Autoridade governamental do estado precisa se posicionar sobre a Via Bahia
Foto: BJÁ |
|
Chegada e saida de Salvador é esse "inferno" da foto, diariamente |
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. As reclamações sobre a Via Bahia e a privatização da BR-324, estrada que liga Salvador a Feira de Santana e representa o trecho viário mais movimentado da Bahia, são antigas desde que começou a cobrança do pedágio, ano passado, porém, nesta segunda-feira, 24, salvo melhor juizo, chegou ao ápice com protestos na via e um engarrafamento de 20 km de veículos leves e pesados.
2. A Bahia nunca assistiu nada igual. E, por posto, para não dizer que houve uma organização partidária por detrás do movimento, não havia politicos ou partidos insuflando os manifestantes em Passagem dos Teixeiras, área mais conflituosa. Resultado dessa anarquia: os ônibus que sairam das regiões Sul e Sudoeste da Bahia que estavam previstos para chegar na Rodoviária de Salvador às 5/6 horas, chegaram ao meio dia.
3. Foi um transtorno generalizado para ambulâncias, carros da polícia, socorristas, empresas, pequenos comerciantes, caminhões de cargas perecíveis e assim por diante. Um prejuizo incalculável, mais ainda para os mais pobres diante de paralisação de parte do SUS e aqueles que tinham consultas médicas e outros na capital. Foi, literalmente, um dia de cão.
4. Na Assembleia Legislativa da Bahia foi o prato do dia e a bancada da oposição, "bateu" a valer no governador Wagner e no governo da presidenta Dilma, e diz que vai entrar com uma ação judicial requerendo a suspensão do pagamento do pedágio, até que a Via Bahia realize as obras de melhorias na estrada e contemple as comunidades mais pobres que vivem às margens da BR.
5. Esse é um assunto recorrente na Assembleia e a bancada de Feira de Santana, o líder da Maioria, Zé Neto (PT), Graça Pimenta (PR), Carlos Geilson (PTN) e José de Arimatéria (PRB), os quais utilizam a estrada diariamente, falam com frequência das condições da BR-324, repleta de buracos, sem acostamento adequado, com filas nos guichês de cobrança e ninguém toma uma providência no sentido de punir a empresa concessionária.
6. São dois pedágios na estrada, um deles na altura de Passagem dos Teixeiras (onde hoje aconteceu o tumulto), Candeias; e em Amélia Rodrigues e os clientes ida e volta à Feira pagam R$6.40. Não tem escapatória. O líder da Maioria, deputado Zé Neto (PT) anda tão indignado com o problema que também já fez todo tipo de apelo a empresa concessionária.
7. A Via Bahia, de fato, fez alguns melhoramentos na BR-324, isso ninguém pode negar, mas, os trabalhos estão ainda muito a desejar. O recapeamento de trechos da estrada foi mal feito, choveu soltou, a buraqueira é enorme e a empresa, quase sempre, faz obras na via sem fazer a devida sinalização e em horários inadequados, sempre provocando enormes engarrfamentos.
8. Na Assembleia sobrou para o governador Wagner, o qual por ser amigo de Dilma foi o mais criticado e cobrado. A midia também bateu firme no gov e quem ouviu emissoras de rádios em Salvador e Feira pode verificar o enorme desgaste para o governo do Estado.
9. De nossa parte, temos comentado aqui neste BJÁ a desordem que se tornou a saída e chegada a Salvador, especialmente a chegada no inícios das manhãs e finais de tardes pela BR-324, sem fiscalização, sem a mínima organização, motoristas cortando pela direita e um engarrafamento permanente. Portanto, cremos que está na hora de dar um freio em toda essa bagunça.
10. Da forma em que se encontra, os problemas serão redobrados no final de ano e no verão e só quem tem a perder é a cidade do Salvador, já humilada pela FIFA, e agora com esse problemão na sua pauta.
**
11. De acordo com dados organizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a partir de informações dos partidos políticos, existem 15.381.121 eleitores filiados a uma das 29 agremiações em todo o Brasil.
12. Desse total de filiados, a grande maioria está concentrada em sete partidos, somando 10.374.547. São eles: PMDB (2.420.327); PT (1.566.208); PP (1.436.670); PSDB (1.410.917); PDT (1.212.531); e PTB (1.203.825); e DEM (1.124.069).
13. O prazo para que os partidos informassem a lista de filiados terminou no dia 14 de outubro. Essa atualização é determinada pela Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/1995 - artigo 19), segundo a qual todo mês de abril e outubro de cada ano as agremiações devem atualizar junto à Justiça Eleitoral os dados de seus filiados.
14. Os números mais recentes mostram que, nesse intervalo de seis meses entre abril e outubro, 1.885.618 pessoas se filiaram a algum partido.
15. Em nível nacional, o Partido dos Trabalhadores (PT) foi a agremiação que teve maior número de novas filiações no período: 155.715 eleitores. Com 149.586 inscrições, o recém-criado Partido Social Democrático (PSD) foi o segundo partido com maior número de novas filiações. O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) atingiu a terceira colocação, com 146.665 filiações no período.
16. Última legenda a obter registro no TSE, o Partido Pátria Livre (PPL) alcançou 12.372 filiações.
