Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PT FOCA NA RMS COMO PRIMEIRO PLANO NAS ELEIÇÕES 2012, POR TASSO FRANCO

Mas, se isolou em Salvador com a candidatura de Nelson Pelegrino sem PCdoB e PSB
12/10/2011 às 21:00

Foto: BJÁ
Prefeita Rilza Valentim, de São Francisco do Conde, bem situada vai à disputa reeleição
  MIUDINHAS ELEITORAIS:

  1. A estratégia do PT visando às próximas eleições municipais tem como foco principal a Região Metropolitana do Salvador e depois os municípios de médio porte no Estado. Na RMS, o PT já conta na atualidade com três importantes Prefeituras (Camaçari, Lauro de Freitas e São Francisco do Conde), as mais ricas, e quer expandir sua abragência pelo menos para mais dois centros urbanos importantes, Salvador e Candeias.

  2. O outro centro maior da RMS, Simões Filho, se encontra sob o domínio do PSD de Otto Alencar (seu irmão Eduardo Alencar é o prefeito) e há municípios menores onde o PT vai também tentar ter hegemonia, como Itaparica, Vera Cruz e Dias D'Ávila, este último por erro de alianças, em 2008, na disputa entre 3 mulheres continou sob domínio do deputado Claudio Cajado.

  3. A joia da coroa da RMS é Salvador e o PT já definiu o nome para enfrentar o pleito e deverá, ao que tudo indica ter um nome do PP, do prefeito JH, na vice. Hoje, os seus tradicionais aliados PSB e PCdoB estão distantes de Pelegrino ainda que possam se reagrupar no primeiro turno, e, em última instância num segundo turno.

  4. Os partidos PSB/PCdoB/PRB/PDT/PTB/PV/PR que conversam entre sí podem também lançar um candidato a prefeito, o que seria um complicador enorme para Pelegrino, sobretudo se a candidata na cabeça for a senadora Lídice da Mata. Hoje, diria que Pelegrino está isolado, mas, como a eleição ainda é em 2012, pode conseguir forças para cooptar esse pessoal dissidente.

  5. Daí o papel importante que tem o prefeito JH nesse processo, mesmo desgastado administrativamente. A questão é que JH é politico dos bons e sabe utilizar os mecanismos políticos como ninguém. Ademais, sendo pré-candidato a governador, em 2014, pode jogar à vontade pois, no momento, é o dono da caneta municipal.

  6. Camaçari e Lauro de Freitas têm problemas semelhantes na sucessão porque Luiz Caetano e Moema Gramacho não podem ser mais candidatos às suas reeleições. Hegemônicos no PT e bem avaliados administrativamente ao que tudo indica optaram por ter candidatos do "colete",  desprezando os PEDs internos do partido, Caetano com Ademar Delgado e Moema com João Oliveira, eleitoralmente, ambos fracos, e que dependerão muito dos seus padrinhos.

  7. No caso de São Francisco do Conde a prefeita Rilza Valentim, PT, tem uma administração considerada razoavelmente boa, nada que tenha saltado aos olhos, mas, tem o mérito de ter estancado os conhecidos possíveis desmandos que eram praticados no município, e que entram para o folclore político da Bahia e estão circulando nas varas judiciais.

  8. Em Candeias, o PT tem chances porque a admistração local é desastrosa. A população deste sofrido município estaria sinalizado colocar um gestor que cesse o ciclo de possíveis "desmandos" que ocorrem por lá. Um nome para isso é o do secretário Carlos Martins, da SEFAZ. A questão é que Martins não é do ramo e enfrenta, de cara, dentro da coligação de apoio a Wagner, pelo menos seis pré-candidatos.

  9. Martins, no entanto, tem o mérito de ser uma pessoa da estrita confiança de Wagner e isso pode ajudar nas articulações preliminares. No campo do populismo, o deputado sargento Isidório, agora também com a alcunha de pastor, é o nome mais forte. Isidório é conversável, mas tem posições muitos firmes no plano da pobreza e só ele consegue falar com seu eleitorado. Martins, portanto, precisará de Isidório, se sua candidatura for pra valer.

  10. Em Simões Filho não vejo muita chance para o PT. Depois de Eduardo Alencar, o PCdoB de Daniel Almeida é quem parece ter mais força por lá. Itaparica e Vera Cruz são duas caveiras de burro e Dias D'Ávila, se a coligação PT/PSB não errar novamente tem boas chaces porque a administração Andrea Xavier/Cajado cansou. Em Madres de Deus, o PT deve insistir com Carmen Gandarela.
                                                                        **

  11.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de Salvador variou 1,05% em setembro. Este resultado foi muito superior ao verificado no mês anterior (0,02%) e em setembro de 2010, quando o IPC havia registrado -0,06%.

  12. A variação acumulada no ano atingiu 4,25%, segundo dados apurados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).

  13. No acumulado dos últimos 12 meses (out. 2010 - set. 2011), a taxa situou-se em 6,01%, resultado superior ao acumulado nos 12 meses imediatamente anteriores (set. 2010 - ago. 2011), que foi de 4,85%.


