Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PROJETO DO PLANSERV: GOVERNADOR PAGA O PATO PELO DESCONTROLE NO ÓRGÃO

Deputado Geilson diz que PT só reza venha nós ao vosso reino
30/08/2011 às 21:00
Foto: Max Haack
Presidente do Bahia, Marcelo Guimarães Filho, nas comemorações dos 80 anos do clube
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Desde a época do Projeto do Fisco que destronou os auditores fiscais e repartiu suas funções com os ATEs da Sefaz, objeto de ADIN até hoje no STF, que a Assembleia Legislativa não assistia uma movimentação tão intensa diante do Projeto de Lei que reestrutura a participação dos servidores no Planserv, o plano de saúde do governo do Estado, maior da Bahia, e que atende mais de 400 mil pessoas. Haja polêmica, porque, com tamanha dimensão, qualquer vírgula que se mexa nos direitos adquiridos é um clamor.

  2. Isso, aliás, o que está acontecendo não só na Assembleia, mas, sobretudo na midia (é só ouvir os programas de rádio de Salvador, Feira e interior) e o plano originalmente como foi apresentado pelo chefe do Executivo, governador Jaques Wagner, só não foi votado em urgência-urgentíssima e à toque de caixa, porque os deputados da Oposição, mesmo pouco como são, 16 apenas, colocarm as bocas nos trombones. E o governo recuou a tempo, senão o estrago seria maior.

  3. Já houve flexibilizações (vide matéria em nossa editoria de Política), porém, ainda assim, é o anti-discurso do PT, partido que sempre defendeu os trabalhadores com direito pleno, e que, agora, por mais argumentos que tenha o líder da Maioria, deputado Zé Neto (PT), não convence. E, seus pares, salvo o deputado Rosemberg Pinto (PT) e Joseildo Ramos (PT) estão deixando a liderança afogada em críticas.

  4. O PCdoB se encolheu, faz de conta que não é problema seu. O PP não está nem aí para os acontecimentios. O PDT muito menos. O PSL pelo menos emprestou o deputado Nelson Leal para ser o relator do prato indigesto, e os outros menos cotados PRB e PTdoB, muito menos. Hoje, o deputado Leur Lomanto (PMDB) chegou a cobrar de Álvaro Gomes (PCdoB), uma fala sobre a matéria. E o deputado Zé de Arimatéia exaltou na tribuna foram os 6 anos do seu partido, "jovem e valoroso".

  5. O governo, dito pelo líder Zé Neto, não abre mão da essência do projeto: a co-participação, o efeito moderador e a contribuição assistida por faixas salariais. Há um descontrole no Planserv, despesas adicionais que ultrapassam R$30 milhões e isso acendeu a luz vermelha na Sefaz que já avisou que só colocará R$250 milhões/ano de aporte ao plano e nenhum centavo a mais.

  6. Daí a existência do projeto com o governador Wagner "pagando o pato" e ficando com o ônus da impopularidade passageira, se supõe, readquirindo a confiança dos servidores mais adiante. Agora, que o projeto será votado na quarta-feira, 31, sem dúvida. Ou vota ou quebra o plano. 
                                                                 **
  7. Do deputado Elmar Nascimento (PR) sobre o Planserv: - O servidor estadual não é desonesto e o que precisa é uma auditoria na gestão do plano.

  8. Do deputado Paulo Azi (DEM) sobre o Planserv: - O governo quer um plano autosustentável e pago integralmente pelos servidores, os quais já pagam, hoje, 60% de suas faturas.

  9. Do deputado Bruno Reis (PRP) sobre o Planserv: - O lugar do debate do Projeto de Lei é no plenário da Assembleia e não com sindicalistas nas coxias.

  10. Do deputado Rosemberg Pinto (PT) sobre o Planserv: - Ninguém quer prejudicar o servidor no governo e sim melhorar sua situação.

  11. Nenhuma deputada falou sobre o Projeto de Lei do Planserv.

  12. Do deputado Zé Neto (PT) sobre o Planserv: - Nós estamos com as portas abertas aos servidores e vocês (se dirigindo a Oposição), aquele gente do passado, deixou o Planserv pré-falido.

  13. O deputado Zé Neto confessou que teve que explicar para sua mãe, professora aposentada do estado e planservista, que "o Projeto de Lei do governador Wagner é bom".

  14. O deputado capitão Tadeu (PSB), fiel a sua base na PM, desfilou na Assembleia com o adesivo da oposição (Sou Contra) bem exposto na lapela.

  15. De uma servidora ao jornalista que vos escreve, como diria o confrade Zé Amilcar: - Moço onde é o bebedouro aqui?

  16. A tribuna da imprensa esteve lotada de jornalistas e assessores parlamentares. Mais assessores do que jornalistas e isso prejudica o trabalho da imprensa. Além disso, a internet não esteve liberada pelos técnicos da Assembleia. Desconforto total.

   17. A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) aprovou, nesta terça-feira (30/8), requerimento da senadora Lídice da Mata para realização de audiência pública visando debater a promoção do Brasil no exterior.
 
  18. De acordo com o requerimento, serão convidados para o debate o presidente da Embratur, Flavio Dino, e o presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, Domingos Leonelli Neto.
                                       
   19. Agora vai!

  20. Pacto pela Vida: 22 assassinatos no final de semana na RMS. Santo pai!

  21. Salvador não consegue colocar o Elevador Lacerda e o Plano Gonçalves para funcionar como deseja sediar a abertura da Copa! Portanto, nenhuma novidade no que falou o NYT.

  22. A Petrobras vai investir 242 bilhões de dólares no Brasil até 2015. Para a Bahia foram reservados desse bolo todo só 9.8 bilhões de dólares. E Gabrielli quer ser governador da Bahia. Pode!

  23. Sabem daquele bondindo de Santa Tereza que matou 5 pessoas no final de semana, incluindo o motorneiro? O governo do Rio chegou a conclusão que a culpa foi do motorneiro! Tá vendo como pobre sofre! Até depois de morto.

  24. Como perguntar não ofende, onde anda aquele camarada Pagot do Ministério dos Transportes que fez o milagre da multiplicação de fazendas em Goiás?

  25. O deputado Carlos Geilson (PTN) diz que ficou admirado com as declarações de Wagner falando de nomes para candidatos, em 2012/14, só citando petistas de carteirinha. E questinou na tribuna da Assembleia: E Marcelo Nilo (PDT), e Otto Alencar, e Lidice da Mata (PSB), e Mario Negromonte (PP), e Alice Portugal (PCdoB) só servem para carregar o andor!

  26. E concluiu: - O PT é assim mesmo só reza o venha nós ao vosso reino.

  27. O prefeito Luiz Caetano readmitiu o secretário da Saúde demitido pela prefeita em exercício, Tereza Giffoni. 

  28. Servidores do Complexo Penitenciário Lemos de Brito continuam paralisados nesta quarta-feira (31). A deliberação foi extraída durante uma Assembléia, no último dia 25, organizada pela Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia - FETRAB e outras entidades representativas do funcionalismo público do estado.

  29. Até soldado com metralhadora tinha na Assembleia Legislativa, ontem, em suas dependências. Calma! Não há guerra.

  30. O senador Walter Pinheiro (PT-BA) voltou a defender em Plenário, nesta terça-feira (30), a redução pelo Banco Central da taxa de juros básica da economia, conhecida como Selic. 
  
  31. O NYT que vá impor suas regras em outro sitio. Tudo mundo já sabe na Bahia o que se passa por acá.