Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

HÁ SINAIS NO HORIZONTE DE UMA ALIANÇA ENTRE ACM NETO E SENADORA LÍDICE

Governador do Rio teria sido irresponsável ao fazer voo de helicóptero
19/06/2011 às 20:00
Foto: ASCOM
Senadora Lídice da Mata se movimenta para organizar sua candidatura a prefeita
MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Uma fonte bem informada no mundo da política me confidenciou que, caso o deputado federal ACM Neto (DEM) não consiga formatar sua candidatura a prefeito de Salvador como pretende, com a união de todos os partidos da oposição em torno do seu nome, e, hoje, há resistência por parte do PMDB, este poderia integrar ou participar com um nome na chapa da senadora Lídice da Mata (PSB).

  2. Essa hipótese é possível? Diria aos meus leitores que, ainda remota, sim, é admissível uma vez que, na cabeça do deputado ACM Neto e do DEM há uma diferença substancial entre o candidato do PT, Nelson Pelegrino; e a candiata presumível do PSB, senadora Lídice da Mata. Embora integrem ambos a base governista Wagner/Dilma, uma coisa é o PT e outra o PSB.

  3. O PT, na concepção do DEM, e temos visto e ouvido isso com frequência dos seus líderes, é um partido centralizador, que só agrega na hora das alianças para a votação, e "aparelha" as máquinas públicas ao seu estilo com pessoas algumas delas até sem competência administrativa para tais e quais cargos, mas, sendo petistas coroados é o que interessa.

  4. E, salvo melhor juizo, o DEM assim não vê o PSB e, como já informou a coluna política do Correio, Neto estaria conversando com Lídice nas preliminares, o jornal sem revelar o fundamental da conversa. Porém, a interlocutores, Neto teria aventado essa possibilidade de aliar-se a Lídice para impedir que Pelegrino chegue a Prefeitura.

  5. Essa mesma fonte aduziu que uma disputa final entre ACM Neto x Nelson Pelegrino, em segundo turno, seria fatal para o deputado democrata. E, acredita essa mesma fonte, uma disputa final entre Pelegrino x Lídice, esta com apoio de Neto, seria fatal para Pelegrino. Aliás, situação que já aconteceu, em 2008, quando Neto apoiu João Henrique e Walter Pinheiro perdeu a eleição.

  6. Hoje, a situação é a seguinte: todos esses nomes e mais outros estão pré-candidatos, andando pela cidade, como se diz no jargão da política, "gastando solas de sapatos". Ou seja, construindo a base popular das suas candidaturas. Lá adiante meados do próximo ano, é que acontecem as alianças pra valer entre essas e outras forças políticas.
                                                                         **
  7. O PV está "doido" para se livrar de Marina Silva. O "chefão" do PV, José Luiz Penna diz que os 20 milhões de votos de Marina na última eleição presidencial em nada mudaram a bancada do PV na Câmara dos Deputados. E, em tese, Marina se beneficiou mais do PV do que vice-versa.

  8. A Espanha continua barrando a entrada de brasileiros naquele país. Em média, 140 pessoas ao mês. E a diplomacia brasileira assiste essa humilhação de braços cruzados. Pior: o nome do chanceler é Patriota!

  9. Esses foram os pontos retirados pelo PT em sua reunião Nordeste/Recife:  
Estabelecer como prioridade a conquista das prefeituras na maioria das capitais nordestinas, com ênfase na reeleição do nosso projeto em Recife e Fortaleza;

  10. A conquista de Salvador e de Aracaju, capitais de estados governados pelo PT; e atenção especial para João Pessoa, Natal, Maceió, Teresina e São Luís, diante do potencial do crescimento político do PT nestas cidades;



  11. Avançar na conquista de governos nas cidades pólo e de médio porte, possuidoras de influência regional em cada estado, consolidando aquelas já governadas pelo PT;


  12. Aprofundar a relação organizativa e política com as cidades de pequeno porte que foram responsáveis pelos maiores índices de votação na nossa vitória presidencial em 2010;


  13. Ampliar a representação nas câmaras municipais com a eleição de vereadores e vereadoras em todos os municípios, pela importância que têm esses mandatos parlamentares nas lutas sociais e institucionais que travamos no Brasil e que oxigena o partido.

  14. O MP quer proibir os cavalos dos Eucorados de Pedrão no 2 de Julho; MP quer o fim da manifestação popular conhecida como "guerra de espadas", em Cruz das Almas.

  15. Veja o que diz a nota do MP: - A tradicional "guerra de espadas", que anualmente acidenta e causa danos à integridade física de diversas pessoas que participam dos festejos juninos no município de Cruz das Almas (146km de Salvador), poderá não fazer parte das comemorações do São João neste ano de 2011.

