presidia a sessão e havia dois deputados do PT no plenário e um do PSB. A oposição, que em parte estava alheia ao projeto de votação do reajuste para os professores derrubou a sessão por falta de quórum.
7. Houve, portanto, um ruido, uma gap, falta de comunicação com a base (tinha 43 deputados presentes na Casa com 8 apenas no plenário) e deu no que deu. E olhe, que desta feita, Marcelo Nilo estava longe, em audiência com Wagner e o prefeito de Feira de Santana. Dessa, portanto, não pode ser acusado de nada.
**
8. A senadora Lídice da Mata (PSB) e o prefeito Luiz Caetano (PT) participam na quinta-feira, 24, do ato político em que o Partido Socialista Brasileiro anuncia o apoio da legenda a Ademar Delgado, candidato do Partido dos Trabalhadores à Prefeitura de Camaçari na eleição municipal do próximo ano.
9. O ato acontece a partir das 18h, no Espaço Cultural Casa de Taipa (antigo Derba), em Camaçari, e contará também com a presença do vereador Alfredo Andrade, que retirou a candidatura para apoiar Ademar Delgado.
10. Com a confirmação do PSB, sobe para 11 o número de partidos fechados com Ademar, candidato apoiado também pelo prefeito Luiz Caetano. Na segunda-feira (28/11) é a vez do PCdoB anunciar o apoio, em ato com a presença do deputado Daniel Almeida (PCdoB). O PTB e o PRB continuam em negociações. 11. Diz-se que o Natal na Assembleia está de uma pobreza franciscana que o pessoal da Taquigrafia vai fazer uma "vaquinha" para decorar seu Papai Noel. O BJÁ vai dar umas cadernetinhas e canetas.
12. A Prefeita Moema Gramacho, de Lauro de Freitas, participa, nesta quinta-feira (24) em Brasília, de reunião do Comitê de Articulação Federativa da Presidência da República.
13. Na reunião, os ministros Ideli Salvati, de Relações Institucionais, Mirian Belchior, do Planejamento, Guido Mantega, da Fazenda, e Jorge Hage, da Controladoria Geral da União assinam Portaria Interministerial que trata da desburocratização dos procedimentos de convênios e contratos de repasse da União para Estados e Municípios.
14. O IBAMA e a ANP chegaram muito atrasados e despreparados no caso do vazamento de óleo Bacia de Campos. Agora, querem proibir a Chevron de explorar o pré-sal na base do autoritarismo.
15. Conferência Estadual de Cultura acontece em Vitória da Conquista entre 30 de novembro a 3 de dezembro. Puro lero-lero.
16. Seagri diz que Fenagro terá negócios de R$100 mihões em 6 dias. Chute puro.
17. O Rasta do Pelô ficou preocupado com essa matança de gatos no Imbuí pois tem Cici e Cecé um casal de bichanos.
18. Enquete do BJÁ sobre a personagem de Jorge Amado que deve personificar a Rainha do Carnaval de Salvador deu Gabriela Cravo e Canela com 39.66% dos votos. Como Gabriela tá na moda, vai ter remake da Globo com Juliana Paes, nada melhor para nossa queen.
19. Em segundo lugar, na nossa enquete, ficou Adalgisa Quadris Afro com 18.97%; terceiro deu Dona Flor com 13.79%; Tereza Batista e Manela de Iansã com 10.34%; e em quinto, Tieta do Agreste com 6.9%, por sinal, esta última já homenageada num dos carnavais de Salvador.
20. A edição desta semana de J&Cia traz os vencedores do Prêmio Embratel, homenageados em cerimônia do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Destaca também o retorno de Hermano Henning como editor-chefe do SBT Manhã, Paulo Tonet assumindo a Vice-presidência de Relações Institucionais da Globo, o início do Curso Foca Econômico da Agência Estado;
21. A inauguração da nova sucursal da Rede TV em Brasília e a estreia de Emanuel Mattos como correspondente de J&Cia em Porto Alegre. Em Memórias da Redação, Luiz Roberto de Souza Queiroz, o Bebeto, conta divertida história que viveu com Eduardo Brito da Cunha (Estadão) durante uma viagem à Europa.