Quatro cidades baianas fazem protestos no movimento anti-corrupção
Foto: FP |
|
União contra a corrupção no movimento das redes sociais em todo país e na Bahia também |
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Salvador sedia na próxima quinta-feira, 17, o Encontro Ibero-Americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes (XXI Afro) com uma extensa pauta sobre a melhoria das condições de vida dessa população no Brasil e nas Américas. A grande questão no Brasil, segundo dados recentes do IDH está relacionada com as desigualdades sociais.
2. A renda subiu mas as desigualdades ainda impedem o avanço do país, tanto que empacou no 84 lugar, atrás da Argentina, Chile, Cuba, Uruguai e outros na própria AL.
A delegação brasileira dá alguns sinais de que vai centralizar algunas discussões na abordagem do racismo, o que tem sentido, mas não deve se apegar somente a esse viés, até porque a abordagem no mundo contemporâneo tem sido relacionado com a igualdade, o direito a todas as pessoas. Um passo bem mais à frente.
3, Uma dicussão mais ampla, ocupação de espaços, modernidade e igualdade de ações com outros países será bem mais salutar. Veja que já estamos no 9 ano do governo Lula/Dilma, muitos avanços já foram conquistados na sociedade brasileira também a partir da abertura do mercado (Collor) e da estabilidade do real (FHC/Itamar) e é preciso entender o que está se passando no mundo e não ficar na tecla isolada do racismo/anti-racismo.
4. Agora mesmo, a presidente Dilma anunciou que 1.2 milhão de crianças está saindo da condição de miséria absoluta com o seu novo programa (5 meses) do Brasil sem Miséria. Portanto, o XXI Af~ro não deve se perder em discussões para se jogar pra platéia e sim visando novas conquistas.
**
5. Leitor abusado (tipo torcedor do Bahia) lembra que o Instituto dos Auditores Fiscais (IAF) protocolou uma ação denúncia no TST contra o Ministério do Trabalho, gestão Carlos Lupi, alegando que houve fraude no registro do SINDESEFAZ, tudo porque não conseguiu registro do IAF Sindical na briga entre os ATEs e os auditores fiscais pela concessão do crédito tributário, lei aprovada pela Assembleia Legislativa, em 2009.
6. O IAF alegava que estava sendo preterido nas mesas de negociações da SAEB e a justificativa que teria sido dada pelo Estado era de que, sendo Instituto (IAF) e não sindicato, não teria representação na mesa. A direção do IAF então requereu o registro do IAF Sindical para abrigar os auditores fiscais, mas não conseguiu.
7. Segundo a direção do IAF, ponto-de-vista exposto numa das assembleias da categoria houve "forças ocultas" no Ministério do Trabalho que impediram o registro, forças que seriam do PCdoB (atreladas ao Sindsefaz) e ao PT (de Carlos Martins, secretário da Fazenda).
8. Salvo melhor juizo o assunto ainda rende no campo jurídico em busca desse registro.
**
9. Ex-vereador que morreu em Condeúbas tinha medo de viajar de avião. Pior que morreu no solo, pela hélice do avião.
10. (Ronildo Brito/Teixeira News) Ninguém sabe ao certo o que aconteceu, mas as prévias do Partido dos Trabalhadores em Itamaraju estão suspensas. Alguns dizem que a medida teria sido uma ordem da direção estadual do PT, que estaria tentando articular uma candidatura de coalisão, até mesmo para viabilizar as candidaturas a vereadores, que enfrentariam dificuldades pelo motivo das perdas dos aliados PCdoB e PSD, legendas que foram passadas para aliados ao prefeito Manoel Pedro.
11. Também existem comentários que a decisão de suspensão da disputa interna teria sido uma estratégia para unificar os demais candidatos em torno do nome de Dalvadisio Lima, aliado do deputado federal Valmir Assunção.
12. O certo mesmo é que ninguém sabe ao certo o que aconteceu, já que o diretório municipal do partido ainda não divulgou nenhuma nota sobre o assunto. Aguarda-se alguma informações oficial ainda para essa semana.
13. Quatro cidades baianas (Salvador, Alagoinhas, Feira e Conquista) se mobilizaram, de forma modesta é verdade, no movimento pelo combate à corrupção. Ao todo, nas 4 cidades, algo em torno de 600 jovens. De toda sorte já é alguma coisa. O movimento foi nacional.
14. Uma porcaria o serviço que a Embasa faz para instalar o Bahia Azul em Vilas do Atlântico.
15. Os vereadores Alfredo Mangueira (PMDB), Alcindo da Anunciação (PT) e o presidente da Câmara, Pedro Godinho (PMDB) devem protocolar hoje o projeto que limita a cada vereador a concessão de quatro títulos de Cidadão Soteropolitano por legislatura e que pede o fim da verba indenizatória.
16. Na Assembleia Legislativa a situação é ainda mais alarmante. Só agora foram concedidos 10 títulos de cidadãos baianos. Até para o novo arcebispo de Salvador, dom Murilo, que ainda não conhece a Bahia (chegou faz pouco tempo) já querem dar um título.
17. JAC Motors oficializa nesta quarta a instalação da fábrica na Bahia, em Camaçari.
18. O deputado Capitão Tadeu (PSB) pretende fazer na Assembleia Legislativa um amplo debate sobre a PEC 300 - que visa assegurar aos policiais o estabelecimento de um piso salarial nacional