Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

TOM ADMITE CANDIDATURA EM JEQUIÉ PELO PV E LAMENTA ABANDONO DA CIDADE

Deputada Maria Luiza se separa do prefeito JH e ingressa no PSD de Otto Alencar
19/10/2011 às 20:04
Foto: BJÁ
Ex-deputado Ewerton Almeida, Tom, diz que fará uma campanha modesta, bem focada
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. O ex-deputado Ewerton Almeida (Tom) admitiu ao BJÁ nesta quarta-feira, 19, que poderá ser candidato a prefeito de Jequié, em 2012, pelo PV. Desiludido com o PMDB e triste com a gestão do prefeito Luis Amaral, com alto índice de rejeição junto à população, Tom diz que há espaços na disputa para o próximo pleito, embora veja nomes bastante competitivos desde então.

  2. "Caso seja candidato, e isso vai depender do meu novo partido e das alianças que fizer, vou fazer uma campanha bem focada em temas específicos, sem muitos gastos", diz Tom acreditando que, com essa tese, pode sensibilizar o eleitorado de Jequié, cidade que passa por uma situação decadente.

  3. Tom não vê como Amaral possa recuperar sua imagem até o próximo ano, nem com as prováveis obras anunciadas com financiamento pela Caixa para calçamento de várias ruas. "Não há como se colocar dinheiro onde há inadimplência e nós já protestamos contra isso junto ao órgão financiador", comenta.

  4. Em Jequié, além de Tom, estão pré-candidatos ou pelo menos ensaiando os primeiros passos Sérgio da Gameleira, pelo PT, hoje, preferencial nesta legenda ao ex-deputado Isaac Cunha; o próprio prefeito Luis Amaral, PMDB, apto do ponto de vista da legislação eleitoral em disputar a reeleição; deputado Euclides Fernandes, PDT;

  5. O vice-prefeito Eduardo Lopes, PSB, para muitos o prefeito de fato e secretário de Saúde municipal; Tânia Brito (PTB), esposa do deputado Roberto Brito, nome bastante denso eleitoralmente; e uma possibilidade de Alan Biondi, atual presidente do PMDB.

  6. Esse é o quadro em Jequié. O que se estranha nesta cidade tão destacada na politica baiana, terra de dois ex-governadores (César Borges e Lomanto Jr) é a performance tida como "apagada" do prefeito Luis Amaral, ex-deputado, figura carismática e que venceu o último pleito quando não se acreditava nele, se encontrar com tanta rejeição.

  7. Mas, politica é uma arte e ninguém pense que Amaral esteja "morto".
                                                      **
  8. A deputada Maria Luiza, ex-primeira dama de Salvador, deixa o PSC e integra o PSD de Otto Alencar e Gilberto Kassab passando a integrar uma bancada, agora, com 12 deputados na Assembleia, 2 a menos do que a bancada do PT.

  9. Com isso, uma nova configuração vai ser feita nas comissões temáticas da Casa, a oposição perdendo mais uma presidência e também na Mesa Diretora.

  10. Diz-se, na Assembleia, que já teria sido passado o papel da separação política e pessoal de Maria Luiza com o prefeito João Henrique.

  11. Quando o Fórum Empresarial fez um encontro com a imprensa e anunciou o projeto do horário de verão para a Bahia e o apelo que faria ao governador Wagner, as centrais sindicais e outros cairam "matando" em críticas e disseram que iriam esmagar com o trabalhador e assim por diante.

  12. Bastou Wagner topar implantar o horário de verão que não se ouviu mais nem um pio da coruja. Até o Sindicato dos Rodoviários que comentou horrores, até em mortes diante da violência de acordar 3 horas da manhã, ficou mudo.

  13. Esse "galego" é poderoso com os sindicatos.

  14. A Prefeitura de Salvador bem que deveria dar um chega pra lá na Osid diante da cobrança de débitos atrasados, pagar as contas e assumir os postos de saúde. Conversas de bastidores na Câmara dão conta de que as faturas da Osid são muito altas para os serviços que presta.

  15. A corregedora do CNJ, Eliana Calmon, fará palestra na UCSAL nesta quinta, 20. É a mulher que falou sobre os "bandidos de toga" na Justiça brasis.

  16. A chamda grande imprensa baiana está lenta na investigação sobre o programa "Segundo Tempo", do Ministério do Esporte, no estado. O que se comentou na Assembleia, hoje, é que existem muitos furos, especialmente de ONG vinculadas ao PCdoB.

  17. Em Juazeiro, vereador do PSDB, já mandou convocar uma dessas gestoras para comentar o assunto na Câmara.

  18. (J&C) No vaivém das redações, Alberto Villas da Diretoria de Jornalismo do SBT - com uma entrevista exclusiva de Paulo Nogueira, seu provável sucessor - e de Ana Paula Alfano, da edição-executiva do Diário de S.Paulo, bem como a permanência da indefinição no comando de EBC.
 
  19. A edição traz também detalhes da reestreia do Roda Viva, da TV Cultura, agora sob o comando de Mário Sérgio Conti, e a polêmica entrevista com Cabo Anselmo, agente duplo da ditadura. 

  20. O presidente do novo Código de Processo Civil, deputado federal Fábio Trad (PMDB/MG) e o relator dep fed Sérgio Carneiro (PT), fazem conferência dia 21 próximo no auditório do TJ/BA, CAB, em Salvador, 14h.

  21. Tão dizendo que na Federação Brasileira de Canoagem há furos do programa "Segundo Tempo", do Ministério do Esporte.

  22. Chocolate da Bahia está analisando a possibilidade, real, de sair candidato a vereador pelo DEM, em Salvador. Acha que tem chance, no gogô, e vai fazer até um jingle para embalar sua candidatura
.

  23. Nesta quinta-feira, 20, acontece na Assembleia Legislativa uma sessão especial em memória do cineasta baiano Glauber Rocha, com palestra do jornalista João Carlos Teixeira Gomes (Joca), às 15h, no plenário, sessão a ser presidida pelo deputado Álvaro Gomes, PCdoB.

  24. Para tratar de assuntos referentes a segurança pública em Jequié, o deputado Euclides Fernandes (PDT) esteve em audiência com o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa.

  25. Jequié, que era uma cidade pacata, virou um "inferno".

  26. O município de Conceição do Jacuípe comemora 50 anos de emancipação política nesta quinta-feira (20). Para celebrar a data, a deputada estadual Graça Pimenta (PR) apresentou moção de congratulações na Assembleia Legislativa (AL).

  27. Depois de participar de reunião na Casa Civil com a secretária Eva Chiavon e o secretário de Relações Institucionais, César Lisboa, que apresentaram ao deputados o EIA-RIMA do Porto Sul, o deputado Augusto castro aproveitou para cobrar de Lisboa uma posição sobre a implantação da Região Metropolitana de Itabuna e Ilhéus.

  28. Quis saber das intenções do governo, uma vez que a RM de Itabuna já está prevista nas Disposições Transitórias da Constituição Estadual e mesmo assim a de Feira de Santana foi implantada antes.

   29. O secretário informou que o Estado está realizando estudos e que, a princípio, a de Itabuna e Ilhéus é a mais viável.

  30. A Comissão da Verdade, que deverá ser criada para investigar as violações de direitos humanos durante a ditadura militar, deve ter como foco fazer justiça e não apenas levantar os fatos.
 
  31. A afirmação foi feita pela senadora Lídice da Mata (PSB-BA) durante audiência pública realizada na Comissão de Direitos Humanos.