Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

QUEDA DE HELICÓPTERO E MORTE EM HOTEL NÃO PODEM FICAR NA IMPUNIDADE

Ministro Mário Negromonte "fura" Seplan e anuncia metrô/BRT para Salvador
20/06/2011 às 20:01
Foto: BJÁ
Sessão da Assembleia caiu com apenas 5 deputados em plenário. Já é São João! Anariê.
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Duas tragédias que aconteceram na Bahia no último final de semana precisam ser analisadas com todo rigor técnico e policial, pois, os indicadores tanto no episódio da queda do helicóptero no mar de Porto Seguro; quanto da morte de uma jovem estudante num hotel da capital baiana denotam falhas técnicas, irresponsabilidades e momentos de desrespeito às normas, falta de vigilância e assim por diante. Isso também se insere dentro do conceito do Pacto pela Vida, programa recém lançado pelo governo do Estado.

  2. Como se pode admitir que um governador de Estado, o segundo mais importante da Federação, o Rio de Janeiro, embarque num voo de helicóptero com um piloto que usa um brevê de outra pessoa e não estava habilitado para voar? Aonde estava a Casa Militar desse governador? Ninguém perguntou nada? O tempo estava chuvoso e ventando e o Esquilo tinha capacidade para 5 passageiros e decolou com 7 pessoas, hoje, todas mortas.

  3. E a Aeronáutica não sabe que esse piloto não estava capacitado para voar? Recentemente, um cantor sertanejo da dupla Bruno & Marrone cometeu essa mesma loucura e por pouco não provoca uma tragédia maior. Deixou uma pessoa com um pé amputado e outra na UTI. E, pasmem, já está fazendo shows, cantando, impunimente, quando deveria estar sob custódia.

  4. Nos Estados Unidos se acontece um caso desses poderia ser o maior astro da música estava preso. Portanto, o governador Sérgio Cabral, maior autoridade presente em Porto Seguro deve ser ouvido, no mínimo em depoimento policial e judicial. 

  5. O outro fato, a morte de uma jovem num hotel de Armação é ainda mais insinuante de que o equipamento do hotel, um elevador, estava com problemas. Tanto que a pessoa que acabou morrendo avisou à família de problemas em queda de energia e outros. A Polícia deveria interditar o hotel, ser mais rigorosa. É um caso gravíssimo e que depõe contra a Bahia.
                                                        **
  6. Para tentar manter inalterado os preços dos combustíveis o governo, diga-se Guido Mantega, do Ministério da Fazenda, determinou que a Petrobras contenha seus investimentos em US$224 bilhões.

  7. Nesta segunda-feira, 20, como já era esperado, a sessão ordinária na Assembleia Legislativa da Bahia só durou a metade do pequeno expediente, o pinga fogo. O pastor sgt Isidório pediu verificação de quórum e, antes das 3h40min, a sessão caiu.

  8. Na terça-feira, 21, deve seguir nesse mesmo ritmo junino, de forró e licor. Os projetos de privatização dos cartórios e 2º turno da LDO ficaram para ser votados no dia 28. Nesta terça-feira haverá uma reunião, 11h, para afinar o projeto que vai privatizar os cartórios. Há dúvidas, mas, o lider da maioria deputado Zé Neto (PT) acredita que tido será resolvido.

  9. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse nesta segunda-feira que os senadores vão vetar o artigo da medida provisória aprovada pela Câmara que mantém em segredo orçamentos para as obras da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada do Rio em 2016.

  10. Ao afirmar ser contrário ao sigilo, Sarney disse que as obras da Copa e das Olimpíadas não devem ter um regime diferenciado em seus orçamentos.

  11. É uma luz no final do túnel. Ou o PMDB dando troco a presidenta Dilma Rousseff.

  12. Ministros do STF se mobilizam para evitar impunidade no "mensalão", maior escândalo do governo Lula. Temem a renúncia de deputados envolvidos, o que levaria o problema a outra instância jurídica.

  13. "Se já não bastassem as explicações estapafúrdias para justificar os números do Topa desmentidos pelo Censo 2010, o governador Jaques Wagner me sai agora com a pérola de que ‘a violência cresceu em todo o Nordeste por causa da melhoria das condições de vida na região'", comenta o presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia, sobre a declaração dada pelo governador em entrevista à Rede TV.

  14. O candidato derrotado por Roseana Sarney no MA, Flávio Dino, foi contemplado com a presidência da Embratur. A birra de Sarney com Dilma só aumenta.

