Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

DELEGADO ADVERTE WAGNER PARA AUDITAR TODAS AS ESCUTAS TELEFÔNICAS

BJÁ sugere nome de Catarina Paraguaçu para ponte Salvador-Itaparica
18/10/2011 às 20:01
: Adenilson Nunes
Wagner, mãe e irmã do baterista do Estakazero e cel Rivaldo Ribeiro, chefe da CMG
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Repercutiu nos bastidores da Assembleia o artigo publicado em A Tarde, nesta terça-feira, 18, e assinado pelo delegado de Policia, Valdir Barbosa, intitulado "Carimbado e recarimbado, ou Síndrome dos Barbosa", no qual faz referência ao processo administrativo imposto à sua pessoa em possíveis grampos que teria acontecido no ano de 2003, gestão Kátia Alves, para beneficiar o senador ACM.

  2. Documento valioso, Valdir narra como mudou a trajetória de sua vida profissional a partir daquele episódio, a situação em que se encontra hoje, à disposição do TCE, um encontro recente que teve com o governador Wagner, em SP, confidências, carimbos, injustiças e chega até o novo episódio posto novamente na midia, os novos possíveis grampos que estariam sendo cometidos contra Geddel.

  3. A parte mais contunde do artigo se situa nos últimos três parágrafos quando o articulista cita que "o governador afirma que inexiste esta hipótese. Diz não estar mais no governo quem agia usando deste expediente, portanto sentencia, olvidando senões comprometedores, mas esquece detalhe importante. Ao invés de dar voz, vez e espaço a quem deles precisa, melhor seria determinar que fossem auditadas todas as escutas realizadas pela Segurança da Bahia nos últimos anos".

  4. O delegado lembra ainda no artido que "o secretário, acusado pelo ácido Lima, foi o chefe da Inteligência, órgão que controla todas as escutas e monitoramentos do estado. A tecnologia de ponta consegue, hoje, até mesmo abrir áudios em telefones celulares desligados". 

  5. Por fim, o delegado Valdir Barbosa comenta: "Certamente desmentida a incriminação fruto de um trabalho técnico isento e rápido, poria a salvo o jovem secretário (Maurício Barbosa) de amargar suspeitas, submeter-se a procedimentos infindáveis, decadentes ou prescritíveis, mas que deixam marcas indeléveis. Afastar-se-ia de vez o perigo da síndrome dos Barbosa. Não somos parentes, mas levamos o mesmo sobrenome. É no mínimo imprudente dar sorte ao azar do destino".

  6. O artigo de Barbosa não chegou a ser comentado na tribuna do plenário. O BJÁ conversou com três deputados sobre a matéria, dois deles da base do governo. Um deles disse o seguinte: "O artigo é muito bom, revelador, histórico e feito por quem está sofrendo na pele uma injustiça, sem reparação".

  7. De fato, comentário nosso, ao situar no título que foi carimbado (por ter participado do governo ACM, na cúpula da SSP) e recarimbado (por ser competente policial e hoje se encontrar no exílio, fora do que mais gosta e foi preparado para atuar), Valdir também teve a coragem e o discernimento de advertir o governador para não comparar alhos com bugalhos, "olvidando senões comprometedores".

  8. O artigo do delegado Valdir Barbosa é uma boa peça ainda para mais análises e debates.
                                                   **   

  9. O jornalista Ederivaldo Benedito, editor do Blog do Bené, que foi detido arbitrariamente no último dia 16 de outubro, no exercício da profissão enquanto cobria a Parada Gay em Itabuna, recebeu Moção de Apoio do deputado Augusto Castro.


   10. Augusto Castro lamentou que, em plena democracia, a liberdade de imprensa seja aviltada dessa forma, com o constrangimento do jornalista perante a sociedade itabunense ao ser algemado e colocado na viatura policial como se um delinquente fosse. Em sua avaliação, democracia só existe de fato se a imprensa tiver a liberdade para agir.


   11. O deputado Augusto Castro considera essencial que o governador Jaques Wagner, como autoridade maior da Bahia, coloque como missão da Polícia Militar não apenas proteger os cidadãos e primar pela paz e tranquilidade na sociedade, mas que isso seja feito respeitando os direitos constitucionais, entre eles o da liberdade de imprensa. " Só desta forma teremos o respeito dos nossos cidadãos a esta instituição tão importante como a Polícia Militar", argumenta.

