Cresce a estrela do deputado estadual Zé Neto, líder da Maioria na ALBA
Foto: BJÁ |
|
Deputado Zé Neto (PT): "Foi uma vitória da Casa e do bom senso" |
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A Assembleia Legislativa da Bahia viveu nesta tarde de terça-feira, 1, um momento de maturidade e engrandecimento da Casa ao conseguir aprovar e instalar as 13 comissões e sub-comissões temáticas, a alma do poder e onde são discutidas às matérias, e ainda votar por acordo de lideranças o PL Plano Estadual da Juventude. Nunca se viu, pelo menos nesses últimos anos, despreendimento de ambas as partes Maioria e Oposição, para que a ALBA tenha plenitude de funcionamento.
2. Todo mundo cedeu. Sabe-se que a ALBA não vive momento de conforto em relação às suas finanças dentro de um orçamento bastante limitado para a sua dimensão, e é provável que isso também tenha contribuido para esse processo. O presidente Marcelo Nilo cedeu, o líder da Maioria, deputado Zé Neto (PT) também cedeu, a Oposição foi compreensiva e, no geral, todos sairam ganhando.
3. A Oposição, que tinha 3 comissões, passou a ter 5 considerando-se que a do Porto Sul ganhou esse status e a da Copa 2014, idem, com Augusto Castro (PSB) e Luisinho Sobral (PTN). Louve-se, a atitude e o despreendimento do líder da Maioria, deputado Zé Neto, até tido às vezes como "doido", que soube ser humilde, soube negociar sem impor situações absurdas, e manteve sob controle os pontos chaves e que interessam ao governo, a CCJ, Finanças, Educação e Saúde.
4. Em conversa com o BJÁ, o deputado Zé Neto (PT) considera que foi uma "vitória da Casa" e não quer atribuir a si, como um líder de maioria folgada e que até poderia ocupar mais espaços para a base, quaisquer tipos de "louros" e sim ao "bom senso". No entanto, situa que as dessavenças foram resolvidas em 48 horas, "e eu ainda sou considerado por alguns como doido".
5. O líder da Oposição, deputado Reinaldo Braga (PR) diz que, de fato, a Casa deu uma "lição de entendimento e só quem ganha com isso é o legislativo". Destaca que, as posições divergentes na política e nos embates em projetos que discordem, assim como nas avaliações de desempenhos de gestão do governo ficarão imutáveis. "Disso não abriremos mão".
6. Nessa nova configuração volta a emergir no cenário da ALBA, em plenário e nos bastidores, a figura do deputado Gildásio Penedo Filho, agora no PSD, o qual foi líder da oposição na primeira gestão Wagner e duro critico do governador petista, ainda reeleito pelo DEM, mas, já atrelado à força política e liderança de Otto Alencar. Passa a ser uma voz considerada doravante comandando um bloco com 13 deputados.
7. Vê-se, ainda, que nessa nova Assembleia que emerge a partir do PSD e das mudanças partidárias, o governador Wagner fica mais forte para "fazer" o sucessor de Marcelo Nilo, na Presidência, em 2013, bastando para isso querer. Marcelo, sem dúvida, perde força para uma eleição em 4 mandato salvo se Wagner o entronizar novamente, cenário que, hoje, é diferente do que aconteceu em 2011.
8. Mas, como as nuvens políticas se mexem bastante e a eleição ainda é em 2013, passando pelo pleito municipal de 2012, tudo poderá acontecer. A casadinha PT/PSD/PCdoB/PSB/PV elege o novo presidente.
**
9. Habemus Papam: Nesta comédia, o papa recém-eleito é obrigado a fazer terapia para se livrar de uma depressão. Nome original: Idem País: Itália. Direção: Nanni Moretti; Elenco: Michel Piccoli, Jerzy Stuhr e Renato Scarpa Duração: 102 minutos Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos. 35a.Mostra Internacional de Cinema, Sao Paulo, Brasil.
