Planalto diz que não há mudanças no comando da Petobrás e Gabrielli tá mantido
Foto: Manu Dias |
|
PT teme esse palanque Wagner/Otto, em 2014, como aconteceu em Biritinga |
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Já haviamos comentado neste BJÁ em 10 de maio último, os rumos circulantes na Assembleia Legislativa, dando conta de que o governador Jaques Wagner teria confidenciado a parlamentares mais próximos a decisão (em análise) de ser candidato a deputado federal abrindo a indicação ao Senado, a uma provável candidatura de Otto Alencar, e garantindo, assim, mais deputados para o PT em Brasília e a cabeça da chapa majoritária (governador), a um candidato puro-sangue petista.
2. A rigor, o grande drama de Wagner (não chega a ser propriamente um drama) é manter a continuidade do projeto petista na Bahia (Lula/Wagner/Dilma) sem permitir a ascensão de um nome como o do seu vice-governador, Otto Alencar (futuro PSD), à cabeça do Palácio de Ondina. Isso, em tese, o PT (como instituição partidária) não aceita, pois, seria quebrar o seu projeto de poder, o que Jonas Paulo caracteriza como novo momento em que vive a Bahia.
3. Como Wagner sabe disso mais do que qualquer outra pessoa e não quer encrenca com o PT, partido do qual é fundador no estado, desde já, com confirmação oficial daqueles rumos de maio último, anuncia seu desejo de ser deputado.
4. Em sendo assim, salvo se Otto não for para o pau, como se diz na política, abre-se a temporada dos pré-candidatos a governador no PT, de resto, já em curso há muito tempo, desde que Luiz Caetano, prefeito de Camaçari, em eleição como candidato único a UPB, espalhou out-doors por toda a Bahia difundindo o seu nome e sua efígie.
5. É claro que toda essa engrenagem política só será melhor analisada e avaliada após às eleições municipais de 2012 e de como estará o governo Wagner, no momento da eleição, em 2014.
6. Por enquanto, está a desejar, tentando manter de pé projetos organizados em sua primeira gestão, o principal deles a Ferrovia Oeste Leste (FIOL) e o Porto Sul; as prováveis obras para a Copa do Mundo 2014, em Salvador, (por ora só existe em curso a Arena Fonte Nova); e projetos aqui e acolá sem maior visibilidade.
7. Tem muito a melhorar até 2014 e há condições para isso. Mas, hoje, no Nordeste, enfrenta a concorrência mais eficiente, (pelo menos até agora) dos governos de Pernambuco e Ceará e os investimentos produtivos na Bahia têm sido minguados em relação a esses dois outros estado. Isso, sem contar, óbvio, o Centro Sul. É só olhar os investimentos que o governo federal faz no eixo Rio/SP e na Bahia.
8. Ainda assim, não se vislumbra, na Bahia, uma oposição política consistente ao governo Wagner e com capacidade para retomar o governo do Estado, nas eleições de 2014.
9. Daí que, no plano da política das alianças em curso, a "grande ameaça" (veja que está em entre parênteses) é Otto Alencar. Os petistas se pelam de medo de Otto entendendo que, se ele retornar ao poder como governador, seria, também, a volta do "carlismo" ou de parte dele. É só observar, nos dias atuais, o gabinete do vice-governador, já povoado de representantes dessa espécime.
10. Portanto, como já dissemos em maio, salvo melhor juizo, haverá um governador tampão em 2014, por 6 meses, Wanger será candidato a deputado federal; Otto a senador (ou alguém do PP/PDT); e um petista disputará o governo. É o mais provável e avaliável, no momento.
**
11. Uma vergonha a atuação da seleção brasileira de futebol na Copa América. Mesmos defeitos da "era" Dunga, marketing puro, sapato alto e falta de amor à camisa. Elano, quando foi bater o pênalti contra o Paraguai parecia um bailarino. Não dá. Tem que haver uma renovação geral com jogadores que atuam no Brasil.
12. Os jogadores brasileiros parecem de louça chinesa. Quanto tomam uma falta se quebram todo, aparentemente, se contorcem e demorarm minutos para levantar. E ainda reclamam do juiz.
