Oposição é para protestar e denunciar mazelas e não para nomear e destituir
Foto: Paulo Coutinho |
|
Mau tempo persiste em Salvador e parte da proteção da orla em Piatã desabou |
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A oposição quer se comportar como se fosse governo e, em episódios recentes, na Bahia e no Brasil, liberam notas à imprensa com declarações que ensejam desejos que só serão efetivados por quem ganhou as eleições e não por quem perdeu. Ora, dizer que o ministro Orlando Silva, do Esporte, está insustentável não tem o menor cabimento. Assim como, recomendar ou exigir que seja suspensa a cobrança de pedágios na BR-324, idem-idem.
2. A oposição cabe criticar, denunciar, revelar possíveis ilícitos e assim sucessivamente. E ao governo fica a tarefa, só dele, exclusiva, de manter um auxiliar no cargo ou exonerá-lo, bem como de punir uma empresa concessionária por má prestação de serviços. No Brasil, a pressão da sociedade (opinião pública) é quase nula para os governantes e a midia, hoje, tem uma força razoável.
3. Melhorou. Com Lula na presidência, opinião pública, oposição e midia valiam zero. Dilma é mais sensata, mais respeitosa (é só vê o tratamento que deu e dá ao ex-presidente FHC) e observa esses movimentos como importantes e até se orienta, quando o caso chega a ser um escândalo, como foi Antonio Palocci, por esse sentimento.
4. Essa mudança de paradigma é boa, alvissareira, e a presidenta se mostra antenada com o que acontece no mundo atual. Com isso, sua imagem perante à população só faz cescer. Nada, evidente, que a afaste de Lula, mas, nitidamente, são dois comportamentos opostos.
5. Na Bahia, o governador Wagner não dá muita bola a opinião pública e a midia. Não há sinais de envolvimento do seu governo em ilícitos, salvo alguns deslizes aqui e acolá analisados pelo TCE e revelados até prematuramente e pedidos da oposição para verificar alguns procedimentos na área da Saúde.
6. Mas, no âmbito de assuntos gerais, o governador tem sido lento ou pelo menos adota um modelo pouco perceptível de sua ação em defesa do estado, como aconteceram recentemente no pouco apreço que a FIFA/CBF teve com a Bahia e no desapreço da Via Bahia com a BR-324.
7. Wagner diz, como princípio, que não é de tocar bumbo. Ou seja, não faz alarde e atua na hora e na medida certas. Vive em alfa com a população baiana há 5 anos. Está dando certo esse seu jeito de governar. Paciência, é seguir em frente com seu modelo zen.
**
8. O cliente pode compar um iPhone em qualquer loja da Vivo. Em Salvador, SP, Rio, Recife, Shopping Barra, Shopping Iguatemi, Salvador Shopping e assim por diante. Agora, se o aparelho der um defeito e ainda estiver no seguro (1 ano) o cliente só pode reclamar (e/ou trocar o aparelho) na loja de origem da compra.
9. Ou seja, se você comprar um iPhone no Shopping Morumbi, SP, só pode fazer a reclamação lá. Se reclamar na loja Vivo do Shopping Barra, nada feito. Até se você comprar um iPhone no Shopping Iguatemi, vizinho do Salvador Shopping a reclamação só pode ser no Iguagemi.
10. Essa é a maneira como a Vivo trata os seus clientes. Se apresenta como uma multinacional em vendas e uma bodega no apreço ao cliente. Só falta oferecer água com sal.
11. Além dos 13 novos prefeitos na Bahia, o PT ganhou mais dois, um por decisão judicial (Abaré) e outro por Eleições Suplementares (Ourolândia), saindo de 67 prefeitos eleitos em 2008 e chegando a pouco mais de 80 prefeitos.
12. De acordo com o presidente estadual baiano, o PT está se preparando para as eleições em 2012, reforçando o papel dos seus Diretórios Municipais, através do debate amplo de táticas, alianças e candidaturas.
13. Em 15 anos, o número de turistas que chegou a Salvador de navio cresceu 1.067%. Saltou de 24 mil por ano, em 1995, para 280 mil em 2010. Esse incremento evidencia a vocação turística da capital baiana, revela a "herança maldita" deixada pelo PFL e também sinaliza para a necessidade de proporcionar uma infra-estrutura mais adequada.
14. A nova temporada de cruzeiros marítimos na capital baiana começa na próxima terça-feira, 25, e segue até 24 de maio de 2012, quando está prevista a passagem de 106 cruzeiros marítimos, consolidando Salvador como um dos destinos mais concorridos do Nordeste.
