Moadores de Itapuã se queixam de casas de shows no bairro e aumento de crimes
Foto: BJÁ |
|
Saguão da ALBA nesta segunda-feira, 22, com apenas uma pessoa e nada mai |
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Blefe: Fetrab, APLB, Sindsefaz e outros que andaram informando à imprensa (até com uma visita ao decano A Tarde) que estariam vigilantes na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira, 22, defendendo os interesses dos servidores diante de limitações do uso de consultas médicas e outros procedimentos no PLANSERV lá não pisaram os pés. Zero, ninguém.
2. Os deputados ainda perguntaram pelos sindicatos e associações e Targino Machado (PSC) chegou a dizer que "o trator vai passar por cima de vocês", numa referência ao governador Wagner e a inércia dos sindicatos. O líder da Maioria, deputado Zé Neto (PT), nada comentou em plenário e como a sessão caiu por volta das 16h em função da morte do irmão de Luciano Simões, os prováveis debates sobre o projeto vão acontecer na terça-feira, 23.
3. O presidente da Assembleia, Marcelo Nilo (PDT), anunciou uma mudança no relator da matéria com a indicação de Nelson Leal (PSL) e a votação para quarta-feira, 24. Mas, a oposição acredita que o projeto pode ser votado na terça-feira, 23, porque o governo não quer debates e vai fazer valer a sua força. O deputado Elmar Nascimento (PR) acha que a base vai querer surpreender e votar na terça, nua tentativa de "pegar a oposição de suspresa".
4. O projeto tem vários penduricalhos ainda pouco comentados pelos deputados e pela midia. Um deles outorga ao governo reajustar as tabelas dos descontos dos servidores por decreto, não mais passando pela Assembleia, a partir de 2012. É uma lei delgada e um precedente perigoso para a ALBA, perda de poder e de debates sobre matéria que envolve servidores estaduais.
5. O deputado Targino disse no plenário que o deputado Nelson Leal por assumir o papel de relator dessa matéria, "uma desgraça dessas" deve ser compensado pelo governo com "alguma secretaria". E que, Zé Neto, diante da repercussão do projeto em Feira de Santana, "deixará de ser candidato a prefeito".
**
6. Em vez de sessão nesta segunda-feira, 22, aconteceu uma reunião do Colégio de Líderes. Os vereadores de Salvador mais uma vez trocaram a ordinária por um encontro que definiu a pauta de projetos a serem votados na quarta-feira, 24.
7. Deverão apreciados dois projetos polêmicos e outros dois considerados isentos de discussão, como títulos de utilidade pública e homenagens, por exemplo. Serão incluídos na relação os edis não contemplados na última sessão de votação. 8. Decisão idêntica havia sido tomada na semana passada, em relação à sessão do dia 17, mas diante dos questionamentos iniciados por Alcindo da Anunciação, sobre a necessidade de se apreciar com prioridade os projetos polêmicos, os debates ficaram acalorados, o horário se estendeu e não houve tempo de votar texto algum.
9. Para amanhã, 23, está mantida a sessão normal. Há dúvidas se a CEI da Saúde vai vingar.
10. O deputado Zé Raimundo (PT) concluiu o relatório sobre o projeto de Lei da Privatização dos Cartórios.
11. No remo, pelo menos, o Vitória é imbatível.
12. A imprensa e até alguns órgãos oficiais estão escrevendo UFBA em caixa baixa (Ufba). A terminação para Bahia pode até ser caixa baixa, mas, assim escrito: UfBa.
13. Moradores de Itapuã estão revoltados com algumas casas de shows (Bali Beach, Língua de Prata, Jangada e outras) que funcionam em áreas do Estado e cujos comodatos já expiraram. Entendem que essas casas só atraem desordem, prostituição e ladrões de veículos.
14. Daí que, segundo e-mail para este BJÁ da associação de moradores, Itapuã concentrar maior número de furtos e mortes. No último tiroteio, nas proximidades do Bali foi a vez do irmão do deputado Luciano Simões morrer com uma bala na cabeça.
15. O Instituto de Saúde Isabel Souto que funcionava no Rio Vermelho, da SESAB, fechou as portas.
16. O presidente da OAB, Ophir Cavalcante, pediu a saída do Ministro do Turismo. Ophir é presidente da OAB ou do Brasil?
17. Do deputado Sandro Régis (PR) no plenário da ALBA: - Ora, se o Planserv não está sendo bem gerido a culpa não é dos servidores e sim dos gestores.
18. Aí encontraram o deputado Bira Corôa na sala do cafezinho da ALBA e perguntaram: - Pensei que v seria o relator da Lei do Planserv. Respota: - Deputado, v é meu amigo ou inimigo!
19. Que a SEFAZ deixou de divulgar a arrecadação de ICMS na Bahia é uma verdade e o IAF também está calado.
20. Nos bastidores da SEFAZ se fala que o que não vai tão bem se esconde.
21. Existe um estudo guardado a sete chaves que demonstra que no período de 2007 a 2010 (quatro anos) o crescimento da arrecadação de ICMS da Bahia só foi maior que Distrito Federal (com grave crise institucional) e Espirito Santo.
22. O pior foi a comparação com Pernambuco quarto maior crescimento do país no período de 2007 a 2010.
23 Neste semestre Janeiro a Junho de 2011, comparando-se com igual perído do ano passado, a Bahia tomou novo banho de Pernambuco, que cresceu 21,3% no período enquanto a Bahia cresceu apenas 4% em termos nominais.
24 Dizem que este é o motivo do Superintendente da Administração Tributária estar pressionando os auditores a autuar no mínimo R$50 mil em valores históricos os contribuintes.
25. Alguns auditores estão passando e-mails para o BJÁ dizendo que o IAF já foi mais combativo.
26. No primeiro dia da fsicalização do Decreto que proíbe a carga e descraga em caminhões em horário comercial, a Prefeitura de Salvador já apreendeu, no pátio da Transalvador, 27 caminhões.
27. Ao todo, 120 agentes de trânsito, com o apoio da Guarda Municipal, estão atuando diariamente para garantir o cumprimento do decreto.
28. O deputado Targino Machado (PSC) disse que Wagner está com comportamento de Deus, aquele que tudo pode. Um espírito de porco questinou: E o Diabo quem é?
29. Nessa briga de Deus x Diabo comum na política do interior quem se deu bem, na década de 1970, foi Aloisio Carneiro da Silva (Deus) que se elegeu prefeito de Serrinha. O Daibo era um crente, candidato derrotado.
30. A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) foi certificada, na sexta-feira, 19, com o Prêmio Destaque Empresarial Brasileiro em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Promovido pelo Instituto Ambiental Biosfera.
31. Abelardo Oliveira, presidente da Embasa, tá igual a publicitário: adora um prêmio.
32. "Subjetividade, adoecimento e hospitalização" é o tema a ser discutido em palestra comemorativa ao Dia do Psicólogo, às 9h30 desta terça-feira, dia 23, no Auditório I do Hospital Geral Roberto Santos, no andar Intermediário.
33. A chacina do Arenoso foi coisa de doer o coração de qualquer ateu.
34. O deputado federal Nelson Pelegrino participou, na manhã desta segunda-feira (22), do lançamento da agência móvel da Caixa Econômica Federal em Paripe, que funcionará na praça João Martins até que a agência definitiva seja inaugurada.
35. A agência móvel foi entregue à comunidade pelo superintendente da CEF na Bahia, Aristóteles Júnior, em evento realizado na Associação dos Servidores Civis do II Distrito Nava