Nome bem baiano da mais importante mulher do inicio da história de Salvador
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Em enquete realizada por este BJÁ, de seis nomes colocados à disposição dos leitores, 53% apontaram o nome de Catarina Paraguaçu como sugestão para intitular a ponte Salvador/Itaparica, em 2018.
2. Em segundo lugar, ficou Yemanjá (orixá das águas do mar, no sincretismo religioso católico Nossa Senhora da Conceição da Praia) com 17%; em terceiro, Diogo Álvares, o Caramuru, com 11%; em quarto, Cacique Taparica (pai de Pagaguaçu) com 10%; em quinto, Kirimurê (nome tupinambá da Baía de Todos os Santos), com 5%; e em sexto Tupinambá com 4%.
2. De fato, Catarina Paraguaçu é um nome bem baiano e a personalidade mulher mais importante da história inicial da Bahia, figura que é pouco cultada no estado, salvo no 2 de Julho quando se configura na cabocla, símbolo pátrio mais importante da celebração cívica.
3. Ademais, Catarina nasceu em Itaparica e recebeu o nome de Quayadin, em Tupinambá, e viveu em Salvador já aculturada depois de casar-se com Diogo Álvares, em Caramuru, na França, em Saint Malo, em 1528. Não se trata de uma ficção como é o caso de Zeferina Baldaia saida da pena de Ubaldo Osório, mas, uma personalidade de carne e osso, com registro civil de casamento passado na Igreja de São Vicente, França.
4. Ao casar-se recebeu o nome de Catherine du Brézil em homenagem a esposa de Jaques Cartier (Catherine de Granches), o navegador francês que fazia negócios de madeira com Caramuru e levou o casal para a França. Depois aportuguesado para Catarina Paraguaçu.
5. Catarina inspirou Diogo Álvares a construir a capela e depois mosterinho beneditino da Graça, inspirou a igreja de Nossa Senhora da Vitória onde casaram alguns de seus filhos, comandou com Caramuru uma luta para expulsar Francisco Pereira Coutinho da Capitania da Bahia na guerra portugueses x tupinambás, portanto, um nome emblemático, histórico e super-baiano.
6. Claro que a decisão caberá ao governador da época, mas, desde já fica nossa sugestão.
**
7. O 1º vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Magalhães Jr.(PSC), voltou a criticar neste sábado, 5, a intenção da Saltur de transferir a abertura oficial do Carnaval, do Campo Grande para a Barra.
8. "Na próxima segunda-feira o Conselho do Carnaval se reúne para decidir onde será a abertura da festa, com tendência para a escolha da Barra. Se esse for o resultado vão cometer um atentado contra o Campo Grande, que precisa ser revitalizado, não perder mais uma atração. Assim é melhor anunciar logo o fim do Carnaval por lá ", disparou.
9. Tem razão o vereador Magalhães. Esse muda-muda da abertura do Carnaval, já aconteceu até em Cajazeiras, só faz descaracterizar mais ainda a festa já excessivamente camarotizada.
10. O Brasil é um país curioso: precisa de uma lei para referendar outra lei. No caso, dirigir bêbado é crime ou aqui ou na China.
11. Nem todas as ONGs metem a mão na grana. A maioria, sim. Mas, existem exceções.
12. STF mais uma vez na contra-mão da sociedade determina que político ficha suja senador João Capibaribe seja empossado.
13. Cuba e Líbia à frente do Brasil em IDH é de amargar. Nem Lula gostou.
13. Corregedora Eliana Calmon quer regras para festas de juizes patrocinadas por empresas. Que Justiça é essa? Eliana para presidente do Brasil.
14. Ronaldinho estaria passando fome. Está com dois meses de salários atrasados no FLA, algo em torno de R$3 milhões.
15. Rico é outra coisa: Copacabana Pálace está com ocupação 100% para o Reveillon do Rio.
16. Tão anunciando que o show de João Gilberto para Salvador está garantido, dia 9 de dezembro. Acredite se quiser.
17. Suplente vereador de Jaguaquara, Dermeval Gama, quer telefone de uso público na localidade do Alto do Silva. Acha que vai conseguir com a OI.
18. Lauro de Freitas/BA foi contemplado com duas Academias da Saúde, programa do Ministério da Saúde que busca estimular a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e de lazer.
19. O anúncio dos municípios contemplados foi feito nesta quinta-feira (3) pelo ministro Alexandre Padilha, durante a 11ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi).
20. Deputado J. Carlos (PT) não acredita que o Metrô Paralela fique pronto para a Copa do Mundo 2014.
21. Eleição na Espanha, dia 20 de novembro. Haverá um só debate dia 7 de novembro (TVE-ES transmitirá). Como sempre, fora da semana da eleição. Brasil é o único país do mundo que realiza debates na TV na semana da eleição (2 dias antes).
22. Eleições regionais na Colômbia teve um perdedor: o ex-presidente Uribe. Somou-se, em Bogotá, com o popular ex-prefeito e perdeu para esquerda. Perdeu eleição em sua área. Em Medellín (capital do estado), venceu candidato do Partido Liberal e no estado de Antióquia venceu o candidato do Partido Verde.
23. O Lobisomem de Serrinha tava querendo vir para o show de João Gilberto, mas desistiu. Disse que não é louco...
24. A senadora Lídice da Mata apontou a concentração de investimentos dos bancos de fomento na Região Sudeste como um dos maiores entraves para a redução das desigualdades regionais.
25. "Os estados nordestinos precisam se unir para reverter a lógica de concentração de financiamentos que faz com que o Banco do Nordeste, de forma contraditória, aplique 60% dos financiamentos nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, a mesma lógica de concentração dos investimentos do BNDES no Rio de Janeiro", declarou