Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

DEM CHEGA ATRASADO EM RELAÇÃO A ACM NETO QUE JÁ ESTÁ COM TIME EM CAMPO

Secretário da Fazenda, Carlos Martins, diz que a Bahia não é Suiça, mas tá tudo bem
14/06/2011 às 20:02
Foto: BJÁ
Secretário Carlos Martins, da SEFAZ, nem precisou da "tropa de choque do PT" e saiu-se bem
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. O comentarista esportivo José Roberto Wright, Rede Globo, tem uma frase repetitiva e interessante quando um jogador faz uma falta no adversário e leva o camarada ao chão: "Chegou atrasado e atingiu a perna do atacante". Então, dito assim no mundo da política, o DEM chegou atrasado ao anunciar que terá candidato a prefeito de Salvador, em 2012, coisa que todo no mundo da política já sabia.

  2. Nós mesmos já comentamos aqui neste site, há tempos, que o deputado ACM Neto afirmou, com todas as letras, que seria candidato desde que conseguisse unir um grupo de partidos da oposição em torno do seu nome. E também dissemos, que, com essa alternativa viável ou não, o eleitorado vai pressionar ACM Neto para ser candidato, porque ele é o líder das pesquisas. E o eleitor não entende muito de alianças: vota mais no nome.

  3. Em sendo assim, como de fato é, ACM Neto não tem outra alternativa, pois, se candidato não for seus eleitores, que são muitos (app uns 280 a 300 mil) ficarão órfãos, irritados com ele, e isso não é bom para nenhum político. Transferir essa montanha de votos para outro, no caso, Aleluia, que seria o segundo nome, não transfere nem 50%, nem que a vaca tussa.

  4. São dois perfis diferentes e Neto tem um carisma que o ex-deputado Aleluia não tem, pelo menos na capital. Então, se Neto entrar numa aventura dessa natureza, em 2014, vai ter que suar a camisa e muito para reconquistar esse eleitorado, ainda mais se for candidato a governador do Estado, como também pretende. Mas, cada dia sua agonia, e o degrau agora é a Prefeitura da capital.

  5. Neto pode até perder a eleição para prefeito, em 2012, o que é absolutamente natural, porém, em 2012, o quadro está se apresentando, pelo menos aos olhos deste momento, 2011, mais favorável para ele do que foi em 2008. E, a despeito de ele ser do DEM, ao contrário de Nelson Pelegrino que precisa atrelar o seu nome ao PT e ao projeto Wagner/Dilma, o que vale é o seu nome.

  6. Nesse caso, tem um modelo até parecido com o de Lídice da Mata. Ninguém vota em Lídice porque ela é do PSB, uma socialista. Até porque o socialismo tal como existe na Europa ainda é uma utopia no Brasil. Nada disso. Em 1992 ela se elegeu prefeita de Salvador pelo PSDB e lá adiante foi que migrou para o PSB. Os eleitores votam é em Lídice, a mulher, a "baixinha retada", "aquele que enfrentou ACM" e assim por diante.

  7. Então, voltando ao comentarista esportivo Wright, o DEM não cometeu nenhuma falta no adversário, mas, ao chegar atrasado cometeu uma falha. A candidatura ACM Neto já está posta faz é tempo.
                                                     **
  8. O secretário Carlos Martins, da SEFAZ estadual, nem precisou "tropa de choque" do PT para defendê-lo de possíveis deslizes de sua apresentação sobre as Metas Fiscais do 1º quadrimestre. Saiu-se bem. Talvez, pela quantidade de vezes que já foi à Comissão de Finanças da Assembleia e diante da fragilidade da oposição, esta tenha sido sua apresentação mais convincente.

  9. Não que o estado esteja nadando em dinheiro e, como ele próprio frisou em sua fala, que a Bahia seja uma Suiça, nada disso. O fato é que a oposição, ao delegar ao jovem deputado Bruno Reis a missão de fazer o contraditório à fala de Martins, este também saiu-se bem, melhor do que Reinaldo Braga, anteriormente.

  10. Isso porque, enxugou as perguntas, ainda que tenha sido prolixo na sua fala, e abordou questões chaves, como a paralisia das obras públicas, caso Fonte Nova e portal Transparência Bahia, e voltou a tréplica contra os argumentos de Martins, o qual estaria usando o artifício de colocar o ano de 2006 na contabilidade de repasses orçamentários às Universidades estaduais, o que totalizaria 85%.

  11. O assunto é árido e como na Assembleia não há economistas nem na oposição; nem no governo quem domina o assunto, caso da SEFAZ, consegue organizar o meio de campo e tocar a bola com alguma categoria. E, a rigor, o secretário mostrou que, a Bahia mantém seu equilibrio fiscal, as contas estão ajustadas, vai tudo dentro dos conformes e a crise de 2009 está sepultada.

  12. A questão, no entanto, é avançar. E os números apresentados por Martins mostram que a Bahia está avançando pouco. Não temos números de outros estados em relação ao ICMS, mas, o dado de nos 4 meses meses do ano não ultrapassar a barreira dos R$4.5 bilhões (um pouco mais de R$1 bilhão ao mês), de fato, a sinalização é de que por mais esforço da máquina arrecadadora faltam ivestimentos produtivos.