15. Para atender a esta demanda foi elaborado, numa iniciativa conjunta da Prefeitura de Salvador, Governo do Estado da Bahia e Governo Federal, o projeto do Terminal Marítimo de Cruzeiros Turísticos. A licitação para a construção do novo terminal foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 16 de setembro.
16. As obras estão orçadas em R$ 36 milhões e o recurso virá do PAC da Copa. A inauguração está marcada para o dia 13 de maio de 2013, data em que se comemora 100 anos da construção do Porto de Salvador. 17. Assinado pela Fundação Mário Leal Ferreira, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (Sedham), o projeto do Terminal Marítimo Turístico do Porto de Salvador adota uma arquitetura contemporânea, cuja edificação será ladeada por uma grande esplanada, que visa valorizar a visão da Baía de Todos os Santos.
18. O blog de João (JH) está em remodelação desde 15 de fevereiro. Pelo tempo deve retornar cheio de novidades.
19. O PCdoB de hoy não é o mesmo PCdoB dos velhos tempos. Naqueles idos um fio de bigode valia a honra; hoy, vale quanto pesa.
20. Leitor diz que Via Bahia, Coelba e Embasa são do mesmo naipe.
21. Taí uma sugestão para a Academia de Letras da Bahia: tornar Cyro de Mattos, poeta grapiuna, imortal acá.
22. O Rasta do Pelô que é Bahia quase doente quer saber se Joel Santana é treinador ou filósofo.
23. A Unesco deu início, nesta terça-feira (25), à capacitação de diretores de escola e professores da rede de ensino de Lauro de Freitas. Também participam coordenadores do Mais Educação e gestores do Escola Aberta, programas federais adotados com êxito no município. Agora vai!
24. Nesta quarta-feira (26), o Movimento Outubro Rosa em Lauro de Freitas será encerrado com visitação aos pontos iluminados de rosa, com saída do Restaurante Popular, às 18h, seguindo pelas Passarelas de Portão e das Flores, Secretária Municipal de Políticas para Mulheres, em Vilas do Atlântico, barquinho de entrada da cidade e Clínica Bem Querer, na avenida Beira Rio, quando será servido um coquetel.
25. Não conto quem foi o deputado da oposição que me contou esta: - Marcelo Nilo não conversou com Wagner, em Paris, sobre a suplementação orçamentária da Assembleia. Só conversaram sobre Cabernet Sauvingnon.
26. O maior legado que a Copa do Mundo de 2014 poderá deixar para o Brasil será a qualificação da mão de obra no setor de turismo. A afirmação foi feita pela senadora Lídice da Mata após audiência pública sobre a capacitação de trabalhadores visando o evento.
27. Pelo menos a senadora está com os pés no chão.
28. Faleceu o ex-vereador Antonio Bichara, aos 96 anos, contemporâneo de Osório Vilas Boas, Maltez Leone e outros famosos nomes daquela Casa.
29. No próximo dia 17 de novembro, às 18h, acontece o lançamento da Série Estudos e Pesquisas - Patrimônio Arqueológico da Bahia (SEP 88).
30. A publicação da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento, realizada em parceria com o Grupo de Pesquisa Bahia Arqueológica, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
31. Anunciada a ida da secretária Eva Chiavon para a secretaria geral do Ministério do Planejamento, em Brasília.
32. O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Pedro Godinho, preside hoje a solenidade de outorga da Medalha Thomé de Souza ao presidente do Superior Tribunal Militar, ministro Álvaro Luiz Pinto.
33. Uma exposição de fotografias, barcos e troféus de clubes baianos está programada para a próxima semana, em Salvador, dentro da I Semana Náutica da Baía de Todos os Santos, que acontece na capital baiana entre 3 e 13 de novembro.
34. Ilhéus sedia festival internacional de chocolate, em novembro.
35. Rafinha fica na Band e enfrenta geladeira até março.
36. Policiais terão aumento de 27.7%, em São Paulo.
37. Audiência da Record aumenta para 21% no horário nobre com PAN. Transmissão do jogo Brasil x México (1x0) foi uma lástima. O Brasil jogava normal e o locutor já chamava as jogadoras de heroinas.
38. Produção industrial do mês de setembro cai.
39. Presidente da Assembleia, Marcelo Nilo, vai entrar na briga diante do fechamento de 50 comarcas no interior da Bahia. Quer saber se o TJ pode adotar essa medida ou se teria que passar pela ALBA. Está consultando sua Procuradoria Jurídica.