Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PELEGRINO USA EVENTO DE SECRETARIA GOVERNO PARA ANUNCIAR OBRAS. PODE!

Governo brasileiro deve adotar novas medidas para conter avanço do dólar
25/09/2011 às 21:00

Foto: Subúrbio News
A pretexto de debater o Subúrbio, Sedes faz evento com deputados e vereadores da base
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, admite que a autoridade monetária vai revisar para baixo sua previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), o conjunto de bens e serviços produzidos no país, de 4% para 3.8%, em 2011. Por outro lado, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, pode revogar o IOF no mercado futuro de câmbio.

  2. Ou seja, esta segunda feira, 26, será decisiva para que o Brasil tome um rumo em sua economia e deixe de ficar adotando medidas aqui e acolá, sem uma diretriz definida, diante da crise financeira mundial. É provável que neste 26 sejam anunciadas novas medidas depois de uma reunião com a presidente Dilma Rousseff.

  3. Mantega admite que a crise é mundial, de todos, e de nada adianta a cobrança feita pela diretora gerente do FMI, Christine Legarde, aos emergentes, para que estimulem suas economias, numa tentativa de compensar a desaceleração nos Estados Unidos e na Europa. Acontece que os emergentes (Brasil, China, Rússia, Índia, México) tem seus problemas internos, especialmente a inflação.

  4. Ao contrário da crise de 2008/2009 provocada com maior intensidade pela bolha do mercado imobiliário norte-americano e quebradeira de grandes empresas e bancos, agora, há um contexto mais amplo com países da Europa em bacarrota que podem arrastar os outros para o mesmo cenário, ainda que ninguém possa acreditar que a Grécia quebrando, como já está quase nessa situação, o Brasil venha também quebrar.

  5. Mas, como disse Mantega, o fenômeno é mundial, as economias estão entrelaçadas e todos pagarão algum preço. Esta segunda, 26, será uma espécie de Dia D para o Brasil e as autoridades monetárias alinharem seus caminhos, com uma soluição coordenada para a crise, com sacrifícios distribuidos de forma equânime, aqui e no resto do planeta.
                                                                     **

  6. No dia 29 de setembro, quinta-feira, às 20h, o Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC Feira) promove a abertura da Exposição "Somos todos heróicos" com trabalhos de 20 artistas visuais do Recôncavo.
 
  7. São obras realizadas em diversas técnicas: fotografia, desenho, pintura, escultura e gravura, fazendo um painel representativo da arte que está sendo produzida nas cidades de Cachoeira, Muritiba e São Félix. A mostra fica em pauta até 30 de outubro/11.

  8. Uma reunião em Brasília, realizada na última quarta-feira, 21 de setembro, no Ministério da Justiça, discutiu a implantação de uma delegacia da Polícia Federal no município de Feira de Santana.

  9. Os estudos foram encaminhados pelo deputado estadual do Partido dos Trabalhadores, Marcelino Galo, que é o propositor da indicação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
 
  10. O parlamentar foi recebido por técnicos da autarquia federal que ouviram a justificativa a respeito da demanda e ainda fez um balanço da atuação da PF na Bahia e na região nordeste do Brasil, ressaltando a importância do trabalho em conjunto com outras Polícias locais.  

  11. O procurador eleitoral Sidney Madruga determinou ao MP que retire outdoors de Mário Kétesz, o qual supostamente está fazendo propaganda eleitoral antecipada. Agora veja o que aconteceu, neste domingo, no Subúrbio Ferroviário:

  12 Representantes do governo do Estado da Bahia liderados pelo secretário estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza - SEDES Carlos Brasileiro estiveram na manhã deste domingo (25) no bairro de Lobato, nas imediações do Parque de São Bartolomeu realizando a 2ª Oficina de Escuta do Subúrbio Ferroviária.

  13. Quem estava lá, entre políticos só da base do governo! O deputado Nelson Pelegrino, o qual é pré-candidato do PT a prefeito de Salvador. É de se dizer, portanto, que estaria, pelo menos em tese, se beneficiando de um evento da máquina governamental para deitar falação.

  14. E foi isso que Pelegrino fez inclusive falando em investimentos da Conder para o Parque de São Bartolomeu e outras medidas. Ora, se o procurador Madruga foi tão diligente com Kértész, este que ainda sequer está filiado a um partido, o que dizer dessa ação de Pelegrino? (Vide matéria na editoria de Política).

  15. O prefeito Luiz Caetano foi homenageado, na noite de sábado (24/09), com o prêmio Cidadania, Direitos Humanos e Prevenção à Aids - Dr. Eduardo Barbosa.

  16. A propaganda dos carros Volks na TV deveria ser analisadas pelo Procon como lesa consumidores. Diz que está à venda carros "completos". E vende-se veículos incompletos!

  17. A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça da Câmara) votou em 3 minutos 118 projetos com as presenças de apenas dois deputados. Os demais assinaram as presenças e se retiraram antes das votações.

  18. Da Bahia, eis os deputados que assinaram e se mandaram: Félix Mendona Jr (PDT), Marcos Medrado (PDT), Nelson Pelegrino (PT), José Carlos Araújo (PDT) e Sérgio Carneiro (PT).

  19. Uma pesquisa informal feita no Twitter (@LNeconomía e @LNempleos) e no Facebook, em que se pediu três características essenciais para os líderes de hoje, mostrou como resultado duas exigências quase majoritárias: exemplo e inspiração. Aprender, ensinar, ser um exemplo, generosidade e "mentoring" (ser um mentor) são condições que apareceram com regularidade nas resposta.

  20. Sensacional a crônica de Walter Queiroz (A Tarde) sobre Marito.

  21. O Rock in Rio mostrou que o Brasil ainda está longe da civilidade.  Fora os shows, furtos, roubos, assaltos, arrastões, desorganização, filas quilométricas, desrespeito a direitos básicos de quem comprou ingressos nos transportes especiais e assim por diante.