Juquinha, da Valec, ia receber até o título de Cidadão Baiano
Foto: BJÁ |
|
Se é pra mudar nome do aeroporto de SSA, que se faça mudança geral na cidade |
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Salvador é a terra das contradições e da anarquia. Quase ninguém leva nada a sério e discute a realidade dos fatos. A todo momento assistimos pisadelas na história baiana sem que o IGHB e os órgãos culturais se manifestem, salvo rarissimas exceções. Exemplos temos aos montes somente no episódio da Independência da Bahia, o festejado 2 de Julho, sem ao certo se saber quantas pessoas morreram nas "lutas" , o desenrolar das batalhas e assim por diante. Inventam-se até heroinas.
2. Agora, ressurge a polêmica de retornar o nome do Aeroporto Luis Eduardo Magalhães, de Salvador, para 2 de Julho, numa óbvia retaliação à família de ACM. De fato, foi um ato de puxasaquismo de um deputado baiano encampado pelo Congresso Nacional. Mas, já que foi assim, como também aconteceu com o Tom Jobim, ex-Galeão, no Rio, se é para mudar de novo que se retorne à originalidade: Aeroporto de Ipitanga.
3. A capital baiana tem muitas dessas incorreções. Quando o governador JJ Seabra decidiu adotar o modelo boulevard francês na Avenida do Estado abrindo uma ligação mais moderna entre o centro da cidade e a Barra, colocou o nome de Avenida Sete de Setembro. Opa! Deveria, por ser chamada de Avenida 2 de Julho. Mas, naquela época, início do século XX, passados menos de 100 anos da independência da Bahia, não havia esse sentimento nativista tão apurado.
4. E o nome posto foi uma homenagem a independência do Brasil: Avenida Sete de Setembro. A Praça 2 de Julho é o Campo Grande, mas, poucos baianos falam assim. Trata-se, na real, do Campo Grande. Já a Praça Inocêncio Galvão, adjacente a Rua da Forca e ao Mocambinho, é o Largo 2 de julho (!).
5. Quer outra coisa curiosa: Salvador tem 462 anos de fundada considerando-se a chegada da esquadra de Tomé de Souza, em 29 de março de 1549. Recentemente, comemoru-se o centenário da rua Chile que é a rua mais antiga da cidade e tem 462 anos. Esta rua se chamava Direita do Palácio e/ou rua dos Mercadores e mudaram no início do século XX para Rua Chile, visando homenagear uma esquadra de navios chilenos que se encontrava no porto da capital.
6. Veja se não parece piada ou coisa típica do baianês: a rua tem 462 anos, é a mais antiga do país, mas, comemorou-se seus 100 anos, inclusive com exposição na Câmara de Vereadores, coquetel, discursos e tudo mais.
7. Então, se é pra mudar o nome do aeroporto Luis Eduardo Magalhães que acabe com essa demagogia barata e retorne ao nome de Aeroporto para Ipitanga.
8. Que a Rua Chile volte a se chamar Rua Direita do Palácio; que o Campo Grande se chame, de fato, Praça 2 de Julho; que o Plano Gonçalves volte a ser Guindaste dos Padres; que a avenida Luiz Viana seja tratada assim e não com o nome de Luis Viana Filho, inclusive nos documentos oficiais do governo; que a Melo de Morais volte a ser Avenida do Cascão; que a Lima e Silva volte a se chamar Estrada das Boiadas; que a Avenida Sete volte a ser Avenida do Estado; e assim por diante.
9. São tantas as contradições nesta cidade que caberia até uma revisão histórica, de preferência, feito por um órgão independente e que não seja nem estatal, nem baiano.
**
10. O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, divulgou nota em que confirma o afastamento de quatro servidores da cúpula do órgão. O afastamento foi determinado pela Dilma Rousseff no final de semana. 11. Segundo reportagem da revista "Veja", representantes do PR, partido que comanda os Transportes, funcionários do ministério e de órgãos vinculados à pasta montaram um esquema de superfaturamento de obras e recebimento de propina por empreiteiras.
12. Entre os citados estão o próprio chefe de gabinete do ministro, Mauro Barbosa, o assessor do ministério, Luiz Tito, o diretor-geral do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Luiz Antonio Pagot, e o presidente da estatal Valec, José Francisco, o Juquinha.
13. Dilma conversou com Nascimento por telefone dando a ordem. Na nota, Nascimento diz que "rechaça, com veemência, qualquer ilação ou relato de que tenha autorizado, endossado ou sido conivente com a prática de quaisquer atos político-partidário envolvendo ações e projetos do Ministério dos Transportes".
14. A Veja diz que Juquinha, da Valec, comunicou a um grupo de empresários que as empresas que tocariam a obra da Ferrovia Oeste-Leste, a Fiol, seriam anunciadas a partir de uma reunião na casa do deputado Waldemar Costa Neto.
15. Essa obra tem sido apontada pelo governo da Bahia como vital para o seu desenvolvimento nas regiões Oeste, Sudoeste e Sul e já nasce com esse problema. Juquinha está afastado da direção da Valec.
