Promotora Rita Tourinho recebe medalha Thomé de Souza do prefeito JH
Foto: BJÁ |
|
Blumenau, SC: Ação simples de cidadania: canteiros com flores nas avenidas |
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Todo mundo que viaja pelas capitais brasileiras sabe que Salvador está entre as mais atrasadas do país. Em quase tudo: não tem transporte de massa, o sistema por ônibus é o pior possível, atendimento a banda larga um horror, desrespeito na prestação de serviços em vários segmentos, ocupação de espaços públicos por camelôs, barraqueiros, baianas de acarajé, mendigos, manicures, vendas de CDs e DVDs piratas, taxistas mijando nas ruas e outros e assim por diante.
2. Agora, institucionalizou-se por lei municipal da vereadora Olívia Santana (PCdoB) a proibição de uso de celulares em shows, cinemas, casas de espetáculos teatrais e outros. Ora, isso, em tese, não precisaria de uma lei porque é uma coisa comezinha, da civilidade urbana, e estaria contida apenas em norma administrativa, num aviso, como se faz nas
conferências e os aviões: "Fineza desligar os aparelhos eletrônicos e celulares".
3. Mas, em Salvador, por seu atraso, precisa de uma lei. Não se sabe se o prefeito JH sancionou esta lei apenas para agradar e "amarrar" politicamente a vereadora Olivia, ex-secretária de Educação em sua primeira gestão, ou se foi apenas um gesto de benevolência,
entendendo que essa lei nunca vai ser cumprida, porque depende da civilidade, do bom senso, e a Prefeitura não tem fiscais em número suficiente para tal missão.
4. Daí por que, certamente já sabendo disso, desse entrave, o prefeito JH disse que a Sucom vai faze cumprir a lei, mas, apenas no sentido educativo, sem multar ninguém. Claro, seria impossível, num show no TCA com 1500 na platéia cumprir tal empreitada.
5. Recentemente foi assistir o show de Erasmo Carlos no Teatro SESC e uma pessoa que estava ao meu lado usou o celular para comentar com uma amiga sobre o espetáculo, na maior "cara de peroba". Como essa pessoa insistia na conversa eu reclamei e quase íamos "aos tapas" como se diz no popular. Imagine-se, pois, se a Lei Olivia já tivesse sido sancionada, teria que ligar para a Sucom e solicitar um fiscal para multar o infrator.
6. Vê-se, pois, que essa nova lei, como outras que tem em Salvador e no Brasil, não tem o
menor sentido. Salvo como peça de marketing para os interessantos em sua exploração e aos incautos. **
7. Com coquetel para 300 convidados o empresário Reynaldo Loureiro inaugurou ontem a mais nova loja de barcos de Salvador, Marina Boat, instalada na Bahia Marina, num espaço de 300 metros
quadrados, e que vai comercializar lanchas das griffes Cranchi e Fibrafort e Jets, quadriciclos e motores da Yamahá.
8. O Rio de Janeiro será a penúltima cidade-sede a ser visitada pelo Fórum Legislativo da Copa 2014, na próxima segunda-feira, dia 10. Parlamentares e autoridades estaduais e municipais encontram-se, às 9h, na Assembleia Legislativa. A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) estará presente representando a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal que, junto com a Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, estão organizando o evento.
9. A coordenação do Fórum no Rio é do deputado Romário (PSB-RJ). O presidente da CTD, deputado Jonas Donizette (PSB-SP) informou que além do encontro na Assembleia, já está agendado almoço com o governador Sérgio Cabral.
10. Segundo o médico Colbert Martins, o Lobisomem de Serrinha estaria limpando os caninos em Blumenau, SC. O camarada é chic Sêo Colbert e está hospedado na suite presidencial do Gloria Hotel.
11. Prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, encontra-se em Brasília onde teve audiência com o ministro do Turismo, Gastão Vieira.
12. O Governo da Bahia inaugura na próxima segunda-feira (10), às 9h, a nova Comunidade de Atendimento Socioeducativo (CASE) em Feira de Santana.
13. A unidade da Fundação da Criança e Adolescente (Fundac), autarquia vinculada à Secretaria estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), levará o nome de Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança.
14. O prefeito João Henrique entregou a Medalha 2 de Julho, nesta quinta-feira, para a promotora Rita Tourinho e o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) Benjamim Zymler. Os dois não puderam comparecer, por motivo de agenda, à solenidade coletiva de outorga da comenda, realizada no dia 29 de setembro no Palácio Rio Branco.
15. Já está em execução o novo programa de recuperação de crédito, que vai permitir aos contribuintes regularizar pendências com tributos municipais. O programa prevê a dispensa
de multas e juros para quem quitar, à vista, os débitos gerados até 31 de agosto desse ano.
16. Apenas ficam de fora as multas por infração às leis de trânsito ou à legislação ambiental.
17. Requerimento de melhorias na qualidade da saúde dos hospitais regionais, nos municípios de Jequié, Santo Estevão, Piraí do Norte, Apuarema e Jiquiriça, pautou a audiência do Deputado Euclides Fernandes (PDT) com o Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla, na tarde desta quinta-feira (06).
18. O parlamentar apresentou ofícios solicitando construção de mais Pronto Atendimento no município de Jequié, e melhoria na qualidade de atendimento do Sistema Único de Saúde, no Hospital Geral Prado Valadares.
19. Oposição quer tomar a presidência da Comissão Especial do Porto Sul, da deputada Ivana Braga. Alegra que ela assumiu esta condição quando era do PMDB. Agora, que pretende mudar para PSD, da base governista, a Oposição diz que tem o direito de indicar outra pessoa.
20. "A implantação da Ferrovia Oeste-leste, maior obra do PAC na Bahia, orçada em R$ 4,5 bilhões, só será viável com a construção do Porto Sul, peça fundamental no complexo logístico-produtivo na Região Sul do Estado". A afirmação foi feita em plenário pela senadora Lídice da Mata (PSB) nesta quarta-feira (5/10). Segundo ela, a ferrovia só se viabilizará com a construção do Porto.
21. Pronto: Lídice descobriu a pólvora.
22. O Território Quilombola de Agreste, situado no município de Seabra, na Chapada
Diamantina, tem portaria de reconhecimento do Incra publicada, na quinta-feira (6), no Diário Oficial da União (DOU). A publicação significa o reconhecido pelo Instituto de que a área de 2,3 mil hectares, onde vivem 67 famílias, é um território quilombola.
23. Nesta segunda-feira (10), a Orquestra Afro Sinfônica segue com sua série de concertos
inéditos no Espaço Cultural da Barroquinha, com a participação especial do músico, compositor e artista plástico, Peu Meurray.
24. Em 20 anos de carreira, Peu já tocou e gravou com grandes estrelas da música, como
Marisa Monte, Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Saul Barbosa, Simone Moreno, Pepeu Gomes e Daniela Mercury.
25. Nos palcos internacionais tocou com o artista Lorenzo Jovanotti na sua turnê pela Europa em 2002/2003 e em 2004 tocou com a banda italiana Negrita.