Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

JOÃO HENRIQUE SUBMERGE NO EPISÓDIO DA FIFA E DÁ MAIS UMA AULA POLITICA

Governo do estado fica com maior desgaste sobre a frustação da Copa em Salvador
22/10/2011 às 21:00
Foto: BJÁ
Obras da Arena Fonte Nova com 27% concluidas e começando destacar estruturas
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. O ministro do Esporte, Orlando Silva, ganhou alguma sobrevida graças a determinação do ex-presidente Lula da Silva que recomentou ao PCdoB resistir e não entregar nem o Ministério nem o cargo e a presidente Dilma não o demitiu, embora haja evidências enormes de muitos desvios neste órgão público. Teria pesado na decisão da presidente o fato de Orlando, em sí, não ter colocado diretamente a mão na massa.

  2. Nos bastidores, auxiliares próximos à presidente afirmam que ela gostaria que Orlando se antecipasse e formalizasse sua exoneração, sinal que o partido e o próprio ministro se recusavam a emitir, sobretudo depois do respaldo de Lula. Mas, ninguém sabe até quando essa marca do pênalti vai perdurar porque a cada momento surgem novas denúncias e Dilma pode até engolir um "sapo barbudo" uma vez, mas várias vezes jamais.

  3. Esse não é o perfil da presidente. Ademais, Orlando Silva, a essa altura do campeonato (já que estamos falando do segmento esporte) está queimado no círculo esportivo nacional e internacional e praticamente sem interlocução para mediar qualquer tipo de encontro. Como o Brasil vai sediar uma Copa das Confederações (2013) e a Copa do Mundo de Futebol (2014) vê-se quanto é delicada a posição do governo.

  4. Ter na pasta uma figura "nati-morta", sem voz, sem moral, sem poder aparecer num evento público arriscado a tomar vaias imagina-se que é uma situação bastante constrangedora. É só lembrar que o presidente Lula com toda a popularidade, o governo investindo no Pan Rio, em 2009, levou uma vaia sonoríssima quando compareceu num evento com Sérgio Cabral.

  5. Orlando ganha um terceiro tempo no jogo, porém continua balançando.
                                                  
  6. Na Bahia, as peripécias no Ministério do Esporte vão causar um imenso estrago nas candidaturas do PCdoB a prefeitos, em 2012, casos de Alice Portugal (Salvador) e Jean Fabrício (Conquista) estes já lançados, e outros tantos que estão no páreo, como o prefeito Isaac à reeleição, em Juazeiro, porque os comunistas terão que dar explicações à população. 

  7. Ora, lembrando que se trata de um assunto relacionado ao esporte, bastante popular, imagina-se o que os adversários poderão aprontar com esses candidatos com seus marketings virais, do tipo "a bola do segundo tempo e a lama" e assim por diante. Até então, o PCdoB se apresentava incólume nos pleitos, mas, a partir de Orlando Silva e dessas denúncias o quadro se modificou.

  8. E não pense que o PT esteja detestando isso, pois, supõe-se que está torcendo pela queda de Silva e sua trupe, até para melhorar a performance de Nelson Pelegrino e Guilherme Menezes, os candidatos deste partido em Salvador e Conquista, e que enfrentam dissidências em suas bases de apoio. Para o PT (nunca vão dizer isso) quanto pior para o PCdoB melhor. Pelo menos, nesse momento.

                                                       **
  9. Recentemente, em Salvador, o deputado federal João Bacelar (PR), denunciado por enriquecimento com base em emendas no OGU (vide revista Veja deste final de semana) promoveu um casamento considerado "do século".

  10. O Governo do Estado, através de 14 Secretarias, passou a semana em diálogo com representantes das 15 etnias da população indígena, com a presença de 40 caciques e mais de 20 lideranças de diversas aldeias do Estado da Bahia.

  11. Um dos principais encaminhamentos foi a instalação de um Grupo de Trabalho (GT-PTO) com a participação da PGE, FUNAI, INCRA E SESAI (órgão do Ministério da Saúde), além das Secretarias que compõe o PTO, e dos representantes da população indígena. 

  12. O GT-PTO será coordenado pelos chefes de Gabinete da SJCDH E SERIN, que terão atuação permanente para assegurar o cumprimento dos compromissos firmados neste encontro.

  13. O senador Walter Pinheiro postou no seu twitter: "Quem é o sabidão que se esconde na caneta da jornalista? Meta da presidenta é cortar R$50bilhões do OGU 2012". 

  14. O deputado federal Nelson Pelegrino, pré-candidato do PT em Salvador, gastou sola do sapato. Foi visto neste sábado em Bariri, no Subúrbio Ferroviário, na Paróquia de Nossa Senhora Mãe.

