Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SOCIEDADE BRASILEIRA SE MOVE SEM AMPARO EM SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES

Comerciantes de Lauro de Freitas (Vilas) perderam confiança na palavra da prefeita
15/08/2011 às 20:00
Foto: Rafel Andrade
Protesto da classe média em frente ao fórum de São Gonçalo por justiça à morte da juiza
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Dois acontecimentos estão despertando a atenção do país com níveis de indignidade acima do normal diante da lerdeza que a sociedade, nos últimos anos, tem se colocado, especialmente as associações de classe e os sindicatos. Os atos praticados pela PF com os servidores do Ministério do Turismo e o assassinato da juiza Patrícia Acioli elevaram o tom da indignação, a ponto da presidenta Dilma dizer que vai punir os excessos no órgão federal.

  2. Esse episódio da PF envolvendo de forma considerada leviana o ex-deputado Colbert Martins gerou protestos do PMDB, partido que é o mais forte aliado do governo. E olhe que, parte desse protesto, além do que Geddel Vieira Lima já falou, um ex-ministro de Estado, partiu do vice-presidente da República, Michel Temer, espremido também com denúncias ao seu correligionário Ministro da Agricultura.

  3. Hoje, o que mais se falou em Brasília foi sobre governabilidade. Se a presidenta terá condições de manter a governabilidade diante de atitudes que estão acontecendo no seu governo, os atos de corrupção e a faxina que tem promovido. Há falta de diálogo com o Congresso. Ou pelo menos, um diálogo entrecortado. Veja que até o senador Pinheiro (PT), diz que a chefe da Casa Civil usa capa impermeável. 

  4. Na outra ponta, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes considerou lamentável a divulgação de fotos dos presos na Operação Voucher, da Polícia Federal. "Na presidência do STF, chamei a atenção para os abusos que estavam sendo cometidos nessas várias operações", afirmou o ministro.

  5. Segundo Mendes, o Ministério da Justiça deve reagir ao que chamou de "abuso" da PF. Ou seja, Mendes deixou claro que o ministro Cardoso, da Justiça, tem agido passivamente ou lerdamente.


  6. No Estado do Rio, voluntários, moradores de São Gonçalo e parentes da juíza Patrícia Acioli, assassinada com 21 tiros na quinta-feira (11) fizeram um protesto na manhã desta segunda-feira em frente ao Fórum da cidade, na região metropolitana do Rio, onde ela trabalhava. 
 
  7. Usando mordaças pretas, togas e segurando exemplares do Código Penal e rosas vermelhas, eles cobraram uma rápida solução para o crime.


  8. O jornalista Humberto Nascimento, primo da juíza, também criticou o governo estadual do por ter dispensado a ajuda da Polícia Federal nas investigações.


  9. "Não gostamos da postura do governo de ter recusado ajuda federal. Essa coisa de política, de achar que não tem que interferir, que a polícia daqui da conta...Ora, se são policiais que estão sob suspeição e muitos policiais estão investigando, por que não a PF participa, nem que fosse como observadora?", questionou.


  10. Falando em nome da família, Nascimento disse que os parentes ficaram "profundamente desgostosos" com o governador Sérgio Cabral (PMDB).
                                                      **



  11. O deputado Rosemberg Pinto (PT) participou hoje (15) da Festa da Pedroeira de Camamu, Nossa Senhora de Assunção. O parlamentar acompanhou a prefeita Ioná Queiroz na missa e procissão pelas ruas da cidade e ficou impressionado com a participação popular.


  12. Rosemberg participou também da reunião com os gerentes da Caixa Econômica Federal que inaugurou a primeira agência no município, fato bastante comemorado na cidade que vai poder contar com acesso direto aos benefícios da instituição.

  13. Os comerciantes de Vilas do Atlântico estão decepcionados com a atitude da prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), a qual realizou uma assembleia para debater a questão da via única na Avenida Luiz Tarquínio e garantiu, como foi desejo da Assembleia, retomar o trânsito em via dupla.

  14. A prefeita empenhou sua palavra que até o final de julho tomaria essa providência. Mas, até agora, nada aconteceu e os prejuizos dos comerciantes só aumentam. E o que é pior: não acreditam mais na prefeita, pois, esta não cumpriu a palavra.

  15. Secretário da Indústria e Comércio prometeu na TV que as obras na nova Ceasa do Rio Vermelho devem durar 6 meses. A dúvida é se são 6 meses ou 16 meses.

