Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BRASILEIROS VÃO CONTINUAR USANDO "CARROÇAS" OU PAGAR MAIS 30% DE IPI

João Henrique vai a região Oeste da Bahia de olho nas eleições de 2014
18/09/2011 às 20:09
Foto: Corriere Della Siera
La bela Cicciolina vai "mamar" 3 mil euros por mês de pensão como ex-parlamentar
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. O governo federal ao invés de exigir das montadoras estrangeiras instaladas no Brasil mais investimentos em suas indústrias, mais tecnologia nos veículos e mais segurança e conforto para os clientes, sapeca 30% a mais de impostos no IPI dos importados da Ásia e outros que não têm plantas no Brasil, onerando os contribuintes nacionais. O pretexto é proteger a indústria automotiva brasis.

  2. Veja, por exemplo, o que acontece com um veículo muito vendido no Brasil, o Fox, um plus acima do Gol, um carro da Vloks alemã instalada em SP, mas, que, em matéria de tecnologia é um zero à esquerda. Não tem sequer um air-bag, que é um equipamento de segurança básico. E olhe que um Fox custa quase R$40 mil, á vista. O Gol, nem se fala, é uma "carroça".

  4. Então o camarada vai e compra um asiático que tem, agora, 6 air-bags, quase no mesmo preço de um Fox. O Symbol da Renault, que é outra "carroça", como diria o ex-presidente Collor, autoridade nacional que abriu o mercado para estrangeiros e cunhou essa pérola para classificar os carros fabricados no Brasil, tem mais equipamentos do que o Uno, o Celta e o Gol juntos.

  5. Com essa medida do governo considerada protecionista à indústria nacional e tomada em caráter emergencial, lembrando que emergencial no Brasil sempre vira permanente, vamos continuar na era das trevas em matéria de tecnologia, e os preços dos "nacionais" vão também ser onerados porque a indústria de autopeças com base no exterior precisa reavaliar preços dos produtos que já abastecem as montadoras instaladas no Brasil.

  6. Neste domingo, a Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos publicou uma página nos jornais de circulação no Brasil (Carta Aberta a Presidente) contestando a ação do governo e poderando que não deixam (a gente) entrar no mercado deles e ainda querem invadir o nosso.

  7. Os argumentos usados pelo lobby da Anfavea (Associação dos Fabricantes Nacionais) que levaram o governo a sobretaxar os importados não se sustenta na realidade dos números: a Fiat, que havia emplacado entre janeiro de agosto de 2010, 481.215 automóveis leves; no mesmo período deste ano já emplacou 501.166.

  8. Esse é um tema que vai render muito ainda, mas, que só quem leva a pior são os consumidores. O governo ganha mais em impostos, as montadoras nacionais vendem mais "carroças" e os consumidores, aqueles que podem vão pagar os 30% a mais para terem bons caros; e os que não podem se ferram.
                                            
  9. Nos Estados Unidos e na Ásia, e também na Alemanha e alguns países da Europa, qualquer carro médio tem sistemas computadorizados, GPSs e outros mecanismos de orioentação e proteção ao consumidor. No Brasil, GPS só colocando a cabeça do lado de fora do vidro e perguntar ao guarda onde fica tal e qual local.
                                                                          **
  10. Durante 15 dias, técnicos da República Dominicana serão capacitados para a operacionalização do modelo do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) no país caribenho.

  11. A comitiva chegou à Bahia neste domingo (18) e participa, a partir de segunda-feira (19), de reuniões com dirigentes da Secretaria da Administração do Estado (Saeb) e de treinamento nos postos SAC dos shoppings Iguatemi, Barra e Paralela.

  12. A disputa pela vaga de ministro do TCU se resolve na próxima quarta-feira. Concorrem Ana Arraes, deputada pelo PSB e mãe do governador de Pernambuco, Eduardo Campos; e Aldo Rebelo, deputado federal pelo PCdoB.

  13. O presidente da Petrobras está atuando em campo minado para aumentar as alíquotas de participações nos campos de petróleo. Assunto bastante polêmico e quem já tem contratos firmados com a Petrobras não abre mão de 1 milimetro do acordado.

  14. Não adianta estudar turismo, ser um bom profissional deste segmento, pelo menos para as políticas do governo federal. O caminho é eleger-se deputado.

  15. Contemplar um acordo entre motoristas e transportadoras é o grande desafio para construção do Estatuto do Motorista, proposta que foi discutida pela Comissão da Promoção da Igualdade (Cepi) da Assembléia Legislativa da Bahia e que reuniu representantes dos trabalhadores e das empresas que atuam no ramo.