13. E os treinos secretos! Tanto treino secreto, tanta mordomia, horas treinando bater pênaltis, e quando chega na hora H amarelam. Nunca se viu nada igual. Ainda bem que a maioria dos brasileiros não confia mais na seleção e não se comove mais com derrotas.
14. Enquanto isso, o Japão, arrasado por um tsunami ganha o campeonato mundial da seleção de futebol feminino. Garra, amor, determinação. É isso que falta aos brasis.
15. O ex-presidente Lula quer Fernando Haddad como candidato do PT a prefeito de SP, mas, a senadora Marta Suplicy já disse que não abre mão de sua candidatura, pois, não se inventa nomes para ganhar eleição em SP.
16. IBGE atesta que Bahia e Maranhão são os estados mais atrasados do país.
17. A Rede Globo de TV organiza homenagem aos 100 anos do ator Paulo Gracindo.
18. Como perguntar não ofende, quando o governador Wagner vai inaugurar as centenas de habitações do Minha Casa, Minha Vida em Serrinha, prontas há meses?
19. Governo federal vai apertar o cinto ainda mais. Está preocupado com as despesas adicionais de 2012, previstas em R$50 bilhões a mais no OGU.
20. O Planalto informa que não há mudanças na direção da Petrobras e Gabrielli está garantido. No mundo da política, a boataria teria partido de uma trama entre petistas e peemedebistas. Gabrielli, por sinal, está em plena pré-campanha ao governo da Bahia, em 2014.
21. Roberto Carlos está em Jerusalém gravando o especial para a Globo de final de ano.
22. O camarada está dormindo, domingo à tarde, descansando do trabalho da semana, quando alguém do call center da OI liga para oferecer serviços. É um crime.
23. Os jogadores do Brasil deveriam passar uma semana, como a igreja faz com seminaristas (rezar 60 pai nossos e 100 ave marias) vendo o jogo Argentina x Uruguai para verificar o que é raça, garra, de Forlán e Suárez.
24. O Pestana Convento do Carmo está com quintas do jazz, a partir de 21 próximo. Imperdível.
25. Enquente do BJÁ sobre a medalha 2 de Julho que a Assembleia Legislativa vai conferir ao presidente da Coelba, Moisés Sales: 97.22% dos nossos leitores foram contra; e 2.78% disseram sim.
26. Depois do aniversário do prefeito de Feira, Tarcízio Pimenta, nesta segunda, 18, acontece na Cidade Princesa o aniversário do ex-prefeito José Ronaldo, com missa na Igreja de Nossa Senhora dos Passos e movimento político.
27. O MMB (Movimento dos Machões Baianos) comemorou o Dia do Homem, 15, em alto estilo.
28. A ministra Luiza Bairros tomou um pito da governadora do Maranhão, Roseana Sarney. Andou por lá prometendo coisas sem avisar a governadora.
29. Com o fim do Proer está quase nos finalmente a liquidação do ex-Banco Econômico da Bahia.
30. Bruna Surfistinha para prefeita de Salvador é o que pede o Rasta do Pelô. Tá certo!
31. Em paginas amarelas de Veja, a filosofa francesa Elizabeth Banditer diz que a "mulher perfeita é um mito" e as mulheres estão mudando seu papel na história, em alguns aspectos, para pior.
32. Copa do Mundo cria 50 mil vagas na Bahia diz a ingênua manchete do Correio.
33. O técnico do Vitória está à cata de reforços. Myrma, do Japão, seria uma boa.
34. A Câmara Municipal de Salvador aprovou por unanimidade, na quarta-feira passada (13), projeto de indicação do vereador Gilmar Santiago (PT) sugerindo à presidenta da República Dilma Roussef que autorize aos ministérios relacionados ao assunto, promover estudos tendo em vista a diminuição da carga tributária para venda e aquisição de bicicletas e peças para sua manutenção.
35. Tá vendo o que fazem com a presidenta Dilma.
36. Que coisa horrorosa a abertura do Rede Bahia Revista. Demodê demais!
37. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) está lançando em todo o país, em parceria com as federações estaduais do comércio, o projeto Empreendedorismo Digital.
38. Para saber noticiais dos servidores penitenciários do Estado acesse http://sinspeb-ba.org.br/
39. O site do Sindpoc está atrasadíssimo. E o crime do policial de Serrinha, José Henrique, até agora a direção do Sindpoc nada falou. O que estaria acontecendo?