Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

TJ/BA DEVE FICAR AO LADO DA POPULAÇÃO NA PRIVATIZAÇÃO DOS CARTÓRIOS

Vento derruba alambrado das quadras de esportes do Rio Vermelho
03/09/2011 às 20:00

Foto: Carmela Talento
Alambrado enferrujado da quadra da Paciência, Rio Vermelho, foi ao chão
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Ao que tudo indica na próxima semana o governador Wagner deve sancionar o projeto de Lei de Privatizações dos Cartórios Judiciais, o mais importante aprovado pela Assembleia Legislativa até agora, em 2011, exatamente porque mexe com a população que sofre, diariamente, nas filas cartoriais.

  2. A diferença deste projeto para os demais é que atende a população como um todo e não segmentos específicos, como são os casos da maioria dos projetos votados na Casa Legislativa.

  2. O projeto de Lei da Privatização dos Cartórios se insere ou pelo menos integra a concepção básica da LOJ (Lei de Organização Judiciária) também votada na Assembleia, na legislatura passada, e que prevê uma série de medidas visando a modernização do Poder Judiciário, mas que poucas foram implementadas até agora, ou por falta de recursos; ou porque as coisas acontecem no Judiciário de forma mais lenta.

  3. Há um esforço, sem dúvida, para que o Tribunal de Justiça da Bahia seja mais operoso, mais diligente, e uma prova maior disso são os trabalhos desenvolvidos nos mutirões e na Semana Nacional de Conciliação desengavetando os processos que há anos dormitam nas prateleiras do TJ.

  4. Pode-se constatar, no plano geral, que desde a aprovação da emenda constitucional 45 (Reforma do Judiciário), no final de 2004, a justiça no Brasil avançou bastante, incluindo aí a criação do Conselho Nacional de Justiça, que faz a controle administrativo do Judiciário, cobra ações dos TJs, e implementou as políticas de metas.

  5. Sem dúvida, o Judiciário tornou-se mais transparente, abriu um pouco sua caixa preta, contas de TJs são apresentadas na internet para quem quiser acompanhar, os processos no STF cairam mais de 70%, mais, ainda assim, é preciso avançar mais. E, a Bahia, que esteve na rabeira desse processo, tem dado sinais de melhoras, mas, precisa avançar mais.

  6. Então, cabe ao TJ, ao invés de ficar falando na inconstitucionalidade do projeto de privatização dos cartórios, absorver e implementar essa medida, que é boa para a população, e ajustar-se a essa realidade criando os mecanismos compensatórios ao seu financeiro e ficar uma vez na vida ao lado da população.
                                                                          **
  7. Faz tempo que o Blog do Rio Vermelho vem denunciando o estádo precário da quadra da Paciência, o alambrado já estava todo empenado, mas a Prefeitura não tomou qualquer providência. 

  8. Essa madrugada com o forte vento que chegou a cidade, todo o alambrado de um lado veio abaixo. Felizmente no momento não havia ninguem usando o equipamento.Hoje pela
manhã, apesar do tempo chuvoso muitas crianças bricavam no local alheias ao perigo.

  9. Ainda existe risco de outras partes despencarem porque os ferros estão todos corroidos pela ferrugem.

  10. Desde que os deputados estaduais Temóteo Brito, Ivana Bastos e Alan Sanches aderiram ao PSD de Kassab/Otto Alencar que o PMDB diz que fará punições aos infiéis. Mas, nada acontece. E os camaradas continuam tripudiando do PMDB.

  11. O deputado Bira Corôa (PT-BA) é um dos 1350 delegados do IV Congresso Nacional do PT. Para o parlamentar, o debate sobre o estatuto é necessário para fortalecer a democracia partidária e colocar o PT diante dos novos desafios.

  12. "Nós temos 32% da preferência dos brasileiros, temos responsabilidade com 2012 para fortalecer o partido e a base de apoio ao governo Dilma nos municípios", diz Bira Corôa.

  13. A Eco Bahia Camaçari 2011 - Feira de Educação Ambiental, que encerra neste sábado (03/09), debateu, durante três dias, a importância da preservação do meio ambiente, através de palestras, oficinas e exposições.
  14. A Feira, de cunho pedagógico, teve início na última quinta-feira (01/09), na Casa do Trabalho, com uma boa presença do público, formado, na maioria, por estudantes.

  15. Feira de Santana está sediando até o dia 2 de outubro a X Olimpíada Estudantil. Cerca de três mil estudantes de mais de 70 escolas das redes municipal, estadual e particular da cidade estão participando do evento.
 
  16. A primeira dama e deputada estadual Graça Pimenta (PR) apóia a iniciativa e estimula a prática esportiva.

   17. "É muito importante investir no esporte, proporcionar momentos como esse aos estudantes. Acredito que o evento, além de incentivar a prática desportiva e revelar talentos.


  18. Cidades-sedes da Copa de 2014 pagaram mais de R$ 17 milhões à empresa de arquitetura do ex-sócio do homem escolhido justamente para fiscalizar os projetos arquitetônicos dos estádios.

  19. O consultor do COL (Comitê Organizador Local) da Copa, Carlos de La Corte, indicado pelo presidente de entidade, tem como tarefa conferir se as arenas estão dentro do padrão Fifa e acompanhar as obras.

  20. NYT/FSP, 29) Um estudo da Fundação Friederich Ebert, ligada ao Partido Social-Democrata (SPD), concluiu que quase um terço dos alemães acredita que os estrangeiros estão na Alemanha para se aproveitar do Estado de bem-estar social, e quase 60% defendem restrições à prática do islamismo.

  21. A Rede TV! conquistou no sábado (27) a maior audiência de sua história com a transmissão do UFC Rio. Segundo dados prévios do Ibope, na faixa das 22h à meia-noite, quando foram exibidos os principais confrontos do evento, a emissora registrou 9 pontos de audiência. O canal conquistou o terceiro lugar no horário, atrás de Globo, que obteve na faixa média de 20 pontos e Record, com 10 pontos.
    
  22. Durante muitos momentos, a Rede TV! ficou em segundo lugar em audiência, com média na casa dos 11 pontos, atrás apenas da Globo. No grande momento da competição, a luta final do evento, alcançou o primeiro lugar em audiência, com média de 13 pontos. Quando essa luta começou era quase meia-noite.
     
  23. No Rio de Janeiro e em Brasília, a Rede TV! foi líder de audiência por vários minutos. O evento, que deve ganhar mais etapas no Brasil em 2012, já está na mira das outras emissoras, que foram surpreendidas pela audiência alcançada pela Rede TV!

  24. O governador Jaques Wagner assiste, neste domingo (4), o 3º GP Bahia de Stock Car 2011, no circuito de rua do Centro Administrativo da Bahia (CAB). A partir das 11h10, ele estará no camarote oficial do Governo do Estado, nas proximidades do Tribunal de Justiça. A largada da bateria principal será às 11h30.

  25. A Bahia já tem etapas garantidas da corrida até 2013, quando deverá acontecer o 5º GP Bahia, diante do impacto positivo no turismo e na economia baiana.

  26. A disputa pelo pódio da categoria Copa Caixa, principal, começará às 10h57 do domingo (4), com a abertura dos boxes. Após o Hino Nacional, será realizada a volta de apresentação, seguida da largada para o momento mais esperado do circuito. Às 11h30, os motores dos carros da categoria principal irão roncar.
 
  27. Às 12h45, a Mini Challenge retorna ao circuito para a disputa da segunda bateria da 7ª etapa, marcando o encerramento da Stock Car e do terceiro ano do GP Bahia.