16. Outro detalhe, a deputada Ivana Bastos (PMDB), a qual preside a Comissão Especial do Porto Sul chegou a propor na ALBA dar um título de cidadão a Juquinha. E agora? O que acontecerá? Juquinha, segundo a Veja, tem um sobrinho, Mauro Barbosa, que é o homem da chave do cofre, e as propinas do MT/PR giram em 4% em determinados segmentos, e 5% em outros.
17. A obra da Valec da Fiol está nesse rolo aí. E, claro, no mínimo vai ter que realinhar preços e atrasar.
**
18. Os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) Benjamim Zymler, presidente, e Valmir Campelo, relator das obras da Copa 2014, e o governador Jaques Wagner, visitam nesta segunda-feira (4), às 14h30, as obras da Arena Fonte Nova, em Salvador. Também estão previstas as presenças do prefeito João Henrique, e dos presidentes dos Tribunais de Contas do Estado (TCE) e dos Municípios (TCM).
19. Antes da visita, pela manhã, das 9h30min às 11h15min, representantes do TCU, secretários estaduais e municipais participam, na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), no CAB, de um encontro para exposição das ações para realização da Copa 2014 na Bahia.
20. Estarão presentes a secretária da Casa Civil, Eva Chiavon, o secretário para Assuntos da Copa 2014 na Bahia, Ney Campello, o gestor do Escritório Municipal da Copa, Leonel Leal, o secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, Cícero Monteiro, o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes, Nilton Vasconcelos, o presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), José Rebouças, e o superintendente regional da Infraero, José Cassiano.
21. Que fiasco esse time do Brasil de Mano Menezes. Como os mesmos erros da era Dunga. Robinho, Daniel Alves, Lúcio, Ramires, não dá.
22. De quebra, Mano ainda tirou do campo o melhor jogador do Brasil, o Pato.
23. O Rasta do Pelô gostou foi do nome de um dos jogadores da Venezuela: Cichero. Ora, meu caro, não é Chincheiro como você pensou.
24. A Associação Comercial da Bahia será homenageada na Câmara Municipal de Salvador pela passagem dos 200 anos de sua fundação nesta próxima terça-feira, dia 5, às 19 horas. A sessão especial dedicada ao bicentenário da primeira entidade de classe do Brasil, das Américas e da Europa Ibérica, foi requerida pelos vereadores Sandoval Guimarães e Téo Senna.
25. "O bicentenário da Associação é uma data histórica para todos os baianos, pois naquele ano de 1811 tinha início em Salvador, a trajetória de nossa pioneira instituição, que foi a referência para o surgimento das associações comerciais e congêneres que se criaram depois em todo o país", diz o presidente Eduardo Morais de Castro.
26. O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) emitiu no regime de plantão liminar anulando a eleição realizada ontem às pressas que definia o nome do vereador Sebastião Alcides (PT) como presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Abaré.
27. Com essa decisão em vigor, volta a valer como presidente da Câmara, o vereador Cícero Romão Marinheiro (PSC), esse sim validado juridicamente para assumir a administração municipal.
28. Enquanto isso, os índios continuam acampados na sede da Prefeitura, onde pernoitaram e só saem de lá quando a transição do cargo for feita na presença de um negociador federal da FUNAI, de um juiz federal, de um procurador do Ministério Público Federal e da imprensa no ato de transição do cargo de prefeito para o presidente da Câmara Municipal de Vereadores.
29. Resgatar a história das embarcações do Recôncavo Baiano. Este é o mote principal do livro "Embarcações do Recôncavo: Um estudo de origens", do pesquisador Pedro Agostinho, que será lançado nesta segunda-feira (04/07), na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional da Bahia (IPHAN), na Barroquinha, a partir das 18h.
30. "Durante o evento, serão entregues 500 livros para a primeira dama do Estado, Fátima Mendonça, presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, para serem doados às bibliotecas públicas, e outros 200 serão comercializados pela ONG Viva Saveiros, que preza pela recuperação e restauração das embarcações, após o evento", revela Bete Capinam, da Oiti editora, responsável pela publicação do livro.
31. Mesmo diante dos primeiros sinais de reversão do quadro financeiro, a Prefeitura de Salvador revela cautela no controle das despesas. Foi publicada esta semana no Diário Oficial uma portaria da Secretaria Municipal da Fazenda, aprovando a Instrução Normativa 001/2011, da Controladoria Geral do Município (CGM), que estabelece normas ainda mais rigorosas sobre os processos de pagamento de despesas pelos órgãos e entidades municipais.
32. A Instrução Normativa orienta os órgãos sobre a elaboração e liquidação dos processos nos casos de prestação de serviços, aquisição de material, publicidade, obras e serviços de engenharia, além da folha de pagamento.
33. O Exército do Brasil vai entregar à Prefeitura Municipal do Salvador, na próxima quarta-feira (6), o relatório de fiscalização que elaborou do emblemático metrô da cidade.