Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PARTIDÁRIOS DE BIRA CORÔA DIZEM QUE DELGADO NÃO DECOLARÁ EM CAMAÇARI

Colégio Pio XII de Jaguaquara completa 50 anos de existência com festa
08/11/2011 às 20:14
Foto: BJÁ
Targino diz que "rifaram" Bira Corôa e protesta contra reunião paralela quando discursava
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Partidários do deputado Bira Corôa (PT) tem uma tese "sui-generis" para justificar a adesão do petista à candidatura de Ademar Delgado, secretário de Relações Institucionais de Camaçari e preferido do prefeito Luiz Caetano, diante do seu apoio no último domingo, quando se esperava um confronto e/ou bate-chapa entre os dois. Bira recuou, na prática, porque seria derrotado no voto.

  2. Mas, ainda assim, dizem seus partidários, o recuo foi apenas tático entendendo-se (essa é uma percepção dos biristas) que a candidatura de Delgado não decolará, não estaria havendo sinais de empatia com a população, sequer com os servidores públicos (diz-se que na festa do funcionalismo de Camaçari teria Delgado passado batido) e aí o PT terá que recorrer ao deputado Bira Corôa.

  3. Ainda segundo seus partidários, Bira estaria de posse de uma pesquisa de opinião pública onde ele está situado à frente de quaiquer nomes petistas, e, para que não seja apontado como obstáculo a unidade do PT em torno do candidato de Caetano, recuou. Mas, ainda assim, não teria jogado a toalha de vez a ponto de apoiar Delgado de corpo de alma.

  4. Por enquanto, portanto, estaria com meio corpo e meia alma. Procurado pelo BJÁ para falar desse assunto nesta tarde de terça-feira, 8, na Assembleia, Bira desconversou. Mas, disse que tem confiança no seu nome e continua à disposição do partido para à luta na sucessão em Camaçari. Não quis abordar a questão Delgado/Caetano.

  5. O assunto Bira Corôa e a sucessão em Camaçari repercutiu no plenário. O deputado Targino Machado (PSC) disse que "fizeram Bira Corôa renunciar em Camaçari numa atitude vergonhosa do PT e do prefeito Caetano e ainda vem a deputada Luiza Maia, PT (esposa de Caetano) a tribuna desta Casa agradecer a elegância do deputado Bira Corôa em apoiar Delgado".

  6. Para o deputado Targino quem perdeu a "corôa" foi o povo de Camaçari, pois, Caetano tomou a mesma atitude radical do ex-presidente Lula afastando Marta Suplicy do pleito paulista e colocando seu candidato de colete, Fernando Haddad. "O deputado Bira Corôa foi cassado em Camaçari e quero hipotecar nossa solidariedade e dar meus pêsames ao povo de Camaçari", completou.

  7. Nessa mesma linha falou em plenário o deputado Carlos Geilson (PTN) admirado com a atitude anti-democrática do prefeito Luiz Caetano, o qual impôs um nome do seu gabinete para ser o candidato desprezando a luta e a histórica política do deputado Bira Corôa.

  8. No twitter, a deputada Luiza Maia (PT) disse que os deputados da oposição não entendem do PT, a atitude tomada por Bira Corôa visa preservar a unidade do partido, e classificou a fala de Geilson de "boba".
                                                                          **
  9. José Carlos Aleluia como candidato a prefeito de Salvador é o "bode" na sala. Depois, retira-se o "bode" e entra ACM Neto, o verdadeiro bode.

  10. MK diz que não é candidato a prefeito de Salvador. Agora, quase todo dia dá entrevista numa rádio amiga e retransmite o programa na Metrópole. Até na rádio de Marcos Medrado que chamava de Marcos "Medradio" já esteve. Hoje, foi na Transamérica.

  11. Ou seja, MK não é candidato (ainda), mas constrói as condições para sê-lo. Tá certo: pra competir tem que fazer sua parte.

  12. Salvador tem três circuitos oficiais do Carnaval: Dodô (Barra/Ondina); Osmar (Campo Grande/Centro); e Batatinha (Pelourinho). Aí a Prefeitura quer fazer a abertura da festa na Praça Municipal. Esse JH já gosta de uma encrenca.

  13. A propósito, quando esses circuitos foram criados na época de Eliana Dumet/Paulo Gaudenzi, como Campo Grande/Centro era o local mais animado homenageou-se Osmar Macedo, o mais badalado inventor do trio elétrico, e colou-se o nome de Dodô, menos aclamado, no Barra/Ondina.