  15. O escândalo das Mães de Maio, na Argentina, pode chamuscar a reeleição da presidente Cristina Kirchner. Nunca ví um povo que gosta tanto de sofrer como os argentinos. 

  16. Os blogueiros que aderiram ao governo ganharam o epiteto de "progressistas"! Que progresso é esse!

  17. Aqui na Bahia, quando derrrubaram a Sé Matricial, cunhou-se a expressão: "Picaretas do Progresso". Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Apenas são lampejos da história.

  18. Resgatado em sua autoestima pela presidente Dilma Rousseff, FHC diz que o Brasil avançou nos últimos, mas está faltando investir em educação e tecnologia. Para FHC o governo do PT está sem estratégia.

  19. A empresa que é concessionária da Rodoviária Novo Rio, no Rio, apresentou um projeto à Prefeitura no valor de R$600 milhões para requalificar o espaço, colocar novas tecnologias e construir 3 torres contendo hotéis, flats e serviços. 

  20. Aqui em Salvador a idéia é levar a Rodoviária para a BR-324 e destruir um centro dinâmico da cidade, além de massacrar o povo. 

  21. Legal o formato do forró do Bahia Revista com Xandy, Virgílio e Del Feliz. Houve um zumbido de vazamento do áudio, mas, valeu. 

  22. Através edital a Prefeitura de Salvador convoca empresas para prestação de serviços de publicidade para administrações direta e indireta.

  23. Em outro edital, a Prefeitura convoca profissionais de comunicação, publicidade ou marketing para compor a subcomissão visando julgamento das propostas técnicas.

  24. O depuado Zé Neto, líder da Maioria na AlBA, disse que a criação da Região Metropolitana de Feira com 6 municípios foi o possível, o viável.

  25. O deputado sargento Isidório elogiou tanto o governo, hoje, que chamou a secretária Eva Chiavon de Eva Chavion.

  26. O deputado Mario Negromonte Jr (PP) disse no plenário da ALBA que, a BR-110, recém recuperada já está cheia de buracos.

  27. Sarajane e Cacau com Leite no Pelô. É forró pra valer.

  28. Sêo Barriga anda meio triste. Vou mandar um licor de dona Leda pra ele.

  29. Depois de Salvador, o livro ‘O 2 de Julho na Bahia: Antologia Poética', de Lizir Arcanjo Alves, será lançado em Cachoeira, no próximo sábado (25), às 17h.

  30. A publicação, da Fundação Pedro Calmon, em co-edição com o Quarteto Editora, é uma antologia composta de poemas sobre o Dois de Julho.

  31. A história do 2 de Julho ainda está pra ser escrita. O que já se publicou até agora, salvo raras exceções, tem muito mais folclore do que realidade. Um desses folclores é dizer que praianas da Ilha de Itaparica deram surras com cansanção em soldados portugueses.

  32. O deputado estadual Luizinho Sobral (PTN) apresentou requerimento à Mesa Diretora da Assembléia Legislatriva, solicitando a realização de sessão do programa Assembleia Itinerante na cidade de Irecê.
 
  33. "Devido a importância econômica, a microrregião de Irecê, composta por 19 municípios, terá a oportunidade de interagir com os deputados e discutir soluções para seus problemas, inclusive sobre a criação da Região Metropolitana de Irecê", afirmou
Luizinho Sobral.

  34. MarioNegromonte Jr quer a Região Metropolitana de Paulo Afonso; Marcelino Galo quer a Região Metropolitana de Conquista; Kely Magalhães e Herbert Barbosa querem o Estado do Oeste; Leur Lomanto Jr quer a Região Metropolitana de Jequié.

  34. Pra fechar, o Lobisomem de Serrinha não é deputado mas deseja criar o Estado do Sisal, englobando 25 municípios da Diocese, o bispo dom Assolari passando a cardeal e sua esposa dona Esterloura presidente do TJ do novo Estado.

  35. Que trapalhada essa mudança de dia para a Seplan anunciar o projeto da mobilidade urbana de Salvador. E o pior foi que o ministro Mário Negromonte furou o governo e anunciou o projeto, um misto de metrô com BRT. O Sebrae chama isso de "arranjo produtivo".

  36. Cresce a candidatura do deputado Bira Corôa, em Camaçari, com apoio do Coletivo Reencantar do PT. Entende esse grupo que o atual prefeito local, Luiz Caetano, afastou-se das bases populares.