  12. Antes mesmo da construção da Ponte Salvador-Itaparica já se fala em dois nomes para a dita cuja, obras previstas entre 2014/2018. Seriam esses nomes citados pela midia 2 de Julho e Diogo Álvares, o Caramuru, sugestão do nativo da Ilha de Itaparica, Vital Santos.

  13. Nós, do BJÁ, defendemos, então, o nome mais baiano das baianas, o de Quayadin, que vem a ser Catarina Paraguaçu. Quayadin era nativa da ilha, tupinambá filha do cacique Taparica (que resultou no nome Itaparica) e que se casou com Caramuru. Não é uma personalidade de ficção, como Zeferina Baldaia e outras, saidas da pena do avô de João Ubaldo Ribeiro.

  14. Catarina foi real, de carne e osso, casou-se em Saint Malo, na França, com Diogo Álvares e depois morou na Graça onde instalou uma capela. É a mais antiga baiana com registro oficial passado na Prelazia de São Vicente, França, em 1528.

  15. Portanto, fica a sugestão: Ponte Catarina Paraguaçu.

  16. O lixo tomou conta do final de linha do Alto das Pombas, Federação, em frente a um posto de saúde da Prefeitura. Santo pai! Nem os defuntos do Campo Santo estão aguentando.

  17. Movimento Itália/Brasil traz 200 eventos para os tupiniquins e os tabajaras. Isso porque todos serão no eixo Rio/SP. Nós, os tupinambás, se quisermos assistir alguns deles temos que comprar passagens na Gol ou na Azul, os mais baratos.

  18. Tem um voo da Gol que sai de Salvador para o Rio 4h45min. Nesse horário de verão é uma beleza. Como a Gol só oferece dois biscoitos e um suco dá pra tomar café no Galeão e seguir em frente.

  19. Duas faces de Alcione, no TCA, o lado brega romântico dessa grande cantora; e o lado chique e dessapegado do samba. 

  20. Vem aí a nova atração do SBT: Carrossel. Dizem que, sem diretor e sem atores de qualidade porque SS não quer tirar a cobra do bolso.

  21. As Lojas Americanas vão abrir mais 49 novas no país. Tá ressurgindo das cinzas. O Rasta do Pelô só compra Sonho de Valsa por lá.

  22. A Facom/UFBA fez uma parceria com o Correio. Bacana. Foi a melhor ação marxista da direção da Facom nos últimos anos. Aleluia.

   23. Ivete Sangalo diz que reveillon em Salvador jamé. Uma hora dessas ela vai fazer o Carnaval nas ruas do Rio. Não duvidem. Claudia Leitte, idem. Daniela Mercury canta em Fortaleza onde recebeu ano passado R$350 pilas. Resta-nos o Saidy Bamba.

  24. Cena baiana: camarada ocupou a rua do canal em frente ao Shopping Salvador e colocou a seguinte placa: "Aluga-se vagas por mês. Pagamento adiantado".

   25. O deputado Álvaro Gomes (PCdoB) sentou à pua nos banqueiros. Pra variar!

   26. O deputado Alan Sanches presidiu a sessão na Assembleia nesta terça-feira. Sendo médico, no dia dos médicos, só recebeu elogios.

   27. O deputado Adolfo Viana diz que até o Exército, que vinha fornecendo água ao povo sofrido de Sento Sé, paralisou suas atividades. 

   28. Aí um deputado completou: "Chama o pastor sargento Isidório, o qual prega a palavra da Bíblia diz: o Senhor é meu pastor e nada nos faltará".

   29. Com a seca que atinge vários municípios baianos o programa Água Para Todos ainda tem muito o que fazer.

   30. O governador Wagner embarca a Paris para um chocolate quente e bom tinto. Participa do Salão du Chocolate. Presidente da ALBA, Marcelo Nilo, também vai.

   31. O deputado federal Arthur Maia (PMDB) usou a tribuna da Câmara, ontem, com o objetivo de chamar atenção das autoridades de saúde da Bahia para a necessidade de vacinação em massa contra a meningite.