Livraria da EDUFBA tem bons trabalhos em promoção sobre movimento afro
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Durante esta semana circularam informes na Assembleia Legislativa dando conta de que o deputado federal ACM Neto (DEM) teria perdido o pique, o elã, a vontade de se candidatar a prefeito de Salvador, em 2012, o que abriria uma possibilidade enorme de uma candidatura "out-sider" do radialista Mário Kértész, este, por sinal, mostrando um bom apetite.
2. Um deputado que conversou com o BJÁ arguiu (em tese) que o deputado Neto estaria temendo a possibilidade de uma segunda derrota consecutiva, embora ele não tivesse a certeza de tal afirmativa porque o processo ainda está em curso e o próprio
Neto nunca lhe falara sobre este tema, especificamente. São apenas sinais, considerando-se que o PT está mais organizado e a candidatura Pelegrino já está a mil por hora.
3. Portanto, ao contrário do que aconteceu em 2008, quando Pelegrino disputou uma prévia com Walter Pinheiro e o processo de escolha do candidato do PT demorou demais para ser concluido, agora, o PT está em paz e organizado em bloco unissônio com Wagner/Dilma em torno de Pelegrino.
4. Neste sábado, no entanto, ACM Neto dá novos sinais de que se mantém na luta como pré-candidato e reuniu cerca de 150 pessoas, entre lideranças comunitárias e moradores do Nordeste de Amaralina, onde participou de mais uma edição do Fórum Comunitário da Cidadania, "A Cidade e Seu Futuro".
5. O tema dos debates foi a cultura. "Em cada esquina de Salvador há um artista, um compositor, um mestre de capoeira ou um pintor, por exemplo. O problema é que, por falta de oportunidade, muitos talentos se perdem", afirmou o parlamentar.
6. Idealizado pelo deputado ACM Neto e pela Fundação Liberdade e Cidadania, do DEM, os fóruns comunitários estão reunindo subsídios para o programa eleitoral do partido no ano que vem. Antes do Nordeste, outros três eventos foram realizados nos últimos dois meses: Vasco da Gama, Pernambués e Massaranduba/Mangueira. O próximo será realizado no começo de dezembro, no subúrbio ferroviário.
7. Vê-se, pois, diante dessa disposição de Neto, de que o jogo ainda está sendo jogado nas preliminares e o apito final sobre o candidato das oposição ficará para 2012, subentendendo-se que, tanto pode ser o seu nome na cabeça da chapa; quanto o de MK.
8. Não nos parece que o PSDB tenha fôlego para entar nessa disputa com Antonio Imbassahy na cabeça, e estaria havendo um afunilamento entre Neto e MK.
**
9. Como forma de homenagear o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro para lembrar a resistência do negro à escravidão, a Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) está promovendo, ao longo deste mês, diversas ações baseadas em livros e autores que privilegiam temas da história e cultura afro-brasileira.
10. A Livraria III, localizada no Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO), oferece ao público desconto de 20% em todas as obras publicadas pela Editora. O CEAO funciona como um canal de diálogo entre a universidade e a comunidade afro-brasileira.
11. Lá, a EDUFBA disponibiliza títulos como África negra: história e civilizações, de Elikia M'bokolo, e A representação social do negro no livro didático, de Ana Célia da Silva, lançado no último agosto.
12. A praça Tiradentes, conhecida como praça do Gastão, foi totalmente reformada e entregue à população feirense no início da noite desta sexta-feira (18). A deputada estadual Graça Pimenta (PR) participou da inauguração do equipamento acompanhada do prefeito Tarcízio Pimenta.
13. O Senado promove sessão especial nesta segunda-feira (21) para comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra e o Ano Internacional dos Afrodescendentes. Durante a solenidade, também serão homenageados o ex-senador Abdias do Nascimento e a Fundação Cultural Palmares e será comemorado o primeiro ano de vigência do Estatuto da Igualdade Racial.
14. O conjunto de homenagens foi requerido pelo senadores Paulo Paim (PT-RS), Lídice da Mata (PSB-BA) e Aníbal Diniz (PT-AC), entre outros. A sessão será no Plenário do Senado, a partir das 11h.
15. (Ex-blog Cesar Maia) Com a economia descendo a ladeira, a expectativa de um crescimento menor que 3%, vis a vis a bolha de crédito às pessoas físicas, o forte arrefecimento da demanda de bens de consumo, uma inflação fora do teto da meta, uma oscilação não esperada do câmbio, e o fantasma do desemprego surgindo, o voluntarismo tomou conta da presidente Dilma, sua assessoria política e equipe econômica. Muito longe da eleição de 2014, esse é um açodamento ingênuo e perigoso para ela e para o país.
16. (G1, 17) 1. Nos nove primeiros meses deste ano, o crescimento da atividade econômica, segundo dados do IBC-Br, foi de 3,19%. Com isso, houve desaceleração frente ao resultado dos oito primeiros meses deste ano, que foi de 3,43%. No primeiro semestre, a taxa de crescimento estava em 3,74% - abaixo também dos 3,94% de expansão registrados até maio.
17. (Folha de SP, 17) País cresce de 2,5% a 3% em 2011, diz Fiesp. O presidente da federação, Paulo Skaf, afirmou ontem que esse enfraquecimento da economia "não tem nada a ver com crise europeia". Ontem, a Fiesp também divulgou que a indústria paulista cortou 18 mil vagas de trabalho em outubro.
18. Sindipetro suspendeu a greve da Petrobras na Bahia.
19. A Alemanha e a Estônia são casos de sucesso das reformas levadas a cabo na União Europeia, de acordo com o barômetro Euro Plus Monitor, divulgado (15) por um grupo de trabalho europeu e pelo banco alemão Berenberg.
20. Tal barômetro lista os 17 países do euro em função do estado global da economia de cada país e da velocidade com que se estão a adaptar às dificuldades que a moeda única atravessa. "A Alemanha surge como uma história quase perfeita de sucesso de reformas" lê-se no documento que aponta que o país, depois de recuperar-se, em 2006 mercê de "reformas difíceis e impopulares".
21. A Estônia, por sua vez, surge como a economia com melhor desempenho nos dois indicadores, o que reflete tanto "o vigor do tigre báltico" como "o fato de Tallinn ter tido mais tempo para os esforços de ajustamento mostrar os resultados".