Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BRASIL FICA MAIS MADURO COM DIREITO PROTESTAR NAS RUAS SEM REPRESSÃO

Querem acabar a festa das espadas em Cruz das Almas com decreto
18/06/2011 às 20:00
Foto: Jamila Tavares
Marcha das Vadias, em Brasília, e Marchas da Liberdade em várias cidades do país
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Duas marchas chamaram a atenção do Brasil neste final de semana, nesse novo momento que o país experimenta, de liberdade plena da população em manifestar-se sem repressão. Aconteceram a Marcha da Liberdade (antiga Marcha da Maconha) e a Marcha das Vadias (vide foto acima) passeata de protesto pelos direitos das mulheres. E o que aconteceu? Ninguém morreu, ninguém agrediu o próximo, o país só teve a ganhar respeitando os direitos das minorias.

  2. A Marcha das Vadias reuniu cerca de mil pessoas em Brasília na tarde deste sábado (18), segundo estimativa da Polícia Militar. A passeata é um protesto pelo direito das mulheres de se vestir, andar e agir de forma livre e nasceu em Toronto, no Canadá, em maio. No Brasil, São Paulo e Recife já realizaram edições da marcha. Salvador, que sempre chega atrasada em tudo ainda fará a sua.

  3. A Marcha da Liberdade aconteceu em várias cidades do país, mais de 40, estima-se, inclusive em Salvador partindo do Campo Grande em direção ao Farol da Barra. Essa garantia constitucional só foi possível graças a decisão, acertadíssima, do STF. Pois, se há democracia tem que ser integral. Não existe meia democracia, meia liberdade, meio direito de manifestar-se.

  4. Em São Paulo, segundo a organização, a manifestação, além de apoiar o direito de se expressar, também pede o fim do uso de armas letais ou não-letais pela Polícia Militar durante atos pacíficos. Alguns manifestantes usam camisetas defendendo a descriminalização da maconha.
  5. Centenas de PMs estavam na avenida e em ruas próximas durante o protesto. "A nós cabe assegurar a manifestação. Nossa maior preocupação é com os grupos de intolerância", disse o major da PM Marcelo Pignatari, comandante da operação. Segundo ele, 250 policiais, incluindo 30 em motos, fazem a segurança no evento.

  6. Esses exemplos servem para a Bahia no caso do São João de Cruz das Almas onde o Ministério Público da Bahia fez recomendações no sentido de evitar a venda de "espadas" juninas, e uma juiza determinou (na caneta) a proibição da manifestação popular. Ora, será que o STF vai ter que decidir sobre o São João de Cruz das Almas?

  7. Essa é uma tradição que vem de longos anos, mexe com a economia local, com a vida de um povo e não pode ser excluida por uma decisão unilateral de uma juiza. A população tem todo direito de participar da "guerra das espadas", faz parte da cultura baiana não só em Cruz, mas, em outras cidades, e cabe ao Poder Público apenas disciplinar o evento, dar suporte, segurança, e atendimento médico se for o caso.
                                                    **
  8. Palestras e oficinas fazem parte do evento que neste ano traz Doutores da Alegria e Marina Colasanti, entre outros poetas nacionais e internacionais.

  9. A capital brasileira da poesia vai abrigar nos dias 1, 2 e 3 de julho o V Festival Internacional de Poesia. O evento acontece em Dois Córregos desde 2007 e foi idealizado pelo poeta e empresário, José Eduardo Mendes Camargo. 

  10. Com o tema "Poesia, a arte do encontro", o Festival tem como objetivo disseminar a criação poética entre a população em geral. O evento é gratuito e destinado a poetas, escritores, educadores, estudantes e pessoas interessadas no assunto. 

  11. Neste ano o evento será aberto pelos Doutores da Alegria que desde a década de 90 trabalham em conjunto com profissionais de saúde para auxiliar na rápida recuperação de crianças hospitalizadas. O grupo apresentará a palestra/espetáculo "Profissão Palhaço".