  16. O prefeito JH está feliz da vida: não precisa dar reajuste nos preços dos ônibus em Salvador até o final de sua gestão. Depois que o STPES anunciou um caixa de R$600 milhões para o BRT é sinal de que a grana tá farta por lá.

  17. O site da Agecom está com dificuldades no acesso. 

  18. Os leitores do BJÁ, em enquete, acham que o zagueirão Lúcio, da Seleção Brasileira, já deu o que tinha que dar (78.75%). Não concordam com essa tese (21.15%).

  19. Havíamos divulgado nota sobre a exposição da APAE no Shopping Piedade de hoje a sábado, porém essa exposição teve que ser adiada e somente acontecerá de 22 a 27 de agosto.

  20. O Rasta do Pelô diz que se a atriz da Coreia do Sul quiser usar tapa sexo com a bandeira do BJÁ, pode. E o danado ainda se protifica a fazer a colagem.

  21. Em mais um Festival do Empreendedorismo da Junior Achievement Bahia, chegou a hora da 10ª Feira de Miniempresas, no Salvador Shopping, dia 17 de agosto.

  22. Que rolo a decisão de quem será o prefeito de Madre após afastamento da prefeita eleita pelo povo, Nita Oliveira. Deve ter ouro por lá.

  23. A Embasa esclarece que a contratação do Consórcio Porto Seguro, por meio da Concorrência Nacional 069/2009, foi feita para a implantação de um sistema integrado de gestão, utilizando tecnologia alemã, para melhor gerir seus processos de finanças e controladoria, suprimentos, recursos humanos, projetos e obras, manutenção e decisões gerenciais.

  24. Esta tecnologia, conhecida pelo nome SAP, é utilizada em grandes empresas no mundo inteiro.

  25. A Audium - Áudio e Acústica participa da reforma do Hotel da Bahia dando cobertura acústica ao empreendimento. O projeto do monumento cultural de grande importância histórica, artística e arquitetônica para a Bahia, abrange as áreas comuns do empreendimento, onde será feito o isolamento acústico e os sistemas de sonorização. 

  26. Atualmente a reforma do Hotel está em fase de conclusão das demolições, iniciando a rede elétrica e os revestimentos de parede. Também já foi iniciada a recuperação da pintura artística do painel de Genaro de Carvalho.

  27. A Polícia Militar (PMBA) concluiu nesta segunda-feira (15), o Curso de Técnicas e Táticas Policiais com Ações de Choque. Iniciado na última segunda-feira (8), o curso realizado pelo Batalhão de Choque da PM, em Lauro de Freitas, preparou 24 oficiais e praças com conhecimentos práticos para exercerem as atividades desenvolvidas por esta unidade.

  28. Enquete do BJÁ aponta que nossos leitores (78.55%) não sabem qual a verdadeira missão do Ministério Público. E, 21.15% disseram que sabem. Taí uma boa idéia é fazer uma campanha nessa direção.

  29. A coluna do Noblat, no Globo (15), conta histórias de destrato e destempero de Dilma com seus ministros. São 16 casos anotados, dos quais Noblat narra alguns, como com Maria do Rosário, ministra dos direitos humanos (Cala a boca, você não entende disso, só fala besteira), com Ideli Salvati, ministra de relações institucionais (Na primeira coletiva você vai logo dizendo bobagem, imagine nas próximas), com o chanceler Patriota (Ou você e sua turma dão jeito nisso ou então eu demito toda aquela 'itamarateca').

  30. A entrevista de Delfim Neto ao Globo, 14)  Somos parte do mundo, por isso é uma ilusão acreditar que estaremos blindados. Vamos pagar o preço de estar no mundo e vamos sentir isso nas nossas commodities. A crise europeia vai durar de cinco a seis anos, mesmo depois de se chegar a um acordo global.

  31. Venda de imóvel despenca no 1º semestre. Balanços divulgados por algumas das maiores construtoras mostram queda de até 26% de unidades negociadas. Algumas das maiores construtoras do país venderam menos imóveis novos no primeiro semestre deste ano que no mesmo período de 2010.

  32. Na Avenida Paralela, no final de semana, estão vendendo imóveis a quilo. Há muitos destratos na área do Le Parc e adjacências. Muitos imóveis prometidos para 2011 só serão entregues em 2012.