Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PRÉ-CANDIDATOS A PREFEITO RETORNAM AO VELHO E ABANDONADO SUBÚRBIO

Senador Lindbergh Farisas promete caras-pintas contra Dilma no Rio, dia 10
23/10/2011 às 21:01

Foto: Subúrbio News
"Estado de saúde" da avenida beira mar em frente a praia de Tubarão, Paripe
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. O Subúrbio Ferroviário de Salvador volta a ser objeto de desejo dos pré-candidatos a prefeito de Salvador. Toda eleição é a mems coisa: promessas, promessas e promessas à população dessa área da cidade uma das mais carentes em infra-estrutura básica e que sofre bastante com as chuvas e/ou com sol, em qualquer época do ano. Com chuvas, alaga; com sol, poeira.

  2. Agora mesmo, as escolas municipais em Periperi ficaram sem aula durante a semana passada e o colégio estadual de Praia Grande, idem, devido às chuvas. Alguns trechos de ruas estão intransitáveis, a estrada da Cocisa alagou completamente, a beira mar da praia de Tubarão está repleta de buracos e há muito lixo em vários pontos dos vários bairros do Subúrbio - Plataforma, Lobato, Paripe e Periperi, entre outros.

  3. A Comissão Especial de Acompanhamento dos Empreendimentos da Copa de 2014, realizou no último sábado (22), no Clube de Periperi o Fórum regional para discutir a copa e os possíveis legados que devem ficar para Salvador. O secretário da Casa Civil municipal e pré-candidato a prefeito em 2012, João Leão (PP) foi o primeiro a chegar e o primeiro a sair. Apareceu no evento deu bom dia e foi embora.

  4. Seguindo os mesmos passos de Leão o vereador Palhinha (PP) se desculpou com todos presentes, mais não ia poder ficar muito tempo por que tinha um sepultamento para ir. O vereador Sandoval Guimarães (PMDB) segurou a barra, e o centro das discussões que seria a Copa 2014, como ninguém acredita em legado algum, acabou saindo de cena e entrou em pauta os problemas do Subúrbio, que não são poucos.
 
  5. Feira de Periperi, Canal Paraguari, Pavimentação de rua, Escolas Municipais sem aulas e com muitas goteiras, transporte público deficiente e saúde ainda mais carente do que o transporte e a educação foram os campeões de reclamações.

  6. Quem também esteve fazendo pré-campanha no subúrbio foi o deputado Nelson Pelegrino, pré-candidato do PT, visando duas paróquias. Também faz parte do proselitismo eleitoral a visita a centros religiosos, de candomblés a igrejas católicas. Vale tudo nesse momento. 

  7. Agora, depois das eleições, são outros 500 e o velho subúrbio cansado de guerra continuará sua trajetória de sofrimento.
                                                           **
  8. O Rio de Janeiro se mobiliza no próximo dia 10 para promover uma grande passeata contra a decisão do Congresso (a matéria já foi aprovada no Senado) de distribuir os royalties da Petrobras (aqueles do pré-sal e que ainda estão no fundo do mar) de forma equitativa para todos os estados e municípios. O Rio, que é considerado estado produtor, não concorda com essa distribuição.

  8. Estima que vai perder alguns bilhões, no futuro, e do governador Sérgio Cabral (PMDB) ao senador Lindbergh Farias (PT) e mais uma parte da população, todo esse pessoal, inclusive com a promessa de novos caras-pintadas, estará nas ruas.

  9. O Rio tem emblema. Não diria que a República tremerá, mas, como certeza não é bom sinal para a presidenta Dilma, a qual já tem a difícil missão de segurar o ministro do Esporte, Orlando Silva, envolvido em muitas denúncias de prováveis ilícitos.

  10. Daqui até o dia 10 há a previsão de que a Câmara dos Deputados também vote essa matéria. Duvida-se. Mas, ainda assim é possível. Se acontecer a repetição do que foi aprovado no Senado, a distribuição igualitária dos royalties, o pepino cairá no colo da presidenta que dará a palavra final, ou aplicará um veto.

  11. O assunto é extremamente polêmico e desagrada os estados produtores, em especial, Rio e Espírito Santo. Na Bahia, alguns politicos do PT já fazem contas dos prováveis bilhões que chegarão ao Estado, isso em 2020. É muito otimismo antes da hora.

  12. Diria que cautela e caldo de galinha seriam as palavras de ordem. É só lembrar o que aconteceram com a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, eventos que se darão em 2013 e 2014, bem mais próximos quando a Bahia (Salvador, em especial) foi relegada a um segundo plano.

  13. O governador Wagner retorna da Europa neste final de semana após participar do Salão do Chocolate, em Paris, e deve se posicionar sobre esse tema e também sobre os royalties do pré-sal objeto de grande interesse. Um dos mais entusiastas defensores do pré-sal para todos é o senador Walter Pinheiro.

  14. Comentários dão conta de que a tabela da Copa do Mundo 2014 no Brasil está mais para reeleger Ricardo Teixeira na CBF do qualquer outra coisa.