  12. A programação também inclui a participação de importantes poetas nacionais e estrangeiros, como Paula Wenke, responsável pela criação do Teatro dos Sentidos, que se baseia em técnicas de encenação para uma plateia de deficientes visuais e/ou pessoas com os olhos vendados, adaptando textos com o intuito de provocar o tato, olfato, audição e paladar.

  13. Através da palestra "Poesia Multimídia", Paula apresentará seu livro Zoom in Zoom out, onde faz a poesia extrapolar o verso. 

  14. O secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, foi eleito por aclamação presidente do Fórum Nacional de Secretários de Turismo (Fornatur) na manhã desta sexta-feira (17), em Foz do Iguaçu.

  15. Ele chegou ao fim do processo eletivo como candidato único, após as desistências de Oreni Braga, do Amazonas, que passou a ser vice em sua chapa e do secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia, que abandonou o pleito no início desta semana.


  16. Logo após o anúncio oficial, o secretário baiano foi parabenizado pelo ministro do Turismo, Pedro Novais, que participava do Festival de Turismo das Cataratas.

  17. A Câmara Setorial do Cacau encaminhou, nesta semana, nota técnica elaborada pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) solicitando mudanças nos prazos de carência e de pagamento previstos no Programa Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC).

  18. O Rasta do Pelô ficou entusiasmado com a mergulhadora russa que nada pelada com as belugas, baleias do Mar Branco. Já mandou um convite pra moça participar de uma nadada com ele, na Baía de Todos os Santos.

  19. Os nove assentamentos do município de Itaetê, na Cidadania da Chapada Diamantina, estão recebendo investimentos R$ 6,7 milhões do Incra/BA, desde o ano passado, para construção e reforma de casas.

  20. Os recursos que beneficiam 607 famílias assentadas são do Crédito Instalação, nas modalidades Aquisição Materiais de Construção e Recuperação.

  21. São João do Pelô aberto com shows de Gilberto Gil e Cangaia de Jegue.

  22.   O secretário de Governo e Ações Estratégicas da Prefeitura de Ilhéus, Alcides Kruschewsky, que agora volta a assumir o mandato de vereador, reafirma sua pré-candidatura ao cargo de prefeito de Ilhéus.

  23. Na Câmara de Vereadores, Alcides pretende intensificar os contados e ações político-partidárias com vistas à eleição municipal do próximo ano, além de reforçar a bancada da base do prefeito Newton Lima no parlamento municipal.

  24. O Centro de Estudos Afro-Orientais da UFBA foi fundada em 1959 quando todo o mundo fervia política e culturalmente e quando se desenvolve um processo em que países de África conseguem libertação de seus colonizadores. 

  25. É uma instituição com vinculo à Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA, que teve e tem um papel importante no estudo e pesquisa, que atende as comunidades negras, intelectualizadas, que lutam por ações de afirmação das populações afro-descendentes

   26. A história do CEAO nos remete aos subsídios à luta de afirmação do povo negro. Uma história densa e séria. Mas, porque a atual administração, da UFBA está abandonado em todos os aspectos o CEAO?

   27. Como uma edificação com valor histórico e arquitetônico, está cheia de goteiras, com seu piso de madeira nobre sendo destruído pelas chuvas. Goteiras. Acreditem. Como uma instituição como a história do CEAO tem sua diretora auto-demitida pois não consegue o mínimo para desenvolver seus projetos?

  28. Nesta segunda-feira (20), às 16h, em uma entrevista coletiva, no auditório da Secretaria do Planejamento (2ª Avenida, 250, Centro Administrativo), será divulgada a proposta de modal de transporte escolhida para ser implantada entre a Rótula do Abacaxi, em Salvador, e Lauro de Freitas.


  29. Os sete projetos que participam do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para a realização de Estudos de Viabilidade Técnica, Avaliação Ambiental, Econômico-Financeira e Jurídica estão disponíveis na Internet, no canal da TV Seplan (www.youtube.com/tvseplan). A íntegra das exposições feitas pelos representantes das empresas/consórcios está disponível no Youtube desde o dia 10 deste mês de junho.