  16. Isso é o que requer o promotor de Justiça Christian de Menezes, que ajuizou ontem, dia 15, ação cautelar na Vara Crime da Comarca, solicitando ao Juízo que impeça a realização da "guerra de espadas".
 
  17. E expeça, de imediato, mandado de busca e apreensão de todas as "espadas" em vias de emprego ou queima nas ruas da cidade, seja ou não em dias comemorativos da festa junina, ainda que em ruas e dias sinalizados como sendo permitidos pelo Poder Executivo local.

  18. Miguel Kertzmen, ex-secretário de Transporte de Salvador fez uma artigo em A Tarde sobre a mobilidade urbana e, no meio do texto, chama o secretário Zezéu Ribeiro de "meu amigo". No jargão político, quando isso acontece, diz-se que, "essa alma quer falar".

  18. Fogos de artifício provocam estresse em cães e gatos. Calma! Daqui a pouco uma promotora vai proibir a venda de fogos de artifício.

  19. O governo do estado fala em 750.000 alfabetizados pelo Topa. O governo federal (IBGE) diz que só foram 328 mil em dez anos (2000/2010) e a Bahia passou de 2.058.000 analfabetos para 1.730.000.

  20. Dom Murilo Krieger, arcebispo primaz, diz em artigo dominical em A Tarde e outros jornais que "a Igreja não se identifica com nenhum partido político, mas preocupa-se com a dimensão política da sociedade".

  21. No geral, o bispo tem razão. Agora, no varejo, padres e bispos se ligam a partidos e a políticos, muitas vezes sem observar essa "dimensão política" de que fala o cardeal.

  22. Ainda que disparidades regionais continuem gritantes, o Brasil ficou menos desigual na década passada. A divulgação dos dados do Censo Demográfico do IBGE esmiúça como o movimento afetou as cidades.



  23. Reportagem na Folha mostra que investimentos regionais, Bolsa Família e salário mínimo explicam redução das disparidades na última década.


  24. A comparação da renda média domiciliar per capita em 2000 e 2010 revela, por exemplo, que municípios do Nordeste tiveram os maiores ganhos na renda por pessoa, enquanto cidades paulistas lideram a lista das que menos avançaram na década.

  25. Ainda assim, Salvador e nenhum município da Bahia, estão entre os 50 com maior renda per-capita do pais.

  26. Uma carta redigida ao final do "II Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas" pede novo marco regulatório dos meios de comunicação (conjunto de leis e diretrizes que regulam o funcionamento do setor) e faz ataques à mídia.



  27. O evento, que acaba neste domingo (19), em Brasília, contou com a presença de cerca de 400 pessoas que apoiaram o governo Lula e a eleição de Dilma Rousseff.

  28. São os blogueiros chapas-frias.

  29. O vereador Pintão, de Medeiros Neto, quer ISO 9000 para a maconha. Diz que, a atual vendida em alguns pontos, tem químicos.

  30. Acabou a transparência. O governo Dilma, em tese se iguala a máxima de Palocci: - Tenho tudo declarado na Receita Federal.

  31. Esse Hotel San Marco precisa ser investigado com mais rigor.

  32. Tão queimando o deputado Marcelo Nilo, PDT, presidente da Assembleia. E o fogo vem de quem ele ajudou ou ajuda. É o fogo amigo na frigideira.

  33. O deputado João Leão teria confessado a um interlocutor, em Brasília, que estaria cansando na Prefeitura de Salvador. As coisas não andam.

  34. O vice-governador e atual Secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, conversou com o vice-prefeito de Pombal, Jairo Monteiro, por telefone sobre a necessidade da obra do asfalto que liga o centro da cidade à comunidade da Vila Operária e, se comprometeu pessoalmente, com o vice-prefeito, em realizar o projeto técnico para verificar a viabilidade e poder concretizar a obra.

  35. O mesmo já fez com Serrinha e nada aconteceu.

  36. Sai nesta segunda, 20, resultado do projeto da mobilidade urbana de Salvador.

  37. Segundo relatório divulgado pela Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), o SAC Empresarial, localizado no bairro da Boca do Rio, ficou em segundo lugar no mês de maio, totalizando 1.178 processos. O primeiro lugar foi ocupado pelo SAC do Salvador Shopping, com 2.206 processos.


   38. O Ranking demonstra que o SAC Empresarial, órgão vinculado à Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração, vem alcançando o seu objetivo de oferecer diversos serviços com o atendimento de qualidade aos seus usuários.

  39. O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, teria sido irresponsável ao participar de um voo de helicóptero com tempo ruim e com aparelho comandado por um piloto com documentação irregular, sem autorização para voar.