  13. No mais, os limites prudências de gastos dos três poderes estão dentro das normas técnicas, até abaixo (o Executivo com 43.07% quando o prudencial é 46.17% e o máximo 48.60%), o Legislativo também está com folga (de 2.49% realizado para 3.23% prudencial) e até o Judiciário (que às vezes saia da margem) se enquadrou com 5.29% para prudencial de 5.70%.


 14. Do deputado Paulo Azi para Martins: -Uma coisa V.Exa. é bom, na comunicação.

 15. Do presidente da Comissão de Finanças, deputado Luiz Augusto, para Martins: - Agora, vamos deixar o secretário responder. Com a palavra, o deputado Carlos Martins. 
Hic!

 16. Do deputado Luciano Simões, líder do PMDB sobre o Portal Transparência: - Esse é o maior engodo do governo.

 17. Do líder da maioria, deputado Zé Neto: - O grupo do TCE tem que trabalhar em harmonia conosco.

 18. Do secretário Martins sobre o Portal Transparência: - Tem 3.000 a 4.000 acessos por mês de populares.

  19. De Luciano Simões sobre a PPP da Arena Fonte Nova: - Esse é o maior Papai Noel do ano para Odebrecht e OAS.

  20. Do deputado Joseildo Ramos, PT: - V.Exa. fez uma bela exposição e esclareceu todos os pontos. Mas, no plenário essa turma muda (se referia a oposição).
                                                     **
  21. Marina Silva está se achando Lula, o qual é maior e mais forte do que o PT. Ela quer fazer o mesmo com o PV.

  22. Nesta tarde de terça feira, a PM fazia uma blitz na saída do Calabar. Inteligente! O engarrafmento se prolongava até o Shopping Barra.

  23. Tem deputado que participa de uma solenidade com a presença do governador e acha que isso é notícia.

  24. O Pedrão de Eunápolis vai ser apresentado em comes & bebes no Grande Sertão, na quarta, 19h.

  25. Sêo Barriga vai representando o BJÁ.

  26. Cabide: o ato de nomeação do ex-líder da oposição na Assembleia Legislativa, Heraldo Rocha (DEM), foi publicado na edição da segunda-feira (13) do Diário Oficial do Estado (DOE) como assessor do presidente da Casa, Marcelo Nilo (PDT).

  27. "Transparência com a cidade e com a Câmara Municipal  é o que esperamos do prefeito João Henrique nesta questão da mudança da lei de Ordenamento e Uso do Solo de Salvador".

   28. O alerta foi feito pelo vereador Gilmar Santiago (PT) ante o anúnciou da prefeitura de encaminhar para a Casa legislativa, nos próximos dias, projeto que altera a LOUS da capital baiana e, por extensão, o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU).

  29. A manutenção do sigilo permanente é defendida pelos ex-presidentes da República, senadores José Sarney e Fernando Collor, e vai de encontro ao relatório apresentado pelo senador Walter Pinheiro (PT-BA) na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) da Casa.

  30. Os tempos da ditadura Sarney quer que fique, eternamente, embaixo do tapete.

  31. O Vitória tem que trocar as chuteiras dos jogadores de amarelas para vermelho. Falta sangue, raça.

  32. "O governador Jaques Wagner precisa determinar à Secretaria da Segurança Pública (SSP) que adote providências imediatas visando à melhoria na segurança em Pé de Serra, disponibilizando com a máxima urgência uma viatura da Polícia Civil, aumento do efetivo de policiais militares e a nomeação de um delegado titular", declara Graça Pimenta.

  33. Estão abertas até 30 de junho as inscrições para  bolsas de docência para cursos de Formação Continuada nos anos finais do ensino fundamental nas disciplinas: Educação Física, Ciências Naturais, História, Geografia e Currículo e Avaliação.

  34. As vagas, oferecidas pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), centro de formação da Secretaria da Educação da Bahia, abrangem 33 municípios, sendo 165 vagas para candidatos a bolsas para professores-formadores, 33 para professores-pesquisadores, quatro para coordenadores adjuntos e uma para coordenador geral.

  35. É impressionante como as prefeituras do interior da Bahia ficam ricas nessa época do São João. Depois, marcham pra Brasília com cuias nas mãos e apoio da UPB.

  36. O prefeito João Henrique e o diretor executivo do Grupo A Tarde, Sílvio Simões, assinaram na tarde desta terça-feira (14) um termo de cooperação através do qual a Prefeitura Municipal vai garantir os serviços essenciais para a realização do Arraiá da Capitá, que acontecerá no próximo final de semana (dias 17 e 18), no Jardim dos Namorados, pela primeira vez aberto ao público.

  37. Juizados especiais: Foi decidido pela categoria, em assembleia realizado no dia 27/05 (sexta-feira), na sede do Sindicato, a paralisação das atividades todas as
quartas-feiras, como forma de protesto, pelos motivos abaixo:

   38. Cumprimento da data-base; Julgamento do processo do corte de ponto;
Edital de Remoção; pagamento da GEE aos novos servidores; Pauta de reivindicação 2011.

  39. Uma nova assembleia foi marcada para o dia 06.07, para avaliação do
movimento, podendo a mesma ser antecipada de acordo com o andamento das
negociações.

  40. Os professores universitários estaduais em greve perderam a confiança na palavra do governo do Estado. Dizem que, só voltam às aulas, depois da assinatura do acordo. Preto no branco.