   14. Em setembro de 2011, os produtos e serviços que mais contribuíram para a alta, com suas respectivas variações de preços, foram: Plano de saúde (18,89%), Pacote turístico (10,35%), Camiseta, blusa e blusão femininos (15,49%), Cruzeiro marítimo (13,35%), Automóvel novo (1,10%), Gastos com empregados domésticos (1,71%), Aluguel residencial (0,94%), Calça comprida feminina (4,14%), Passagem aérea (7,22%) e Laranja pêra (20,61%).

  15. Em contrapartida, os produtos cujos preços exerceram maiores pressões de queda foram: Boate, danceteria e discoteca (43,75%), Perfume (3,92%), Televisor (11,91%), Produto para pele (5,50%), Tomate (12,15%), Cebola (11,66%), Gasolina (0,36%), Feijão mulatinho (3,98%), Passagem de ônibus interestadual (1,68%) e Tênis infantil (9,16%).



  16. Ressalte-se que, dos 375 produtos e serviços pesquisados mensalmente pela SEI, 176 registraram acréscimos, 80 não tiveram alterações e 119 apresentaram diminuição nos preços.


  17. Levando-se em conta apenas os reajustes individuais, os produtos e serviços cujos preços mais aumentaram no mês de setembro foram: laranja pêra (20,61%), plano de saúde (18,89%), copo de vidro comum (15,90%), camiseta, blusa e blusão femininos (15,49%), cruzeiro marítimo (13,35%), maracujá (10,50%), pacote turístico (10,35%), cenoura (9,77%), bermuda e short femininos (8,78%) e short infantil (8,72%).
   
                                                                     **

  18. O efeito Eliana Calmon acordou até os adormecidos magistrados baianos que foram às ruas de Salvador, neste Dia das Crianças, expondo frases de efeito contra a corrupção. Esse movimento está crescendo no Brasil e já consegue mobilizar multidões. Mas, nada que sensibilize Brasília, o mundo da lua.

  19. Falar em Eliana Calmon a corregedora do CNJ estará na UCSAL proferindo uma aula magna no próximo dia 20.

  20. Dia das Crianças uma multidão procurou o Litoral Norte. Previsível sobretudo porque o sol abriu forte. Foi o "inferno" os engarrafamentos entre São Cristovão (próximo a entrada para Stella Mares) até as proximidades do Hospital Menandro. Pra compolicar esse cenário, dois PMs promoveram uma blitz na altura da Toca do Sapo, após o Hospital Aeroporto, sem o menor sentido.

   21. E veja o seguinte: no território urbano de Lauro de Freitas onde acontece o engarrafamento propriamente dito, Estrada do Coco, não tem um guarda municipal e/ou um PM puxando o trânsito. A prefeita Moema Gramacho recentemente trocou o secretário de Transporte e Trânsito. Pelo visto, vai ter que trocar de novo.

  22. Nesta segunda, 17, o deputado Sérgio Carneiro (PT), relator da Comissão Especial do Código do Processo Civil tará em Recife. Dia 19, a segunda audiência pública acontece na sala de reunião da Comissão em Brasília, com o tema "Processo de conhecimento e cumprimento de sentença".

  23. O deputado Bira Corôa (PT) dá sinais de que vai para o confronto com Luiz Caetano, prefeito de Camaçari, e participou da filiação do vereador Zé de Elísio, no PP. A DS (Democracia Socialista) corrente a qual pertence Bira quer sua indicação para prefeito, mas, Caetano deseja Ademar Delgado.

  24. Como Caetano é hegemônico no PT de Camaçari, ao que tudo indica, dará Delgado na cabeça. A DS tem como principal figura política, o senador Walter Pinheiro, o qual apoia Bira. Caetano, de sua parte, é ligado a corrente de Nelson Pelegrino. Vê-se, pois, que o problema não é tão simples de ser resolvido. Diz-se que o martelo será batido no próximo dia 16.

  25. A Marcha contra a Corrupção em Salvador teve aproximadamente umas 200 pessoas. Mas, já é alguma coisa. A capital baiana se amofinou faz é tempo.

  26. As marchas que fazem sucesso em Salvador são, pela ordem: o Carnaval, a Parada Gay (que é animada em tons carnavalescos) e a Para Jesus (com apoio de 12 trios elétricos).

  27. Se a moda pega passar a verba diretamente do Ministério da Saúde para a OSCID, nada impede que o Ministério atropele também o secretário Solla.

  28. A edição desta semana de J&Cia mostra em primeira mão o troféu que será entregue aos vencedores do Prêmio J&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade. Outras manchetes da edição dão conta das mudanças na Globo News, entre elas que Carlos Monforte deixa a bancada do Jornal das Dez e passa a ser comentarista;

  29. Conferp faz consulta para registrar RPs não diplomados; a saída de Fábio Santos do comando do Destak no final do mês; os lançamentos dos novos sites de Diário de S.Paulo e Rede Bom Dia; e a mudança de endereço do DCI para o Centro de São Paulo.
   30. Em Memórias da Redação, Nora Gonzalez conta os bastidores da polêmica foto de Itamar Franco e sua "primeira dama de ocasião" durante o carnaval de 1994.

  31. A FLICA debate o futuro da literatura no Brasil. Deve ser piada.