Já o "Leão" rubro-negro perdeu os dentes e não morde mais ninguém
Foto: SECOM |
 |
JH deixou o 2 de Julho, á tarde, e foi a Marcha para Jesus, junto do seu eleitorado |
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A anunciada provável pré-candidatura do deputado João Leão (PP), chefe da Casa Civil da Prefeitura de Salvador, a Prefeitura da capital, em 2012, não tem sido levada ao pé-da-letra no meio político. Ninguém acredita que prospere pra valer uma vez que, salvo melhor juizo, o prefeito João Henrique, o qual foi salvo pelo governador Wagner que permitiu seu ingresso no PP, ao que tudo indica, marchará no apoio à candidatura Pelegrino.
2. Mas, em política, nunca se sabe. JH já deu um chega pra lá em Geddel Vieira Lima e adotar o mesmo procedimento com Wagner também é admissível, uma vez que João não esconde de ninguém seu desejo de ser candidato a governador da Bahia, em 2014. Recentemente, liberou uma nota sintomática dessa realidade ao situar que, ao contrário do que muita gente pensa, com acentuado desgaste na capital, está bem no interior.
3. E JH, todo mundo sabe e não custa repetir, é um gestor ruim; mas, um excelente político e nesse campo, senão imbatível, porque isso não existe na política, dá muito trabalho, é ousado, competitivo, e quando entra num pleito age como ator e comove a população. Portanto, o cenário com João Leão a prefeito de Salvador, independente de ninguém levar a sério, deve ser visto com olhos atentos, de lince.
4. João Leão não sensibliza o eleitorado da capital. Sua praia sempre foi o interior distante, nem Lauro de Freitas o aceita mais como grande votação, e, mesmo como chefe da Casa Civil da Prefeitura de Salvador tem viajado muito para várias regiões da Bahia visando manter seu "milharal" político viçoso, de pé. Até defender a divisão da Bahia, com a criação do Estado do São Francisco já o fez, para não perder seus votos no Oeste do estado.
5. Ainda assim, como manifestação política combinada com JH tem sentido sua pré-candidatura a prefeito. Já seria mais um passo a ser enfrentado por Nelson Pelegrino (PT), o virtual candidato da base governista principal a ultrapassar, a negociar. E, em todo negócio, há barganha, há o tome lá dá cá, ainda que a eleição de Salvador seja em dois turnos.
6. No meio político tem-se como remota a possibilidade de Leão enfrentar um primeiro turno, sozinho, apenas com o apoio do prefeito. Talvez seja mais um desgaste para o chefe do Executivo municipal que não gostaria de passar, pois, tem 2014 pela frente e necessita chegar lá liso, sem arestas, e com uma melhor performance administrativa na Prefeitura.
7. O PP, por exposto, até agora não tem colaborado para isso. Tem muito lero-lero, mas, obras que são boas, nada. A obra mais visível a JH e que está em curso na Avenida Vasco da Gama ainda remonta a Geddel Vieira Lima, quando era Ministro do Desenvolvimento Regional. Claro que pouca gente vai saber disso, na mass midia joanina, porém, esta é a realidade.
8. Por outro lado, nas relações com o governo do Estado e o PT, ambos deram um by-pass no prefeito com seu projeto do Bus Rapid optando pelo metrô na Avenida Luiz Vianna (Paralela). De sorte que, também em certo sentido, João e Leão estão soltos e livres para optarem por seus caminhos próprios. E Leão se ensaia, desde já, como candidato a prefeito da capital. Viu como tudo se encaixa!
**
9. Os deputados petistas Valmir Assunção (federal) e Marcelino Galo (estadual) foram recebidos pelo governador da Bahia, Jaques Wagner. O encontro aconteceu pela tarde no gabinete do chefe do executivo, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), e contou também com a participação do secretário de Relações Institucionais (Serin), Cesar Lisboa.
10. Na pauta, os deputados apresentaram demandas regionais de grande importância para o desenvolvimento de setores como o comércio, meio ambiente, desenvolvimento social, segurança, agricultura familiar, além de debater a criação da Região Metropolitana de Vitória da Conquista (RMVC).
11. O "Leão" rubro-negro, coitado, perdeu os dentes.
12. O Rasta do Pelô adorou o nome da rainha do carvão, Xinha.
13. A CGU de Jorge Hage está na berlinda. Pouca gente acredita nela. Quando trata dos governos amigos é um lero-lero enorme.
14. Veja que desculpa mais esfarrapada de Paulo Renato, ministro do governo, ao dizer que, com tantos recursos no DNIT tinha que haver desvios. Santo pai!
15. Os comerciantes de Salvador anunciaram um encontro regrado a queijos e vinhos durante o seu dia, no CDL. Os comerciários foram às ruas em passeata exigir um piso salarial de R$650,00.
15. Sucom diz que retira placas de propagandas ilegais na cidade. A Barra está com os postes repletos de propaganda de uma corrida de rua patrocinada pela TV Aratu. Portanto, que a Sucom passe por lá.
16. A cidade de Salvador foi escolhida para abrigar, pela primeira vez, o Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais, nos dias 07, 08, 09 e 10 de Agosto de 2011. O Evento, que está em sua décima primeira edição, tem como tema as "Diversidades e (Des)Igualdades", que serão discutidos em 11 eixos temáticos.
17. Pelo décimo terceiro ano consecutivo a Associação Comunitária Alzira do Conforto estará realizando, no mês de agosto, a Caminhada Azoany, evento realizado no dia de comemoração a São Lázaro, que consiste em um cortejo com saída do Pelourinho até a Igreja de São Lázaro, no Bairro da Federação, momento onde os adeptos da religião de Matriz Africana, (candomblé) agradecem ao Orixá, Inkisse.
18. Sensacional a propaganda na TV da Bradesco Seguros com o ex-goleiro Tafarel.
19. Já a propaganda do MEC é conversa fiada, pois, os professores não escolhem os livros didáticos. Há uma máfia das editoras nacionais que impõe ao MEC os livros.
20. No próximo mês de agosto, de 13 a 17, a Bahia sediará nas cidades de São Francisco do Conde e Salvador o considerado maior evento panafricanista da era modeerna, o Enipam.
21. Sêo Barriga é que tá certo. Já não ia ao Barradão e agora menos em Pituaçu para ver o ex-leão, agora, gatinho.
22. A Fundação Gregório de Mattos (FGM), em convênio com o Senac/Pelourinho, oferece cursos e workshops de culinária ministrados na Casa do Benin, nos meses de julho e agosto. Com temas variados, os cursos têm carga horária de 20 horas, enquanto que os workshops duram quatro horas.
23. Cursos - O primeiro curso realizado será o de Pizzas, entre os dias 25 e 29 de julho, das 13h às 17h. Além de garantir uma renda extra, as atividades ainda darão oportunidade aos participantes de aprender o preparo e os procedimentos corretos de higiene e manipulação dos alimentos.
24. Localizada a cerca de 120 quilômetros de Salvador, a cidade de Conceição da Feira foi tema de moção apresentada pela deputada estadual Graça Pimenta (PR) na Assembleia Legislativa (AL).
25. No documento, a parlamentar se congratula com o município por conta da passagem dos seus 85 anos de emancipação, comemorados neste sábado (23