  15. Já o provável pré-candidato do PMDB, radialista Mário Kértész, fez caminhada nas alamedas do Shopping Iguatemi.

  16. A Casa dos Cartuchos do Shopping Barra vende cartuchos recarregados para impressoras HP Officejet sem a tinta. O cliente já reclamou duas vezes desse esquecimento.

  17. Prossegue até domingo, 23, a exposição da VIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Shopping Iguatemi.

  18. São várias atrações, que podem ser conferidas tanto no estacionamento, quanto nas diversas praças e alamedas, gratuitamente. No Galpão de Ciência, por exemplo, os jovens podem participar de oficinas de astronomia, conhecer  um planetário e visitar a exposição de painéis "Paisagens Cósmicos da Terra ao Big Bang".
 
  19. Os temas das oficinas incluem: dimensões da Terra, do sistema solar e a construção de um espectroscópio.

  20. O prefeito João Henrique (PP) foi inteligente em relação a atitude da FIFA/CBF com Salvador relegando-a a um segundo plano na Copa das Confederações e colocando 6 jogos da Copa do Mundo de 2014. JH não emitiu nenhuma opinião, submergiu, e deixou que o desgaste maior ficasse com o Palácio de Ondina.

  21. Uma pessoa do meio político do prefeito me disse o seguinte: - O prefeito queria o Bus Rapid não conseguiu. O prefeito quer mais verbas para o Metrosal, o governo federal amarra. O prefeito quer resolver o problema da Orla Atlântico e não há sinais de apoio do governo estadual. O Parque de São Bartolomeu que é uma obra nitidamente municipal, Pelegrino já disse que é dele.

  22. Dessa forma, o prefeito calado estava, calado ficou sobre o episódio da FIFA/CBF com a Bahia. É mais ou menos como se dissesse assim: - O problema não é meu e sim do governador.

  23. Em sendo assim esse raciocínio politico, e JH é mestre em política, o metrô da Paralela é com o governo, a Fonte Nova é com o governo, a Orla Atlântico é com o governo, São Bartolomeu é com o governo, o Metrosal Bonocô, idem. As Copas idem-idem. Daí, que, quem tem seu carvão molhado que abane.

  24. A partir desta segunda-feira (24), o presidente do DEM e a diretoria da Fundação Liberdade e Cidadania (FLC/DEM) reúnem-se com o CDU e a Fundação Konrad Adenauer (KAS/CDU) em Berlim e depois em Madrid com o PP e a Fundação para Análise e Estudos Sociais (FAES/PP).

  25. As reuniões em Berlim serão com o presidente da KAS (e ex-presidente do Parlamento Europeu), o secretário geral e diretor do departamento de cooperação internacional da KAS, com o diretor geral da CDU na Alemanha, com a Confederação Alemã das Indústrias, incluindo o gerente do projeto WinWin 2014-2016.

  26. (O Hoje, 25/08) 1. Ao longo dos últimos 70 anos os meios de comunicação de massa se consolidaram e fecharam um círculo para a formação da cultura de massa, mas vêm perdendo força com o advento das redes sociais da internet.

  27. Sob essa ótica, o investigador de ciências da comunicação da Universidade de Buenos Aires e de estudos culturais no Instituto Gino Germani, Mario Carlón, deu uma palestra em Goiânia.
 
  28. A ideia central da conferência apresentada é o fim de uma etapa, de um período, onde esses meios surgiram, se consolidaram e se tornaram hegemônicos, criando a convergência dos meios de comunicação.

  29. A internet tá mudando tudo.

  30. A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria da Fazenda, vai antecipar este mês para o dia 28, próxima sexta-feira, o pagamento da folha de servidores. A antecipação foi anunciada pelo prefeito João Henrique.

   31. "Como aconteceu no São João, conseguimos antecipar este mês o pagamento de todos os servidores municipais. Assim, todos os funcionários municipais de Salvador estarão recebendo seus salários. É uma demonstração do resultado positivo que estamos obtendo na busca de equilíbrio financeiro" destacou o prefeito.

  32. Ananias, ex-Bahia, foi quem marcou o terceiro gol da Portuguesa e que leva o time paulista de volta a primeira divisão.

  33. O Conselho Estadual de Educação (CEE) realiza no período de 23 a 25 de outubro, a XIII Reunião Conjunta com os Conselhos Municipais de Educação da Bahia, no centro de Convenções de Ilhéus.

  34. O encontro contará com a participação do secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, além de conselheiros de educação, dirigentes municipais e professores. 

  35. A Portela vai homenagear a Bahia no Carnaval 2012. Resta saber se o samba vai se de graça ou se tem custos.