Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CARNAVAL, 2 DE JULHO E SÃO JOÃO SE IGUALAM E DÃO RASTEIRA NA CULTURA

Passarelas prometidas para estrada do Coco nunca sairam do papel
09/07/2011 às 20:11
Foto: BJÁ
Alá lá ô, ô ô ô, é Carnaval no desfile ao 2 de Julho com bandas e balões
MIUDINHAS GLOBAIS:

1. Na semana anterior ao Carnaval de Salvador e até uma semana depois, alguns políticos e outros falam em reordenar a festa, modificar conceitos, abrir espaços para isso e aquilo, descamatizar, deselitizar e uma série de adjetivações que se perdem logo depois voltando a mesma lenga-lenga a ser repetida no ano seguinte. E o Carnaval segue seu caminho, os empresários do segmento mandando na festa e o Estado e Prefeitura dando apoio nas áreas da saúde pública, segurança e limpeza.

2. É muito difícil mudar essa estrutura carnavalesca implantada ao longo dos anos, as entidades se tornaram empresas, até mesmo algumas que levam o rótulo de afros (Olodum, Araketu, Cortejo Afro, Ilê Aiyê e outras), a democratização nessas entidades foi para o espaço, hoje, são guetos empresariais hereditários, e tudo o que se diz para mudar o Carnaval se perde nas cinzas dos santos óleos da quaresma.

3. Curioso é que esse modelo carnavalesco está se expandindo para o São João e para o 2 de Julho, sob os olhares complacentes do Conselho de Cultura, Secult, IPHAN, IPAC, IGHB e assim por diante. A carnavalização do 2 de Julho com balões dos partidos politicos, Petrobras e do governo do Estado, em breve, poderão dar espaço a Brahma, Skol, Velaton, Insinuante e outros, o que já aconteceu em vários São Joões no interior do Estado.

4. Teve um São João num determinado município que tinha mais balões da Skin do que qualquer outra coisa e foram vários blocos juninos animados com trios elétricos, balões publicitários, abadás, adereços de mãos e outros.

5. Mais sintomático dessa nova carnavalização baiana é que, setores que falam em modificar o Carnaval de Salvador, velhos conhecidos da cidade e integrantes, em parte, da "velha esquerda festiva", se calam em relação ao 2 de Julho e ao São João. Ora, se é pra criticar Francisco; tem que fazer o mesmo com Chico pois as descaracterizações são idênticas.

6. Agora, se é pra deixar como está que se deixe e acabe com esse proselitismo sobre o Carnaval de Salvador. Em 2012, por sinal, vai homenagear Jorge Amado nos seus 100 anos. Figura maior da literatura nacional, o qual na Bahia ainda esquecido, abandonado pela nova ordem cultural do Estado.
                                                                                        **

7. A prefeita Moema Gramacho (PT) prometeu colocar 5 passarelas na área urbana da Estrada do Coco, em Lauro de Freitas, mas, até agora, nenhuma delas foi instalada. A bancada baiana tenta liberar recursos do OGU para tal feito. E olhe que Moema já vai para o 7º ano de mandato.

8. Na fala das passarelas, a Prefeitura instalar semáforos como o que será inaugurado no Km 5 nas proximidades do McDonald na embocadura de quem desce o Complexo Viário 2 de Julho. Tem tudo para ser um transtorno ao trânsito.

9. E Lugano! Ainda joga na seleção do Chile. Vai parar no Vitória.

10. Por falar no Chile quem treina a equipe é um clone do ex-deputado Eujácio Simões.

11. O presidente da OAB/BA garante que as obras da sede própria da entidade em Feira de Santana ainda serão inauguradas em 2011.

12.  A deputada estadual Graça Pimenta (PR) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa (AL) que ampara os estudantes disléxicos da rede pública de ensino do Estado.

13. A dislexia é um distúrbio resultante de disfunções cerebrais, manifestadas por perturbações no aprendizado, consistindo numa condição genética hereditária.

14. Incrível: a audiência de A Praça é Nossa desbanca Ídolos.

15. João Ubaldo Ribeiro diz que papo de literatura é enorme tédio.

16. A região do extremo sul baiano recebe a visita do deputado estadual Marcelino Galo (PT) que cumpre agenda a partir desta segunda-feira (11).

17. O parlamentar permanece na região até a sexta-feira (15) e durante toda a semana participa de diversas atividades com lideranças políticas de municípios como Eunápolis, Belmonte, Guaratinga, Itabela, Santa Cruz de Cabrália, Porto Seguro, Alcobaça, Prado e Itamaraju.

18. "O recesso parlamentar é o momento de maior dinâmica do mandato, já que o deputado tem mais tempo para visitar sua base e aprimorar o relacionamento com as lideranças municipais, por isso a importância de manter as atividades no gabinete da Assembleia Legislativa, mas também manter as constantes agendas no interior do estado. Essa semana será o extremo sul, mas também pretendemos chegar a outras regiões", declara Galo.


19. Que decepção a "selecinha" de Mano Menezes. Já dissemos aqui que segue o mesmo caminho de Dunga.

20. Sêo Barriga é que está certo. É melhor assistir o Vitória.