10. Paroano chega à Salvador. Lá pelo São João.
11. Assembleia Legislativa vai promover uma sessão especial comemorativa dos 50 anos da UCSAL, sob a presidência do deputado capitão Tadeu.
12. O Plano Estadual da Juventude aprovado pela Assembleia nesta terça-feira, 1, teoricamente é muito bom. Abrange diversos tipos de políticas públicos que se forem incrementadas ao longo dos 12 anos, como prevê a lei que deverá ser sancionada pelo governador Wagner, dará um salto de qualidade no atendimento aos jovens.
13. O Plano, salvo melhor juizo, não esqueceu de nada e até as comunidades indigenas, historicamente marginalizadas em quaisquer processos de melhoria da qualidade de vida na Bahia estão contempladas.
14. A Bahia tem dado muita atenção às reivindicações e projetos dos afrodescententes e esquecido, o governo Wagner até melhor nesse aspecto, os nativos, os donos originais da terra baiana.
15. Se não acontecer a mesma coisa que ocorreu com a LOJ (Lei do Ordenamento Jurídico) também aprovado pela ALBA na legislatura passa e que quase nada saiu do papel, o Plano Estadual da Juventude é um avanço.
16. Veja que coisa curiosa: hoje, na aprovação do Plano não tinha 1 jovem nas galerias da Casa. Era de se esperar centenas de jovens. E olhe que o deputado Yulo passou o dia todo no twitter conclamando para que aparecessem na ALBA.
17. Por que isso? Por que essa ausência? Ora porque o govrno, como faz nas Conferências da Juventude, não disponibilizou passagens de ônibus e tudo mais, lance, e hotel para trazer jovens do interior.
18. Moradores de Jaguaquara estão se queixando do governo do Estado que, até hoje, e lá se vão 2 anos de promessas feitas pelo governador em campanha, não realizou as obras da Cobertura da Feira, do Ginásio de Esportes e do Mercado de Cereais.
19. Deputado Leur Lomanto Jr (PMDB) diz que apoia deputado Euclides Fernandes (PDT) a prefeito de Jequié, para enfrentar Tânia Brito (PP).
20. Há informes precisos de que o prefeito Luis Amaral (PMDB) não vai à disputa para uma provável reeleição.
21. Governo garante desapropriação de área para empresários na Ilha de Itaparica para construção da provável ponte Salvador/Itaparica. Agora, o povo que morra.
22. O ex-prefeito Jabes Ribeiro (PP), Ilhéus, em conversa com o BJÁ na Assembleia nesta terça-feira, 1, diz que está confiante em sua candidatura, 2012. - E atual prefeito de Ilhéus e sua filiação ao PT, perguntei. Resposta de Jabes: #$%+*&@#. Ou seja, como não temos aqui na web sinais de cobras e lagartos tá dito.
23. Diz-se que na festa dos servidores de Camaçari, o prefeito Luiz Caetano só faltou carregar seu candidato a prefeito no andor, mas não teria empolgado nem os funcionários públicos.
24. Foi caos no trânsito da Bahia e de Salvador: 4 manifestações em estradas com queima de pneus e tudo mais.
25. Leitora do BJÁ, Sara Santiago, diz que ao chegar em Riachão do Jacuipe ficou assustada ao ler em outdoors: - Cidade monitorada 24 horas pela PM. Santo pai!
26. Pior faz a Petrobras e o governo do Estado que, ao invés de comprar placas de outdoors, banneres, transdoors para divulgar sua I Semana Náutica encheu os postes de parte de Salvador com placas. Coisa mais vergonhosa.
27. Depois a Petrobras fica falando em sustentabilidade, meio ambiente....
28. O deputado Elmar Nascimento (PR) faz parte da Mesa Diretora da ALBA e queria ser da Comissão do Meio Ambiente. Teve veto. Depois, Elmar compreendeu.