17. Já os eleitores que optaram por se desvincular de partidos políticos nos últimos seis meses somaram 560.476. O partido que registrou maior número de desfiliações foi o PMDB, com 86.243 baixas nesse período. Em seguida aparece o PSDB, com 59.962 desfiliações e logo após o PT, com 49.722.
18. Esse Marcos Lima citado na reportagem de Veja e beneficiário do deputado João Bacelar com um apartamento era um dos ícones do PT baiano. Falou-se muito por acá que seria isso e aquilo no governo do estado, coisa e tal, mas, parece que Ondina tem faro fino e não o nomeou para nada.
19. Guy Fawkes, o justiceiro solitário do filme V da Vingança, e a vassoura verde são as bolas da vez nos protestos contra a corrupção no Brasil.
20. Lembram daquele Beatle baterista Ringo Star! Vem ao Brasil com sua nova banda para shows em Recife, POA, Brasília, Rio e São Paulo. Salvador ele vai ver de cima quando passar de avião.
21. Em compensação, vamos ter o lançamento do novo CD e DVD do Parangolé.
22. Se colocar a Via Bahia junto da Coelba aí a parceria é boa.
23. O deputado João Bacelar diz que vai processar a revista Veja e a irmã. E até citou Sêneca, no twitter. Melhor seria deixar o OGU em paz.
24. Os empresários nacionais estão temendo que a China eleve suas exportações.
25. Segundo DataFolha, 73 milhões de brasis ainda lêem jornais, sendo que desse total, 21 milhões o fazem, diariamente. A internet, que chegou recentemente, já tem 50 milhões de brasis ligados na rede, sendo que, deste total 20 milhões usam a net todos os dias.
26. Tiro aqui pelo BJÁ que só tinha meia dúzia de leitores e já tem uma dúzia, inclusive o bispo e o frade Lopez, da Itália.
27. Tão dizendo que uma passeata contra a corrupção só junta 1 milhão de pessoas se reunir os gays e com o pessoal da marcha pra Jesus.
28. Quem matou Muammar Kadafi ninguém sabe ao certo, mas, que o homem tá morto muita gente viu e fotografou. Agora, quem matou Bin Laden até agora é um mistério e ainda tem gente que acha que ele tá vivo.
28. Perdi toda a minha barriga, diz um email que chega sempre. Aí v abre o email e recebe um cavalo de Tróia.
29. Bradesco inaugurou uma agência em Camamu, na Cidade Baixa, Avenida Beira Mar.
30. O governador Jaques Wagner participa nesta terça-feira (25), às 10 horas, da entrega de 500 novas moradias do programa Minha Casa, Minha Vida no município de Itaberaba.
31. Localizado no bairro Açude Novo (Avenida Mário Bergamo, Rua São José), na zona urbana da cidade, o Residencial Brisas da Chapada atende a famílias na faixa de renda de até três salários mínimos. Foram investidos R$ 18,49 milhões na construção dos imóveis, com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).
32. A Policia achou o carro que os 4 presidiários fugiram da Penitenciária de Serrinha, de segurança máxima. Os bandidos, nem sinal.
33. Otto Alencar tá é guloso: filiou o deputado federal Sérgio Brito ao PSD.
34. Vem aí o movimento Nossa Salvador com campanha publicitária de resgate da cidadania, com lançamento dia 27 próximo.
35. Leão encrenca volta a ser o técnico do São Paulo, sebe Deus até quando.
36. O governador Jaques Wagner recebe nesta quarta-feira (26) o Prêmio Darcy Ribeiro, em reconhecimento aos feitos do programa Todos pela Alfabetização (Topa).
37. Concedido anualmente pela Comissão de Educação e Cultura e a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, o prêmio reconhece instituições ou entidades cujos trabalhos ou ações merecem destaque na defesa e promoção da Educação no Brasil.
38. O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, também participa da solenidade, em Brasília.
39. Uma delegação do Equador, liderada pelo vice-ministro do Desenvolvimento Rural, Miguel Carvajal, esteve na Secretaria Estadual da Agricultura, com o interesse de promover uma relação bilateral entre Bahia e Equador no que se refere às estratégias e ações de desenvolvimento territorial.
40. A comitiva foi recebida pelo Secretário da Estadual da Agricultura em exercício, Jairo Carneiro, que ressaltou a importância da celebração do intercâmbio como forma de aproximar os dois países latinos americanos.
41. O novo anexo da Assembleia tem umas arcadas muito bonitas imitando desenhos do Alvorada, em BSB. A questão é que, quando chove, molha todo o hall. Com essas últimas chuvas os servidores já gastaram uns dez rodos colocando a água pra fora.
42. Os médicos que realizam atendimento ambulatorial na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) irão paralisar as atividades nesta terça-feira (25) e realizar manifestação em Salvador.
43. De acordo com informações do Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed), a ação deve começar às 8h com um café da manhã no Centro de Referência (Creasi) e às 10h os profissionais farão um manifesto em frente ao Shopping Iguatemi.
44. A deputada estadual Graça Pimenta (PR) considera que a situação requer cautela.
45. O equipamento de esterelização do Posto de Saúde Municipal do Alto das Pombas, Federação, está quebrado faz dias. Quando alguém quer esterelizar uma pinça tem que ir ao quinto centro.
46. Pedro Guerra, procurador geral do município, cotado para ser novo desembargador do TJ.