ANP estaria aparelhada pelos companheiros do PCdoB e se perde na avaliação
Foto: Olodum |
|
Festiquilombo Zumbi, Dia da Consciência Negra, Olodum, Pelourinho, domingo 20 |
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A empresa americana Chevron não foi capaz de identificar o vazamento de óleo no campo petrolífero de Frade, na Bacia de Campos, e seu plano de emergência para acidentes não vem sendo cumprido provocando um enorme prejuizo ao meio ambiente, e até, de certa forma, corroborando a tese do governador do Rio, Sérgio Cabral, de que os estados produtores de petróleo precisam de royalties diferenciais dos demais, para cobrir eventuais catástrofes como vem acontecendo agora.
2. E o que é pior: as autoridades brasileiras, com a ANP "aparelhada" politicamente, não estão sendo capazes de enquadrar a Chevron que é uma multinacional poderosa, a qual trata o Brasil em segundo plano e teve que recorrer a Petrobras, que lhe emprestou dois robôs para detectar o vazamento. Esses são equipamentos que a Chevron deveria ter na sua plataforma, mas, não os tem.
3. Ademais, a empresa está jateando a mancha do óleo para o fundo do mar, os dados da quantidade do produto vazado são imprecisos, empurrando o custo ambiental para a natureza quando deveria recolher esse óleo em navios apropriados para isso. Carlos Minc, que é o secretário do Meio Ambiente do Rio (já foi ministro no governo Lula) está horrorizado e disse que vai enquadrar a Chevron nesta segunda-feira.
4. Veja como o assunto está sendo tratado. Parece até brincadeira: a Chevron diz que o vazamento em barris de petróleo foi de 882 (14 caminhões-pipa); a ANP diz que foram de 1.400 a 2.310 barris (22.2 a 36.7 caminhões-pipa); e a ONG Sky Truth, do geólogo Jonh Amos, que monitora vazamentos em todo mundo através de satélites garante que foram 15 mil barris, algo como 238.5 caminhões-pipa, por enquanto.
5. A ANP dirigida pelo ex-deputado Haroldo Lima (PCdoB) deveria agir de forma técnica, mas, não tem capacidade, e há denúncias de que a Chevron atua com trabalhadores imigrantes ilegais no Brasil, todos vindo dos EUA, alguns chegam pelo mar e não são sequer fichados pelo controle aduaneiro.
6. Diante de tanta trapalhada ninguém sabe até agora se o vazamento do óleo já foi contido ou não. Ademais, trata-se de um sinal de alerta para a euforia do pré-sal, sem observar as condições de segurança para essa exploração no futuro. É só lembrar do episódio da BP (Bristish Petroleum) no Golfo do Méxido, em 20 de abril de 2010, e o que aconteceu nos EUA.
7. O custo do derramento no Golfo do México foi estimado em US$40 bilhões, mas os cientistas e ambientalistas dizem que é muito mais e ainda não têm condições de fazer essa avaliação o que só poderá acontecer ao longo dos anos. Lembrando ainda que Obama se mexeu quando aconteceu o acidente da BP, o que seria de bom alvitre que a presidente Dilma fizesse o mesmo em relação a Chevron e a Bacia de Campos.
**
8. As principais lideranças de Oposição ao governo do Estado - deputado federal Lúcio Vieira Lima e Geddel Vieira Lima, pelo PMDB; Sérgio Passos, pelo PSDB; José Carlos Aleluia, Paulo Souto e ACM Neto, pelo DEM; César Borges pelo PR; e Ederval Araújo, do PPS - além do presidente estadual do PTN, João Carlos Bacelar, estarão no lançamento da candidatura de Luizinho Sobral a prefeito de Ierecê.
9. A reunião acontece na segunda-feira, 21, às 11h, na liderança da Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia. Esta será a primeira vez que todos os partidos de Oposição ao governo petista no estado se reúnem para o lançamento de uma pré-candidatura única.
10. Chamar atos de corrupção no Brasil e malfeitos é piada de mau gosto.
11. O túnel da Avenida Centenário está uma imundicie.
12. A Fundação Liberdade e Cidadania, órgão de pesquisa e assessoramento do Democratas, mandou à Espanha três jovens para participar de cursos sobre política e acompanhar as eleições deste domingo.
13. O treinamento é parte de uma programação anual estabelecida entre as fundações do DEM e do Partido Popular da Espanha. Os brasileiros ficam duas semanas em Madrid e La Coruna e em Bruxelas, na Bélgica.
14. Para o presidente da Fundação, José Carlos Aleluia, que também é vice-presidente nacional do DEM, a grande preocupação da Fundação e do partido, nesse momento, é estimular os jovens a participar da política.
15. O BB já emitiu 3.000 cartões pré-pagos em 1 mês de comercialização.
16. Humberto Martins poderá ser Sêo Nacib no remake de Walcyr Carrasco de Gabriela, em Ilhéus, TV Globo.
17. A cantora Ivete Sangalo fez uma bateria de exames do coração numa clínica do Hospital Português. Está legal.
18. Bom artigo do jornalista Nilton Nascimento (A Tarde) sobre o Afro XXI e o chover no molhado.
19. Brasil: 40.000 mortos no trânsito, em 2011/2010.
20. Gustavo Lima é o novo camarada a fazer sucesso no mundo da música sertaneja.