  14. Nos últimos anos, a situação se inverteu: o Barra/Ondina estourou de público e o Campo Grande/Centro decaiu. Já que JH está criando esse novo circuito poderia colocar o nome de Temístocles, que foi o terceiro homem que compôs o trio elétrico original, até hoje esquecido.

  15. Tem vereador vinculado a base do governo municipal doido para fazer uma auditoria na OSID.

  16. Na enquete que o BJÁ fez sobre a Baía de Todos os Santos apontando qual a expedição que a descobriu em 1501, os leitores (erraram) e apontaram Américo Vespúcio com 29.73% dos votos. Em segundo, (acertaram) indicaram Gonçalo Coelho (27.03%).

  17. Os demais votados foram: Pedro Álvares Cabral (18.92%); Gaspar Lemos (13.51%); Jacques Cartier (10.81%); e Cristovão Colombo (0%).

  18. A história é a seguinte: após a expedição de Cabral, que achou o Brasil em Porto Seguro (1500) este seguiu sua viagem para a Índia. Foi um desastre. Perdeu navios, se embaralhou todo no Cabo do Borjador e retornou a Portugal com poucas naus, um farrapo. Tanto que a história portuguesa o despreza. O grande navegador pátrio é Vasco da Gama.

  19. Ainda assim, quando chegou a Corte disse que havia descoberto novas terras ainda desertas e deixado dois homens nelas, e trazido consigo uns tupiniquins. Daí, a Coroa Portuguesa enviou uma expedição exploratória sob o comando de Gonçalo Coelho, obedecendo as coordenadas marítimas de Cabral, e o cartógrafo Américo Vespúcio a integrou na condição de mapear o novo mundo. 

  20. em outra enquete do BJÁ sobre a cobrança de pedágio na BR-324, estrada Salvador a Feira, 96.15% dos nossos leitores disseram que a cobrança deveria ser suspensa; e 3.85% apoiaram a ViaBahia.

  20. Se colocar o quinteto: ViaBahia, Embasa, Coelba, Vivo e Tim ninguém sabe qual é a pior. É o "Quinteto Desafinado" uma corruptela do "Quinteto Violado".

  21. Do deputado Carlos Geilson (PTN) em plenário na ALBA: - Os deputados do PT só falavam aqui de "herança maldita" dos governos passados e agora a gente vê pela pesquisa da Firjam que, a "herança maldita" continua depois de 5 anos.

  22. O deputado Joseildo Ramos (PT) diz que está confiante no projeto piloto da ADAB para instalar duas unidades de abate de frango caipira em Conceição de Feira e Irará.

  23. Choveu tanto em Salvador nesta terça que estava mais fácil fazer a travessia marítima Mar Grande a Salvador do que a travessia fluvial Bonocô/CAB.

  24. O deputado Targino Machado (PSC) disse que o PT já começou o processo de fritura do presidente da Assembleia, deputado Marcelo Nilo.

  25. O ex-aluno Dermeval Gama e suplente de vereador em Jaguaquara destaca celebração do cinquentenário do Colégio Pio XII, próximo dia 19, com desfile cívico dia 15 próximo, missa em ação de graças dia 18 e cerimonial no Jaguar Clube, dia 19.

  26. O colégio tem 2.500 alunos e é uma referência na região de Jaguaquara.

  27. Rilza Valentim faz reforma politica em sua administração. Fornecedores da Prefeitura estão se queixando de atrasos enormes nas faturas.

  28. O ex-senador e ex-governador baiano Waldir Pires (PT) convida a todos para a missa de seis anos de saudade de sua esposa D.Yolanda Pires. A cerimônia acontecerá nesta quarta-feira, às 19h, na Igreja de São Bento.

  29. O deputado estadual Carlos Geilson (PTN) comemorou a aprovação, por unanimidade, de projeto de lei relatado por ele, que autoriza o governo do Estado a ceder terras para a ampliação do Centro Industrial de Subaé (CIS) de Feira de Santana.

  30. Com a medida, disse o deputado, Feira de Santana voltará a ser atrativa para novos empreendimentos uma vez que o CIS não tinha condições mais de crescer por falta de terras. "Agora ele poderá voltar a receber novas indústrias e, assim, gerar empregos e renda para a população local", disse Geilson.