Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BISPO MARINHO LANÇA NOME EM SALVADOR PARA PREFEITO E INIBE VARELA

Comunicação do governo do Estado com imprensa precisa ser mais ágil
18/07/2011 às 20:21
Foto: BJÁ
Novo produto turístico no circuito Barra/Ondina, laranja em saco, a R$10,00. Legal!
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Mais um movimento na pré-campanha visando às eleições de Salvador surge com o deputado federal Márcio Marinho, PRB, representante da Igreja Universal do Reino de Deus, anunciando que vai lançar o seu nome em ato político que será realizado na sexta-feira próxima no Centro de Convenções do Fiesta. Resta saber se Marinho vai ter mesmo organização política para encarar a campanha propriamente dita ou se vai compor, ainda no primeiro turno.

  2. Ao que se sabe, historicamente falando na composição petista, as preferências deste partido (Marinho faz parte da base governista Wagner/Dilma) recaem, preferencialmente, com o PSB e o PCdoB. Assim, deu-se no último pleito, em 2008, com a dobradinha Pinheiro (PT)/Lídice(PSB). 

 3. Mas, como cada eleição tem sua própria história, e tanto o PSB de Lídice; quanto o PCdoB, de Daniel Almeida, já anunciaram que terão candidatos a prefeito da capital, em 2012, a própria senadora Lídice no PSB e/ou o deputado capitão Tadeu; e a deputada federal Alice Portugal, no PCdoB, crescem, pois, as chances de Marinho emplacar uma dobradinha com Nelson Pelegrino, o candidato virtual do PT.

 4. Ou, numa segunda hipótese, Marinho enfrentar o pleito no 1º turno até para verificar a dimensão de sua força política, e só compor no segundo turno, o que lhe daria margem de optar por um dos dois finalistas. Na dimensão política, ninguém acredita que Marinho possa chegar a um segundo turno como preferencial. Mas, quem não arrisca; não petisca.

  5. A decisão do deputado Márcio Marinho em sair pré-candidato inibe ou desaconselha uma sempre lembrada candidatura no PRB, a do radialista Raimundo Varela, numa testada nas urnas, mas, com potencial de votos razoável. Varela tem perfil populista e sempre é bem pontuado nas pesquisas preliminares das pré-campanhas. E já tentou, algumas vezes, formatar uma candidatura política, mas, nunca conseguiu.

  6. Em certo sentido tem até razão entendendo-se que só entraria no jogo se fosse para ganhar. Como não conseguiu alianças para isso, não disputou. Como Marinho a situação é um pouco diferenciada, pois, sendo deputado federal, portanto, dentro da política, ao se lançar, ou compõe numa vice ou vai até o final. Se fraquejar antes do povo começar perde credibilidade.

  7. Portanto, a candidatura de Marinho, com ato solene político e tudo mais, fica sem retorno, e se torna pra valer.
                                                        **

  8. Uma outra questão sobre a sucessão em Salvador, que aconteceu nesta segunda-feira, 18, no programa do Marão, da Rádio Excelsior, foi a entrevista do deputado ACM Neto (DEM) aparentemente um tanto confuso ou organizadamente bem programado, querendo impor uma camisa de força ao candidato da oposição, na hipótese de um nome consensual e único, estabelecendo que se eleito for, na capital, não disputaraia o pleito de governador, em 2014.

  9. Ao mesmo tempo deixa nas entrelinhas que, se ele for o candidato do consenso das oposições, e caso perca o pleito, ficaria livre para disputar a eleição de governador, em 2014, o seu maior sonho (Vide entrevista na Editoria de Política deste site). Neto sabe, por pesquisas, que os nomes citados por ele, em especial, Aleluia, não tem chances de vitória.

  10. Ora, isso não existe porque o PMDB não é bobo. Esta na cara que se o PMDB apoiar Neto para prefeito de Salvador, quer ganhe ou perca, vai impor uma contra-partida de apoio a candidatura Geddel, em 2014. Geddel já disse que sua praia é a Bahia, o PMDB, por hipótese da falta de consenso pode até ter um candidato a prefeito na capital, mas, não abre mão do nome Geddel a governador.

