Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

FEIRA: ASSEMBLEIA ITINERANTE DEBATE RMF QUE DÁ SINAIS EM NASCER TORTA

Assembleia vota em primeiro turno Lei de Diretrizes Orçamentárias
15/06/2011 às 10:07
Foto: BJÁ
Salvador paga preço alto na RMS por abrigar ônibus de outros municípios, sem pedágio
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. A Assembleia Legislativa da Bahia faz sua primeira sessão itinerante no interior do Estado em Feira de Santana, nesta quinta-feira, 16h, no Amélio Amorim. A expectativa quanto ao número de presentes é boa, tanto de deputados; quanto de público nesta iniciativa do presidente Marcelo Nilo, de aproximar mais o legislativo da população. A questão central, no entanto, o projeto de criação da Região Metropolitana de Feira nasce torto. E pau quase nasce torno, não tem jeito e morre torto. 

  2. Os critérios do governo estabelecem que os municípios precisam ter no mínimo 50% da taxa de urbanização, devem ser limítrofes e representar, juntos, pelo menos, 4% no Produto Interno Bruto estadual. E, nesse padrão só se encaixam 5 municípios: Conceição do Jacuípe, Conceição da Feira, Amélia Rodrigues, Tanquinho e São Gonçalo dos Campos, o que gerou protestos dos deputados Carlos Geilson, PTN, e Targino Machado, líder do PSC-PTN.

  3. "O governo não está sendo fiel aos seus próprios critérios, porque deixa de fora municípios limítrofes, com um grande movimento pendular de pessoas que realizam as mais diversas atividades entre as cidades, como Antônio Cardoso, Anguera, Coração de Maria, Serra Preta e Santa Bárbara", disse Targino.



  4. Geilson entende que, dessa forma a RMF, se configura como "ossos de borboleta". Ou seja, como borboleta não tem ossos, será, caso seja aprovada pela Assembleia uma RM sem consistência, sem estatura e sem poder. Isto é, sem ossos para sustentar sua musculatura, e, dessa forma é melhor não criar.

  5. A questão é que existem outras Regiões Metropolitanas sendo lançadas no Estado, caso de Vitória da Conquista, pelo deputado Marcelino Galo (PT); a RM de Itabuna; e mais uma no Extremo-Sul e o governo teme esse metropolização. Há quem entenda que, as Regiões Metropolitanas agregam benefícios diferenciados de municípios isolados. Essa valoração, pelo que se vê na Região Metropolitana de Salvador não é bem assim.

  6. Veja que Salvador não dialoga com Lauro de Freitas, ao contrário, anda às turras devido a derrubada das barracas de Ipitanga; Camaçari com Salvador; e a vizinha de testa mar da capital, Itaparica, muito menos. Cada qual faz sua administração sem pensar no outro. Lauro de Freitas, por exemplo, desepeja dezenas de ônibus todos os dias na malha urbana de Salvador e a capital não cobra por isso e nem impede esse absurdo.

  7. A mesma coisa acontece com Camaçari. Só do Pólo são 380 ônibus por dia que deveriam pagar pedágios na entrada da capital, e outras linhas de passageiros normais. De maneira que essa metropolização, de pouco adianta se não houver diálogo entre as partes e assim por diante. Agora mesmo, pelo que se sabe nas preliminares, o transporte de massa a ser instalado em Salvador para a Copa não vai atender Lauro de Freitas.

  8. E, hoje, em Lauro já há um grande problema porque, especialmente nos finais de semana, o fluxo de veículos para o Litoral Norte é imenso e os engarrafamentos na Estrada do Coco área urbana de Lauro são enormes. Tem 6 anos que a prefeita Moema Gramacho (PT) anuncia passarelas com o apoio do DERBA e até hoje, nada. Com o modal novo, excluindo Lauro, a situação por lá só tende a piorar.
                                                            **
  9. O Governo do Estado, por meio das secretarias da Administração (Saeb), da Educação (SEC) e de Relações Institucionais (Serin), os reitores e os representantes sindicais dos professores das quatro universidades estaduais baianas assinaram nesta quarta-feira (15) o acordo salarial.



  10. Serão incorporados à remuneração 36,06% da gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET), em quatro parcelas até outubro de 2012. A primeira, de 8%, será retroativa a março deste ano. Com o entendimento alcançado, a expectativa é que os professores das quatro instituições retornem às aulas. 



  11. Ainda hoje (15), após a assinatura dos Acordos, os docentes estiveram na Assembléia Legislativa e obtiveram o compromisso dos líderes de bancada, situação e oposições, de que o Projeto de Lei que garante a incorporação da CET será imediatamente aprovado, assim que encaminhado pelo governador.

  12. É que em um dos itens do Acordo, o governo se comprometeu a enviar ainda neste mês de junho tal projeto de maneira que o pagamento retroativo a março da primeira parcela da incorporação seja feito no próximo mês de julho.

  13. Só lembrando que a Assembleia tem ritos próprios e não aprovam projetos com celeridade, salvo quando o Executivo quer.