  15.  O radialista Renato Ribeiro estará a partir de dezembro estreando junto com a Rádio Transamérica Hits em Feira de Santana, na frequência 99,5, no horário das 18h às 19 h, o Programa Rádio Repórter Hits. O jornalístico terá a participação também de Raimundo Tourinho e outros colaboradores.

  16. A mudança da Rádio Subaé para a Transamérica acontece após Ribeiro receber o convite do empresário Antônio Lomes, proprietário do grupo Lomes de Radiodifusão responsável também pela afiliada da Rádio Jovem Pan FM.
 
  17. A saída da Rádio Subaé se dá de maneira pacífica, "pois eu mesmo pedi para sair, tendo um respeito pelo empresário Luiz Pedro Irujo e o cooordenador da Rede Nordeste em Feira de Santana, João Pimentel. Os dez anos que passamos na Rádio Subaé foram muito importantes para o meu crescimento profissional e reconhecimento do público". 

  18. Quem também vai atuar em rádio é o jornalista Paixão Barbosa (ex-A Tarde), na Band News.

  19. "O governo do PT sabe cobrar pedágio, mas não sabe exigir um bom serviço para a população. Recém-privatizada pela Via Bahia, com apromessa de investimentos na melhoria e conservação da pista para oferecer mais segurança e trafegabilidade, a BR-324 está uma buraqueira só", denuncia o presidente do DEM, José Carlos Aleluia.

  20. Além de denúncias contra Orlando Silva, ministro do Esporte, diz-se que a briga hedionda dá-se entre Orlando x Agnelo Queiroz, hoje, governador de Brasília. É briga de foice, literalmente.

  21. E Feira de Santana, Camaçari e Conquista que queriam uma boabagem da Copa 2014 sendo sub-sedes da sub-sede Salvador? De repente podem hospedar a equipe do Casaquistão ou do Turquistão.

  22. Muitos elogios ao show recital de poesia de Maria Bethânia no SESC/Ginástico, Rio.

  23. Com o objetivo de socializar boas práticas na área educacional, acontece na quarta-feira (26/10), o 3º Seminário de Boas Práticas da Gestão Escolar, às 13h30, no auditório do Instituto Anísio Teixeira, em Salvador.  

  24. Parceria da Secretaria da Educação do Estado da Bahia com a Associação Baiana para Gestão Competitiva (ABGC), através do Comitê da Educação, o evento vai ser transmitido para todas as salas de videoconferência das Diretorias Regionais de Educação do Estado (Direc).

  25. As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.fieb.org.br/abgc/ e são gratuitas para gestores de instituições públicas. 

  26. Moradores do circuito Barra/Ondina tiveram um fim de semana de paz sem corridas rústicas e trios elétricos.

  27. A INB Caetité tem nova logo do francês Jerôme Polgnard.

  28. BHG abre 5 hotéis em Belém, até 2013. Rio de Janeiro constrói 18 hotéis até a Copa 2014. SP mais 22 hotéis incluindo Guarulhos até 2014. Salvador luta para erguer o Hilton e não sai do chão.
  
  29. Joseph Blater o CEO da Fifa vem ao Brasil para um encontro com a predidenta Dilma, em novembro.

  30. Bairros de Feira de Santana como Conceição I, Conceição II e Mangabeira chegaram a ficar 13 horas sem energia.

  31. Conceição Aranha, gestora de atendimento da Coelba de Feira de Santana e Região, disse que a demora de atendimento aconteceu devido ao alto número de queixas na cidade em um mesmo momento, apesar da ampliação do número de turmas de 50 para 90.

  32. Quanto a dificuldade de entrar em contato com a Coelba pelo 0800, a gestora orienta que as população procure atendimento também por outros canais de relacionamentos, a exemplo do site da Colba (http://www.coelba.com.br/) e agências de atendimento, que têm  endereços disponíveis também no site.

  33. O tempo normal de atendimento, segundo ela, é de até 3 horas na Coelba verão.
 
  34. A Política Nacional de Atenção à Saúde Integral da População Negra é tema de audiência pública, nesta segunda-feira (24), no auditório do Ministério Público do Estado da Bahia, em Salvador, envolvendo representantes de órgãos de saúde em três esferas de governo.

  35. Das 14h às 18h, serão discutidas medidas e estratégias que potencializem a redução das desigualdades em saúde para a população negra.

  36. Incentivar a pesquisa nas unidades da rede estadual de educação. Esse é o objetivo do I Seminário de Pesquisa Universidade - Escola que será realizado entre os dias 24 e 26 de outubro de 2011, das 8h30 às 17h30, no auditório do Instituto Anísio Teixeira.

  37. Cena baiana: um taxista fazia pipi no cercadinho da obra do Shopping Barra, hoy.
Chove chuva duplo.

  38. O início da semana legislativa em Salvador começa hoje. Na Assembleia, com o avanço do PSD haverá mudanças nas composições das comissões temáticas e na mesa diretora; na Câmara de Vereadores, a questão da saúde e a falta de verbas e o provável boicote de Solla são os temas mais quentes em foco.

  39. Estuda-se o feriadão do dia do servidor estadual para a próxima segunda feira, 31, para coincidir com o dia de finados. Emendar-se-ia de 30 de outubro a 3 de novembro.