  11. Vê-se, pois, que consenso nas oposição está dificil. Assim como, unidade dos partidos da base governista em torno de Pelegrino, de igual modo.
                                                          **

  12. A população do outrora paradisíaco bairro de Itapuã está revoltada com os dados revelados pela SSP colocando a área, que corresponde a 20ª AISP (Areá Integrada de Segurança Pública), como a de mais ocorrências policiais, com um total de 669, no período de janeiro a junho deste ano, sendo que somente de furto e roubo de veículos chega a 594 casos.


  13. A revolta se dá  em virtude de duas constatações básicas: 1) a área de circunscrição da atividade policial alcança bairros que não tem vinculação com Itapuã, como São Cristóvão, Mussurunga e Bairro da Paz, a ex-Malvinas; 2) a existência de estabelecimentos que atraem gente diariamente, de vários quilates, vindo de todas as partes da Cidade, como as casas noturnas Jangada e Lingua de Prata, funcionando abertamente com sinais de prostituição.


 

  14. Em virtude desta situação, uma comissão de moradores representativos do bairro se organiza para ir a Secretaria de Turismo denunciar o uso de imóveis de propriedade do Governo do Estado dados em comodato, inclusive porque os contratos estão expirados ( foram concedidos por 20 anos, à época da requalificação da orla marítima, em 1986 ), com atividades totalmente ilicitas,  como também ao Ministério Publico Estadual.
 


  15. E por falar em Itapuã, chama a atenção de qualquer um a construção que está sendo erguida, com o devido alvará da PMS,  numa das laterais da  Praça Dorival Caymmi com Avenida Otavio Mangabeira, aquela mesma da "cachaça de rolha" na canção Tarde em Itapuã, de Vinicius e Toquinho, com um pé direito que interfere no gabarito da fachada da Igreja, tombada pelo IPHAN.

  16. Além do mais, ocupa 100% do terreno, não guardando recuos das três vias com que se limita, enquanto as construções anteriores vinham mantendo recuo na parte da Avenida.



  17. Outra coisa intrigante na orla maritima é a colocação a venda de um grande terreno entre as duas pistas, na altura do Corsário, já que foi divulgado um plano da PMS no sentido de tomar posse dos terrenos nessas condições, para permitir uma futura requalificação.

  18. Pobre Salvador, toda hora um plano que é abandonado ligeirinho..



  19. Também na Pituba, com alvará e tudo concedido pela PMS, está sendo construido um puxadinho de dois andares na área de estacionamento do edificio de esquina da rua Bahia com a Manoel Dias, quadra da praia. Pense num monstrengo, que vai ser muito pior.

  20. A PM colocou policiais ao longo do canteiro central da Av Centenário e o fumacê despareceu.

  21. Interessante o comercial da Empetur (PE) no Fantástico.

  22. O Salvador Fast mostra que a galera jovem (chamada de galera da periferia) é do arrocha, pagode, funk e samba. Está completamente fora de sintonia com os grupos afros, os blocos tidos como de raiz ou matriz africana, e tão distantes da África como a água e o vinho. Basta dizer que um dos ídolos dessa turma, Márcio Vitor, se apresentou com boné e roupa grife NY.

  23. O que se percebe é uma dissociação muito grande entre o que se propagandeia na ótica dos intelectuais afros marxistas e outros, e a realidade dessa galera enorme (estima-se 100 mil no Salvador Fast) muito mais ligada na cultura pop norte-americana e brasileira do que nos momentos da mama África.

  24. Ou seja, o discurso dessa turma tem que mudar. Em entrevista recente, FHC citou essa situação. Há uma geração classe C que está solta noutro movimento.

  25. A prefeita Valdice Castro, de Jacobina, inaugura quadra poliesportiva e escola Beatriz Guerreiro, dia 22.

  26. Na enquete BJÁ nossos leitores disseram que o Brasil não seria campeão da Copa América (90%) e apontaram sim apenas 10%. É a desilusão com a canarinho.

  26. A Vaquejada Axé de Serrinha tem stand no circuito Barra/Ondina. De vaquejada mesmo só o nome. 

  27. A comunicação do governo do Estado vai mal. Mataram dois PMs no Oeste do Estado na madrugada de hoje. Vários órgãos de comunicação estão falando desta notícia desde às 9h. Pois dito, às 17h, o site da SECOM não tinha uma linha sobre o assunto. O site da SSP ainda estava no dia 15. E o site da PM nada dizia.

  28. Sabem quem informou à imprensa, até essa hora (17h), que a SSP estava apurando o caso? A assessoria da SEFAZ.