  14. O deputado Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA) lembrou em discurso no plenário da Câmara a passagem do Dia Mundial da Doação de Sangue, comemorado na terça-feira (14). O parlamentar destacou a importância da imprensa na divulgação desta prática, ao afirmar que este procedimento pode salvar muitas vidas.


  15. Barradas Carneiro apresentou dados do Ministério da Saúde, que apontam a participação regular de 1,9% dos brasileiros nas doações de sangue. O deputado disse ainda que o índice está dentro das normas exigidas pela Organização Mundial de Saúde, "mas que ainda pode melhorar", concluiu.

  16.  na próxima quinta-feira, dia 16, a partir das 9 horas, a Câmara Municipal promove sessão especial para discutir as ações em prol do projeto Minha Casa Minha Vida em Feira de Santana. A realização desta sessão atenderá ao requerimento de autoria
do vereador Justiniano França (DEM).

  17.
O governador Jaques Wagner entrega, nesta quinta-feira (16), obras de infraestrutura para os moradores do município de Barra, território de Identidade Velho Chico. Serão entregues o aeroporto reformado, a iluminação de diversas ruas e um posto do Programa Saúde da Família (PSF).

  18. A entrega acontece na comemoração dos 138 anos de fundação da cidade e marca a abertura do Ciclo de Festas Cívicas e Populares da Barra.

  19. O aeroporto foi totalmente revitalizado com a recuperação da pista e do receptivo, atendendo também os municípios de Ibotirama e Muquém do São Francisco. A nova iluminação conta agora com mais 217 postes e 272 luminárias. Já o posto do PSF terá capacidade para atender mais de três mil pessoas.


  20. Blitz inteligente II: A PM voltou a fazer uma blitz na Avenida Centenário causando o maior engarragamento. Deve ser birra.

  21. O deputado estadual do PSDB, Adolfo Viana, subiu a tribuna hoje (15) para parabenizar a iniciativa do então colega deputado Herbert Barbosa (DEM) por trazer para a Casa o debate com relação à criação do Estado do Rio São Francisco.

  22. O Parlamentar social democrata ilustrou o seu pronunciamento citando o descaso do Governo do Estado com relação ao Vale do São Francisco (Norte da Bahia). Para Adolfo "o descaso com a região Norte deve ser igual ao da região Oeste". 

  23. Tem jabuti enorme no novo projeto da Louas e PDDU. E esse o PT parece que vai engolir.

  24. São Paulo e Flamengo lugar para ser campeão do Brasil. Bahia e Vitória lutam para não serem rebaixados para a segundona e terceirona. Que sina!

  25. Diz-se que, na Nova Arena Fonte Nova as atrações serão Ivete Sangalo, do Vitória; e Cláudia Leitte, do Bahia. Em shows e não em peladas.

  26. Aquele Tadeu Scmidt tem a cara de João Sorrisão.

  27. A Caixa Econômica Federal recebeu 6,7 milhões de visitas às páginas do Novo Conectividade Social, que passou a utilizar o padrão de certificação digital ICP-Brasil. O novo padrão está disponível aos empregadores, desde 2 de maio, com todas as funções necessárias ao relacionamento com o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

 
  28. Não é só Adelmário Coelho e Zelitão Miranda que fazem sucesso nessa época de São João. O curió do Mato Grosso também é bom de forró.

  29. A Câmara de Salvador discute em sessão especial o abandono do Pelourinho, na quinta, 9h. É bom chamar Pelegrino.

  30. A deputada Ivana Bastos (PMDB) é um trator, no bom sentido, para trabalhar. Como anda.

  31. O camarada da cueca, José Guimarães, do PT do Ceará, é o relator do projeto que flexibiliza, libera, marmela, as licitações públicas para a Copa. Tá adequado.

  32. O Forró pra familia no Amélio Amorim, em Feira, não tem nada a ver com a Assembleia Itinerante. É domingo a partir das 19h.

  33. Com informações do Por Escrito: Por 32 votos a favor, 11 contra e duas abstenções, a Assembleia Legislativa aprovou hoje, por acordo, em primeiro turno, a Lei de Diretrizes Orçamentárias, que deverá ser votada em segundo turno no próximo dia 28.


  34. A LDO é um balizamento para a votação, em dezembro, do orçamento do Estado para 2012. Sem sua aprovação, a Casa não poderia entrar em recesso de meio de ano, previsto para 1º a 30 de julho, como ocorreu em 2010, quando LDO e orçamento foram votados no fim do ano.


  35. Há que se destacar a disciplina da bancada do governo, que ontem já havia aprovado projetos de empréstimos encaminhados pelo governador Jaques Wagner e hoje deu margem tranquila para a LDO - um claro efeito das audiências que Wagner está concedendo aos deputados aliados em busca de "sintonia".

  36. O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Pedro Godinho, promove hoje uma sessão especial em comemoração aos "70 anos de criação da Força Aérea Brasileira e 80 anos do Correio Nacional.


  37. Muitas queixas sobre a buraqueira na BR-324 e o péssimo atendimento da ViaBahia.

  38. Idele, Sarney e Collor querem manter o sigilo eterno na República. Que trio!

  39. Velho Chico vai ser patrimônio cultural pelo IPHAN.