  16. A Assembleia Legislativa retorna às suas atividades normais esta semana. Prevê-se, se não houver nenhuma alteração, inauguração, do anexo senador Jutahy Magalhães.

  17. Veja quem estava na posse de Gastão, o novo ministro do Turismo: Sarney, Renan e o filho (deputado Renan Filho) e a deputada Maninha Raup, filha do senador Raup.

  18. O PMDB aponta que o controle social da midia, desejo ardente do PT, é o nome posto para disfarce da censura.

  19. O deputado estadual Pastor Sargento Isidório (PSB) denunciou o preço cobrado pelo botijão de gás de cozinha comercializado no município de Vitória da Conquista. "É um absurdo R$45,00 por um botijão", confessou. Tá certo.

  20. Num momento em que muitos políticos da base governista defendem a instituição de um novo imposto para a saúde, o vereador David Rios (PTB) descobriu uma forma de obter mais verbas para o SUS) sem onerar o bolso do consumidor.

  21. Rios, que também é médico, encaminhou Projeto de Indicação à Prefeitura de Salvador, ao Governo do Estado e a União, para que 5% das multas de trânsito sejam destinados para o SUS. Interessante.

  22. A indignação virando ação. Na Bahia, nada acontece.

  23. Brasileiras foram recrutadas para uma festinha que Berlusconi dará em Roma.

  24. Falar no líder italiano ele disse que a premier alemã é incomível. Santo pai!

  25. Sandra Curau é o nome da procuradora que está infernizando a vida do PSD.

  26. O prefeito João Henrique diz que vai ao Oeste com as lideranças do PP. Não é o Oeste norte-americano: é o Oeste além São Francisco de olho em 2014.

  27. Bandido brasileiro: pedreiro guardava 10.000 libras e pedras preciosas em baixo do colchão, resultado do furto dos caixas de segurança de jóias do Itaú, SP.

  28. Volta à cadeia o sargento que matou o policial civil no dia da Parada Gay.

  29. Novo romance de Ediney Silvestre se chama "A Felicidade é Fácil" e lembra momentos da era Collor.

  30. A primavera tá chegando e os jardins das praças de Salvador estão uns cacos.

  31. Vitória e ABC: ao que tudo indica vão continuar na série B, em 2012. Há esperança de milagre. São Leão pode ajudar o rubro-negro.

  32. Mal pergunto: vai algum atleta baiano ao Pan do México?

  33. Nesta segunda-feira, 19, estreia a edição regional do programa Brasil Urgente, na Band Bahia, com apresentação do jornalista Uziel Bueno, a grande aposta da emissora para o horário vespertino.

  34. Para divulgar o fato, a emissora encomendou uma campanha publicitária à Tempo Propaganda que já está no ar, explorando o mote "a denúncia como consequência", referencial do estilo do apresentador, porém numa linha de compromisso na busca de soluções. Agora vai!

  35. O caso do jogador Edmundo, absolvido pelo STF, é o carimbo da impunidade no Brasil.

  35. Seu moço: a Prefeitura de São Desidério gastou uma baba com a Festa da Paz. Tá podendo hem Zito! TCM tá de olho.

  36. Na enquete colocada pelo BJÁ 86% dos nossos leitores disseram que a SESAB deveria ter cancelado o Sauipe Folia diante da ameaça da meningite. 14% disseram que não precisa suspender o evento.

  37. Leitor avisa eu faltam 997 dias para a Copa e também faltam professores nas escolas, médicos nos PSs e leitos nos hospitais.

  38. Chute: varejo e setor de hotéis em Salvador espera fechar 25.000 vagas de empregos temporários no final do ano. Ninguém diz qual foi a base do cálculo!

  39. Lançada a folhaleaks.folha.com.br para denúncias anônimas no Brasil.

  40. A impunidade togada ganha força com a decisão do STF, ministro César Peluzo, em esvaziar os poderes do CNJ.

  41. Como perguntar não ofende, qual foi o legado deixado pelo ex-ministro do Turismo, Pedro Novais?

  42. Recado passado por Felipão ao batedor de faltas do Palmeiras no jogo contra Avaí: - Tá ventando. Dá um tapa nela!

  43. Depois de 17 rodadas liderando o campeonato Brasileiro, o Corinthians perdeu para o Santos (3x1) e o Vascão assumiu a ponta.

  44. Milagre de São Osório: - Souza fez dois gols contra o Flu.

  45. Governador Wagner retorna da Europa.